5 dicas infalíveis para aumentar a produtividade nos estudos

Você é estudante e não se sente produtivo? Então continue a leitura e confira 5 dicas fundamentais que vão te ajudar a mudar essa realidade! 

O momento destinado aos estudos precisa ser encarado com muita seriedade, pois é a etapa mais importante para que os objetivos traçados sejam alcançados.  

Acontece que, mesmo diante da importância que essa tarefa apresenta, muita gente encontra problemas para, de fato, aproveitar todo o tempo destinado a ela. Falta de concentração, dificuldades para absorver a matéria e ausência de foco são as queixas mais comuns entre os estudantes. Esses fatores diminuem a produtividade e causam uma sensação de bloqueio no aprendizado, podendo gerar, também, um maior nível de ansiedade e de autocobrança. 

Mas a boa notícia é que existem várias práticas que podem te ensinar a aprender mais e melhor, com foco e organização! Por isso, pensando em te ajudar nessa jornada, listamos 5 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade nos estudos! Vamos conhecê-las? 

1 – Organize sua rotina de estudos 

A organização da rotina é um excelente primeiro passo para a construção de estudos produtivos. Sem esse planejamento, você provavelmente se sentirá perdido em meio a tantos conteúdos; mas, com organização, você terá foco, disciplina e conseguirá enxergar como está seu desempenho e evolução.  

Para implementar essa primeira dica e alcançar uma rotina mas proveitosa, comece verificando quanto tempo você tem para estudar diariamente. Separe as disciplinas do edital e monte seu planejamento: o que estudar em cada dia e por quanto tempo. Se o edital já estiver publicado, selecione as disciplinas previstas para o seu concurso. Se ainda não foi publicado, analise o último edital e selecione as disciplinas ali elencadas. Encaixe todas elas em seu planejamento e defina suas metas. Cumpriu a meta do dia? Marque como cumprida! Isso te ajudará a enxergar o que você já estudou e o que ainda falta estudar. Ao final, você experimentará uma sensação muito positiva de dever cumprido! 

2 – Faça anotações, resumos e simulados 

Uma excelente forma de otimizar o tempo ao estudar e, consequentemente, ser mais produtivo, Ã© fazer muitas anotações em tópicos, resumos dos materiais e mapas mentais. Isso permite que você tenha mais facilidade para revisar o conteúdo, além de captar com mais rapidez o que é mais necessário para a prova. Faça também simulados e provas de processos seletivos anteriores, para treinar e conhecer o estilo de cada banca. 

3 – Utilize aplicativos para gerenciar o tempo 

 
Alguns aplicativos disponíveis para download poderão facilitar o gerenciamento das atividades descritas acima. Você deverá alimentar os dados considerando todas as suas tarefas diárias, como o horário para levantar, tomar café e para praticar as demais atividades rotineiras. 

Caso não tenha pacote de dados suficiente para executar os aplicativos ou não seja afeto a essas tecnologias, considere elaborar uma planilha grande e colocá-la na parede mais acessível da sua casa. 

E aqui vai uma observação: caso opte por utilizar esses aplicativos, tenha bastante cautela. Prefira alimentá-los ao final dos estudos, para que você não se distraia com seu celular. No momento de estudos, as distrações devem ser abandonadas ao máximo, para que você consiga, de fato, estudar com tranquilidade.  

4 – Faça pausas regulares 

 
Estudar é uma atividade que gasta muita energia cerebral. Por isso, as pausas são importantíssimas para retomar a concentração posteriormente. 

Por isso, programe pausas de, pelo menos, 15 minutos entre as disciplinas estudadas ou quando perceber que sua mente está ficando dispersa. Durante esse tempo, respire fundo e faça atividades de relaxamento. Após o intervalo, você terá recarregado suas energias e estará pronto para reiniciar os estudos. 

Mas cuidado para não estender demais o intervalo e desistir de estudar! Assistir a seriados ou filmes não é o recomendado.  

5 – Cuide de sua saúde 

 
Quando precisamos fazer uma maratona de estudos, podemos ficar horas sentados, mergulhados em livros, textos, questões e em tantos outros conteúdos. E, apesar de esse não ser um exercício físico, períodos extensos de estudo podem nos deixar exaustos e provocar dores musculares.  

Por isso, para evitar esse tipo de desconforto, é essencial cuidar muito bem da saúde, se alimentando de forma correta e praticando ao menos uma atividade física leve, como a caminhada. Acredite: uma boa alimentação aliada à prática de exercícios vão te deixar muito mais disposto na hora de estudar.  

Além disso, não se esqueça de também cuidar da sua saúde mental. Respeite seus limites, tenha uma vida equilibrada e procure um profissional da área sempre que sentir necessidade. Não tenha vergonha ou medo de falar sobre isso, pois é algo extremamente importante para todos nós, principalmente se estivermos submetidos à constante pressão dos estudos. 

E então, pronto para colocar todas as dicas em prática? 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! 

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!  

Conheça nossos cursos em: supremotv.com.br

Siga-nos no Instagram: @supremotv. 

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário