Vale a pena fazer curso online para concursos?

Para quem está entrando agora no mundo dos concursos, muitas dúvidas pairam sobre os modos e métodos de estudos. Entre eles, a qualidade – e a validade – dos cursos preparatórios online. Afinal, cursos online para concurso realmente valem a pena? Candidatos que usufruíram da modalidade lideram na lista de aprovados nos principais concursos do país.

Por isso, é inegável a eficiência dos cursos preparatórios à distância. Mas como saber se esta é a melhor opção para você? E como aproveitar as vantagens do curso online? Acompanhe o nosso texto e veja as principais vantagens de fazer um curso online para concurso.

Vale a pena fazer curso online para concursos?

Flexibilidade de agenda e estudo sem hora marcada

Os cursos à distância geralmente são oferecidos de modo com que o aluno consiga programar sua agenda. Ou seja, eles não possuem horários fixos, pré-determinados. Neste caso, para uma boa produtividade é essencial que o aluno se planeje e tenha uma boa autogestão para não se perder no desafio dos dias. Para começar, o ideal é elaborar um bom plano de estudos.

Ensino de alta qualidade por preço baixo

Para quem busca uma opção econômica, o curso à distância sempre sai na frente. Além do aluno não ter que gastar com transporte e alimentação, geralmente nesta modalidade as mesmas disciplinas de cursos presenciais costumam apresentar custos inferiores. Bolsas de estudos também são oferecidas para os cursos online.

Como fica a interação com os colegas?

Para algumas pessoas, o encontro diário com os colegas na sala de aula é um grande estímulo para um estudo contínuo. Neste caso, vale a pena conjugar com grupos de estudos, que podem ser presenciais ou também online, para não perder o pique. Também há fóruns na internet onde acontecem discussões intensas, assim como trocas de material sobre a disciplina e as provas.

Curso online para concurso requer foco e concentração

A flexibilidade dos cursos online pode ser um complicador na vida dos alunos que não têm uma boa disciplina. Para esses casos, cumprir o planejamento previamente definido e o programa de estudos é fundamental.

Além disso, estabelecer uma rotina – mesmo que variável – ajuda muito a manter o foco e a concentração nos estudos.

Trabalhar e estudar é possível

Uma grande vantagem dos cursos online é a possibilidade do aluno que possui outras atividades conseguir estudar para os concursos. Conforme for sua necessidade, pode acessar o material em horários não convencionais, como a noite ou finais de semana. Assim acabam as desculpas para não estudar!

Como escolher o melhor curso online para concurso

Para escolher um bom curso, deve primeiro saber quais são as suas expectativas. Muitas vezes o número de vídeo não é um dado preciso para qualificar a aula. Tenha atenção a todos os tópicos apresentados na descrição de cada aula. Elas devem corresponder ao programa mencionado no edital. Um dado indicador é o número de aprovados no concurso desejado, assim como a ampliação dos conteúdos – como bibliografia, simulados, provas comentadas, planos de estudos, entre outros.

Sabendo onde quer direcionar os estudos o curso online para concurso pode ser uma grande mão na roda pra você! Quer saber mais sobre a vida de concurseiro? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

2 Comments - Quero comentar!

  • Cursos online são uma ótima opção! Economia de tempo e dinheiro, além da possibilidade de estudar com os melhores professores do país.

    Comentário por Guilherme — março 17, 2017 @ 4:00 pm

  • Eu acredito que vale a pena sim porque economizamos tempo e dinheiro estudando em casa 🙂

    Comentário por Amanda — maio 19, 2017 @ 1:29 pm

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário