A Informática nas Provas de Concursos Públicos

12/09/19 | Carreira | por

A Noções de informática está cada vez mais presente nos editais de concursos públicos. Estudar essa disciplina com dedicação e organização é fundamental  para não se tornar mais uma de suas vítimas.

 

 

Pablo Leonardo

Professor de Informática
dos cursos no Supremo

 

Muitos dos seus parentes e amigos foram aprovados em concursos anteriores sem ao menos saber ligar um computador, mas hoje essa realidade mudou e muito. Hoje em dia, mais de 70% dos editais têm a informática listada como sendo uma das disciplinas da prova. Eu, como Professor de Informática para Concursos Públicos, adoro quando vejo a minha disciplina nos editais, mas sei que os candidatos nem sempre ficam tão felizes quanto eu.

Certa vez presenciei alguns alunos analisando o edital do concurso do TJMG no momento em que ele foi publicado. Os alunos passavam rapidamente pelas páginas do documento em busca de uma informação: queriam saber se Informática e Raciocínio Lógico estariam presentes em suas provas. Desde esse dia, eu entendi que, para algumas pessoas, ver o termo “Noções de Informática” no edital, pode ser motivo de pânico.

Já é uma realidade, não tem como fugir disso: Sim, possivelmente, você terá que derrubar questões de informática em uma das provas que, porventura, um dia você vier a fazer. Acontece que, como quase tudo na vida, nesse caso, você tem uma escolha a ser feita:

1 – Tentar derrubar essa “árvore” com socos e chutes

2 – Amolar o seu machado e dar golpes fortes e certeiros;

Se você tenta derrubar uma árvore desferindo socos e chutes, além de não derruba-la, ao final das tentativas, você estará cansado, desanimado, machucado e desiludido.

Se você amolar muito bem o seu machado, você terá feito sim um investimento de tempo e dinheiro, mas verá que sairá vitorioso ao final.

O mesmo acontece com a Informática em provas de concursos públicos. Invista em uma boa preparação. Dê a essa disciplina a mesma importância que você dá às outras, organize-se e comece a estudar, mas da forma certa (em breve publicarei um post te ensinando a estudar essa Disciplina).

 

COMO SÃO AS QUESTÕES DE INFORMÁTICA EM UMA PROVA?

Quando eu me apresento para as pessoas e digo que sou Professor de Informática para Concursos Públicos, muitas delas dão um sorrisinho sarcástico e perguntam:

“Como assim? O que eles cobram em uma prova? Só a parte básica né?

Sobre os softwares as questões exigem que você conheça toda a sua estrutura, os seus menus, janelas e teclas de atalho. Cobra-se o passo-a-passo para ativar e desativar recursos, os resultados de uma determinada ação, etc. Também são cobrados conhecimentos de rede, segurança da informação, etc.

Gente, de básico não tem nada. Muitos dos conhecimentos que são exigidos em uma prova de concurso não são ensinados nem nas faculdades. Veja a força disso: se você que não tem o hábito de utilizar um computador, mas que estuda da maneira correta, travar uma disputa com um analista de sistemas (que não estuda como você) para ver quem consegue mais acertos numa prova de informática de um concurso, possivelmente você ganhará com grande vantagem. Grande Vantagem!

Como nem tudo são flores, tenho que ser sincero e te dizer que em todas as turmas que leciono, pelo menos 5 pessoas me procuram querendo que eu tente anular alguma questão da prova de informática para evitar a eliminação. Sabe por que? Porque erraram todas as questões da prova. Eu não estou falando de 5 alunos a cada concurso, mas sim, 5 alunos a cada TURMA.

Vamos encarar os fatos: possivelmente a disciplina estará no seu edital (dependendo do concurso ao quão você se dedicará) e você precisa aprender todos os detalhes (e são muitos). Cabe a você decidir se vai tratar a Informática como uma aliada ou como uma inimiga.

Pelo amor de Deus, diga a frase: “Pablo, quero que a informática seja a minha aliada”.

Você falou?

Então agora já não tem como voltar atrás. Vou te conduzir por todas as etapas da sua preparação. Juro!

Continue acompanhando o blog do SupremoTV, afinal de contas, o meu compromisso com você é muito sério.

Acompanhe minhas dicas também no meu Instagram (@professorpabloleonardo)

Te vejo no próximo post.

Um abraço!

Professor Pablo Leonardo

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

2 Comments - Quero comentar!

  • E isso ai!! Quero que a informática seja minha aliada, sou dessas que entro em pânico quando vejo “noções de informática”, mas com a graça de Deus e sua ajuda consegui acertar 4 de 5 questões neste último concurso. Obrigada Pablo!

    Comentário por Lyndsei — setembro 12, 2019 @ 3:32 pm

  • Realmente a informática se torna um pesadelo para os candidatos nas provas, pois parece que as questões são infinitas.
    Mas quero que essa linda matéria ajude-me a ser aprovado no meu concurso!

    Comentário por Adilson de Jesus Santos — setembro 12, 2019 @ 8:46 pm

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário