5 dicas infalíveis para parar de procrastinar!

A procrastinação é a arte de adiar seus afazeres indefinidamente, colocando empecilhos para realizá-los. Parar de procrastinar é, portanto, uma condição fundamental para aumentar a produtividade nos estudos e, assim, ter mais rendimento.

Para os estudantes, essa conduta gera perda de tempo, menor aproveitamento das disciplinas e consequentemente menor disposição para estudar.

Felizmente, é possível reverter esse quadro utilizando-se de algumas estratégias para eliminar o problema. Acompanhe esse texto e comece agora mesmo implantando as 5 dicas infalíveis para parar de procrastinar!

5 dicas infalíveis para parar de procrastinar!

1. Organize sua rotina de estudos

Muitas vezes o estudante elabora uma programação de estudos não condizente com o tempo disponível para executá-la. Ele planeja, por exemplo, estudar durante 5 horas ininterruptas uma mesma matéria e, após um período, não consegue assimilar o conteúdo com qualidade.

Isso acontece porque o cérebro fica “sobrecarregado”, incapacitando a pessoa de compreender a disciplina com clareza. Nesse momento, surge a procrastinação, em que o indivíduo justifica a falta de concentração ao número de horas estudadas e então desiste de estudar.

Contudo, organizar uma rotina com horários de descanso, intercalar disciplinas fáceis e difíceis e seguir adequadamente essa proposta são passos fundamentais para a tão sonhada aprovação.

2. Selecione o ambiente de estudo

Não basta ter apenas cadeira, mesa e apostilas de cursinho. O ambiente de estudo também é um fator fundamental para parar de procrastinar.

Ao organizar o local de estudos na mesa da cozinha ou da sala, é bem provável que fatores externos, como a geladeira e a televisão ou alguém realizando alguma tarefa serão mais atraentes que os cadernos e livros. O quarto também pode ser uma distração se você tiver a oportunidade de olhar sempre pela janela.

Também é importante retirar ou desligar todos os aparelhos tecnológicos, inclusive telefones celulares, para que você resista à vontade de utilizá-los. Converse com sua família sobre esse momento de privacidade e oriente que somente em caso de emergência deverá ser consultado.

3. Utilize aplicativos para gerenciar o tempo

Alguns aplicativos disponíveis para download poderão facilitar o gerenciamento dessas atividades. Você deverá alimentar os dados considerando o horário para levantar, tomar café e demais atividades rotineiras.

Caso não tenha pacote de dados suficiente para executar os aplicativos ou paciência para alimentar o sistema, considere elaborar uma planilha grande e colocá-la na parede mais acessível da sua casa.

4. Faça pausas regulares

Estudar é uma atividade que gasta muita energia cerebral. Por isso, as pausas são importantes para retomar a concentração posteriormente.

Por isso, programe pausas de pelo menos 15 minutos entre as disciplinas estudadas, respire fundo e faça atividades de relaxamento. Após esse intervalo, você terá recarregado suas energias e estará pronto para reiniciar os estudos.

Mas cuidado para não estender demais o intervalo e desistir de estudar. Assistir a seriados na TV ou filmes não é recomendado.

5. Cuide de sua alimentação

A alimentação é outro fator fundamental para garantir a produtividade dos estudos e evitar a procrastinação.

Quando fazemos refeições mais “pesadas”, nosso metabolismo tende a ficar mais lento e esse é um gatilho para procrastinar. O ânimo diminui, o sono fica incontrolável e tudo será motivo para evitar os estudos.

Portanto, quando estiver próximo ao horário de estudos, coma alimentos leves para facilitar a digestão. Sanduíches naturais, sucos energéticos, barras de cereais e frutas desidratadas são ótimas pedidas.

Parar de procrastinar é uma estratégia importante para atingir a sua aprovação. Por isso, saiba organizar adequadamente seus estudos, selecione um bom ambiente e tenha bastante disciplina. Dessa forma, seu sucesso estará garantido.

E você, parou de procrastinar? Conte-nos o que fez para evitar essa situação!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário