Organize-se! Como otimizar seu tempo para estudar para concurso

Para você que está querendo buscar estabilidade através de um cargo público, administrar o tempo corretamente é um combustível absolutamente essencial para concursos. É preciso focar, evitar distrações e a procrastinação.

Mas se você está tendo dificuldades para estudar para concurso com afinco, confira as dicas que selecionamos abaixo. Com elas certamente será possível dedicar-se aos estudos, mas ainda assim ter um tempo para o lazer e as atividades diárias. Vamos lá?

Como otimizar seu tempo para estudar para concurso

Defina um roteiro de estudos e procure cumpri-lo

Estudar sem um roteiro definido pode ser uma grande perda de tempo. Faça uma agenda, delimite horários do seu dia para se dedicar aos livros e exercícios. E o mais importante: cumpra esse planejamento.

Existem pessoas que preferem estudar uma matéria por dia, outras rendem mais repassando todo conteúdo. O importante é adaptar-se e aos poucos ver o que funciona para você.

Organize o ambiente de estudo

Uma sala bem arrumada, com boa iluminação e material bem distribuído são alguns pontos que contribuem muito para melhorar a concentração e otimizar o tempo necessário de estudo. Organizar o ambiente tornará sua tarefa bem mais produtiva.

Faça anotações, resumos e simulados

Uma bela forma de otimizar tempo ao estudar para concursos é fazer muitas anotações em tópicos, resumos dos materiais ou mapas mentais. Isso permite que você tenha mais facilidade para revisitar o conteúdo, além de captar com mais rapidez o que é mais necessário de fato para a prova. Faça também muitos simulados e provas de processos seletivos anteriores, para treinar e conhecer o estilo de cada banca.

Realize pausas com períodos definidos

Estudar para concursos com qualidade também requer pausas para relaxar. Ao perceber que sua mente está ficando dispersa, realize intervalos de 15 minutos para respirar um ar, tomar um refresco e relaxar um pouco. Você conseguirá prolongar seu tempo de estudo, mas mantenha o foco e volte após esse período.

Deixe de lado o celular, a televisão e as demais distrações

As redes sociais, o celular e os programas de televisão são alguns exemplos de distrações que tiram tempo de quem está em busca de aprovação em um concurso público. Não adianta: período de estudo tem que ser para estudo mesmo. E todas essas distrações devem ficar de lado no momento em que estiver se dedicando às leituras e exercícios. Pode parecer difícil agora, mas ver seu nome na lista de aprovados com certeza será recompensador.

Estabeleça metas ao estudar para concurso

Para estudar corretamente para concursos públicos é preciso ter uma meta definida. Saiba aonde você quer chegar, escolha uma carreira e estude a fundo as bancas que organizam esses concursos. Não pule de prova em prova ser ter ao menos uma área definida. Com o tempo você perceberá que seus estudos estão rendendo muito mais com um foco bem definido.

E agora, pronto para estudar para concursos com mais produtividade? Seguindo as dicas acima você ficará mais focado e seguro em seus estudos, sem deixar de lado os momentos de lazer e com a família.

Gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e aproveite para receber novidades sobre concursos e conteúdos especiais para alcançar sua aprovação!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

2 Comments - Quero comentar!

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário