Análise do Edital para Promotor de Justiça de Minas Gerais

6/03/18 | Carreira | por

 

Mais um edital publicado! Abaixo, você confere os principais pontos do aguardado concurso do Ministério Publico de Minas Gerais para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, organizado pela FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

Publicado em 01 de março de 2018, o edital traz a previsão de 40 (quarenta) vagas, sendo 28 (vinte e oito) destinadas à ampla concorrência; 4 (quatro) para candidatos com deficiência e 8 (oito) para os candidatos negros. A Prova Objetiva terá 80 questões, de múltipla escolha, divididas em quatro grupos temáticos de disciplinas, com 20 questões cada, com o valor de 0,5 pontos por questão. Confira abaixo a divisão desses grupos:

  • GRUPO TEMÁTICO I
    Direito Constitucional
    Direito Eleitoral
    Direito Administrativo
    Direito Financeiro e Tributário
    Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação).
  • GRUPO TEMÁTICO II
    Direito Penal e Criminologia
    Direito Processual Penal
  • GRUPO TEMÁTICO III
    Direito Civil
    Direito Processual Civil
  • GRUPO TEMÁTICO IV
    Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos)
    Direito Processual Coletivo

Serão considerados aprovados na prova objetiva os 320 candidatos que obtiverem as maiores médias, desde que alcancem nota igual ou superior 5 em cada grupo temático ou que obtenham, no mínimo, média geral 6, e somente se houver apenas uma nota menor que 5 e nenhuma nota inferior a 4. A aplicação da Prova Objetiva ocorrerá no dia 6 de maio de 2018, de 8h às 12h, em local a ser divulgado no portal do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br).

A 2ª Etapa do concurso será composta por 4 provas discursivas sobre os grupos de disciplinas detalhados anteriormente. A aplicação está prevista para acontecer entre os dias 30 de junho 1º de julho de 2018. As provas ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde (das 8h às 11h e das 14 às 17h).

As provas serão divididas da seguinte forma:

I) elaboração de peça processual ou de dissertação, valendo 4 pontos;
II) redação de 3 questões dissertativas, valendo 2 pontos cada.

A convocação para as provas escritas se dará com antecedência mínima de 15 dias antes de sua realização. Serão considerados aprovados nas provas escritas especializadas os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a 5 em cada grupo temático ou que obtiverem, no mínimo, média geral 6, desde que haja apenas uma nota menor que 5 e nenhuma nota inferior 4.

As demais etapas do concurso são:

  • III – 3ª etapa – de caráter subsidiário, com as seguintes fases: exame de higidez física e mental; exame psicotécnico.
  • IV – 4ª etapa – quatro provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • V – 5ª etapa – avaliação de títulos, de caráter classificatório. A participação do candidato em cada etapa ocorrerá necessariamente após habilitação na etapa anterior.

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, através do portal da Gestão de Concursos da FUNDEP, no período de 02 de março a 02 de abril de 2018, até 23h59 (horário de Brasília). O valor referente à inscrição é de R$ 261,25 (duzentos e sessenta e um reais e vinte e cinco centavos) e deve ser pago, até o dia 03 de abril de 2018.

Edital detalhado, agora é chegada a hora de preparação intensiva! Desta forma, o Supremo lança um curso específico para este concurso, sob a coordenação da Procuradora de Justiça Reyvani Jabour e pelo Promotor de Justiça Christiano Gonzaga, ambos integrantes do MPMG. Este curso envolve:

  1. Aula de apresentação e análise do concurso e da prova;
  2. Plano de estudos com aula de orientação;
  3. Aulas teóricas de todas as disciplinas;
  4. Resumos de aulas em PDF;
  5. Bateria de questões de concursos anteriores, organizadas por disciplinas;
  6. Aplicação de 02 simulados inéditos com vídeos de correção;
  7. Aulas de Informativos com os principais julgados do último semestre de 2017;
  8. Lista de transmissão no whatsapp;
  9. Bate papo ao vivo com os coordenadores da turma;
  10. Hora H presencial em Belo Horizonte.

Para se inscrever na turma é simples: basta clicar neste link e aproveitar os preços promocionais de lançamentohttp://www.supremotv.com.br/curso-para-promotor-de-justica-de-minas-gerais-2018-edital-publicado-online

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o edital, confira a análise feita pelos professores Bruno Zampier e Reyvani Jabour, disponível em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pleDwXq8qqM&t=25s.

Aos estudos!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário