Concurso do TJMG – Recursos da prova de informática – Prof. Pablo Leonardo

27/09/17 | Carreira | por

 

Caros alunos,

para a elaboração dos recursos abaixo, considerei a prova para o cargo de Oficial de Apoio Judicial – Caderno Branco. Caso seu caderno não seja este, peço que adapte o recurso ao seu caderno, usando a mesma argumentação. Para fazer cópia das imagens, mesmo estando o arquivo em PDF, basta clicar com o botão secundário do mouse sobre a imagem e selecionar a opção COPIAR e, posteriormente, colar no seu arquivo.

Algumas organizadoras desconsideram recursos iguais interpolados por dois ou mais alunos usando as mesmas palavras. Recomendo, para que a possibilidade de anulação da questão seja maior, que você personalize os recursos com suas palavras para que cada candidato tenha o seu personalizado com suas palavras. A chance de sucesso será bem maior.

Um abraço! Pablo Leonardo

 

Questão 36

Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).

Normalmente é uma ação padrão do editor de textos, mover as palavras que não se ajustam em uma linha para a linha subsequente. Essa característica pode ser alterada ativando o recurso de hifenização automática que insere os hífens onde for necessário nos parágrafos. Para ativar esse recurso é necessário clicar com o botão direito do mouse em um parágrafo e

A) escolher Parágrafo, clicar na guia Fluxo de texto e na área Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.

B) escolher Parágrafo, clicar na guia Opções e na área Controle de Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.

C) escolher Formatação, clicar na guia Parágrafo e na área Opções, selecionar a caixa Hifenização Automática. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.

D) escolher Formatação, clicar na guia Ferramentas e na área Parágrafo, selecionar a caixa Hifenização Direta. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.

 

ARGUMENTAÇÃO

Primeiro Motivo

O primeiro motivo pelo qual a referida questão deve ser anulada é a utilização, no enunciado, do termo “É NECESSÁRIO”. A utilização desse termo significa que para chegar ao resultado pretendido, somos obrigados a realizar o procedimento listado em uma das alternativas, o que acaba sendo uma inverdade. É verdade que a definição da hifenização automática é feita através da janela denominada PARÁGRAFO. Ocorre que existem diversas formas de acessar essa janela, como por exemplo, clicar no menu FORMATAR e acessar a opção PARÁGRAFO. Isso pode ser verificado facilmente utilizando o próprio LibreOffice Writer. Levando isso em consideração, dizer que “É NECESSÁRIO CLICAR COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE EM UM PARÁGRAFO E ESCOLHER PARÁGRAFO” faz com que o enunciado seja falso, já que existem outras maneiras de se chegar ao mesmo local (Janela Parágrafo).

Você também pode citar a definição do termo NECESSÁRIO no dicionário Aurélio.

[Do lat. necessariu.]
Adj.
1. Que não se pode dispensar; que se impõe; essencial, indispensável: 2
2. Que não pode deixar de ser; forçoso, inevitável, fatal: 2
3. Que deve ser feito, cumprido; que se requer; preciso: 2
4. Lóg. Diz-se de proposição que sendo verdadeira não poderia ser falsa, e sendo falsa não poderia ser verdadeira.
5. Filos. Diz-se do que se põe por si mesmo e imediatamente, quer no domínio do pensamento, quer no domínio do ser. [Opõe-se, nesta acepç., a contingente (3).]
6. Filos. Diz-se daquilo que, dados determinados antecedentes, não pode ser, ou só pode ser, tal como é.

S. m.
7. Aquilo que é necessário, preciso, indispensável: 2

Baseado nisso, você solicita a anulação da questão.

 

SEGUNDO MOTIVO:

Escreva que na janela PARÁGRAFO, na guia FLUXO DO TEXTO, o nome da caixa que deve ser selecionada é AUTOMÁTICA e não AUTOMATICAMENTE como consta na alternativa considerada como a correta. Coloque que para que seja constatado a veracidade do meu argumento, você insere a imagem abaixo.

Tendo em consideração os dois erros citados, solicite a anulação da questão.

 

 

 

QUESTÃO 37

Considere que a versão da ferramenta utilizada é o LibreOffice Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).

Analise a seguinte situação hipotética:

“Um servidor do TJMG possui um arquivo CSV separado pelo caracter ; e necessita realizar a importação dele para dentro de uma planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc.”

Para realizar o procedimento descrito o usuário deve escolher

A) Arquivo – Abrir e no campo Fonte de Dados selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de arquivo deve-se clicar em OK.

B) Arquivo – Abrir e no campo Tipo de Arquivo selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de texto deve-se clicar em OK.

C) Ferramentas – Importação e no campo Dados selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Importar. Na caixa de diálogo Importação de arquivo deve-se clicar em OK.

D) Ferramentas – Importação e no campo Importação selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Carregar. Na caixa de diálogo Importação de texto deve-se clicar em OK.

ARGUMENTAÇÃO

Diga que existem diversos motivos que levam à anulação dessa questão. 1o motivo: o enunciado fala:

“Considere que a versão da ferramenta utilizada é o LibreOffice Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).”

e algumas linhas abaixo fala:
“necessita realizar a importação dele para dentro de uma planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc.”

Diga que existe inconsistência e incoerencia na questão pois primeiro fala para considerarmos a utilização do LibreOffice Writer e depois fala que queremos importar um arquivo para dentro de uma planilha produzida com o calc. Tenho que considerar o Writer ou o Calc? O texto começa falando em Writer e termina falando em Calc.

2o Motivo: diga que se formos considerar, COMO COMANDA O ENUNCIADO, o Writer, ao abrir um arquivo CSV da forma citada pela alternativa considerada como correta, não aparecerá caixa de importação de dados, ou seja, ao selecionar o arquivo CSV ele simplesmente abrirá esse arquivo e mostrará seu conteúdo.

3o Motivo: o enunciado diz “Para realizar o procedimento descrito o usuário deve escolher”. Cite a definição do verbo “DEVER” no dicionário Aurélio.

1. Ter obrigação de: 2
2. Ter de pagar; estar na obrigação de restituir: 2 3. Ter de; precisar:

A alternativa considerada como correta diz o seguinte:
“B) Arquivo – Abrir e no campo Tipo de Arquivo selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de texto deve-se clicar em OK.”

Não é necessário selecionar o formato “Texto CSV” no campo TIPO DE ARQUIVO. Caso o usuário não o faça, será possível abrir o arquivo do mesmo jeito, ou seja, o termo DEVE foi empregado de forma incorreta pois dá a entender que o usuário DEVE SEGUIR OBRIGATORIAMENTE todos os passos acima citados e isso não é verdade.

PELOS 3 MOTIVOS EXPLICADOS ACIMA, SOLICITE QUE A QUESTÃO SEJA ANULADA.

 

QUESTÃO 39

Analise a seguinte planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil)

Considere que um usuário digitou a fórmula =XOU(A1=B1;A1>B1;C1>B1) na célula A3 dessa mesma planilha. Pode-se afirmar que o resultado obtido será:

A) FALSO.
B) VERDADEIRO.
C) NÃO.
D) Será exibido um erro.

ARGUMENTAÇÃO

Cite a definição da função XOU no ASSISTENTE DE FUNÇÃO DO CALC para entender o funcionamento dessa função.

A função exibe o valor verdadeiro se, E SOMENTE SE, o número de argumentos verdadeiros for ÍMPAR, ou seja, se o número de argumentos verdadeiros for par, a função retornará o valor falso.

PRIMEIRO ARGUMENTO: A1=B1 (FALSO) SEGUNDO ARGUMENTO: A1>B1 (VERDADEIRO) TERCEIRO ARGUMENTO: C1>B1 (VERDADEIRO)

São 2 (dois) argumentos verdadeiros e um argumento falso, ou seja, o número de argumentos verdadeiros é par e o resultado apresentado pela função será FALSO.

Mostre simulação da tabela e da aplicação da função em duas imagens inseridas abaixo:

A alternativa considerada correta diz que o valor apresentado será VERDADEIRO, sendo assim, por estar COMPLETAMENTE ENGANADA, solicito que o gabarito seja modificado ou que a questão seja anulada.

 

 

 

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário