Análise de Edital: TRF-4

Foi publicado nesta terça-feira (17) o edital do concurso do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Confira neste post tudo sobre o certame!

width=

Publicação do edital: 17/05/2022

Vagas: O presente Concurso Público de Provas e Títulos destina-se a selecionar candidatas(os) para o provimento de 20 (vinte) cargos de Juíz(a) Federal Substituto(a) e Juiz Federal Substituto, no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4a Região, que compreende as Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os candidatas(os) transgêneros que desejarem ser tratadas(os) pelo gênero e pelo nome social durante a realização das provas e qualquer outra fase presencial deverão indicar a necessidade no ato de inscrição e anexar, em meio digital, no local correspondente, cópia simples do CPF e do documento de identidade, e original ou cópia autenticada em cartório de declaração assinada pela(o) candidata(o) em que conste o nome social. Nas provas orais, bem como em todos os atos presenciais ao longo do certame, as(os) candidatas(os) transgêneros serão identificadas(os) pelo nome social, se assim o desejarem. (Resolução CNJ no 376/2021)

Período de inscrições: a partir das 13 horas do dia 20 de maio de 2022 até as 14 horas do dia 20 de junho de 2022, horário de Brasília.

TAXA: R$ 320,00.

Remuneração: R$ 32.004,65

Data de Aplicação das provas objetivas:07/08/2022

DA ISENÇÃO DE PAGAMENTO

Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para as candidatas(os) amparadas(os) pelo Decreto no 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União, de 3 de outubro de 2008.

Estará isenta(o) do pagamento da taxa de inscrição a candidata ou o candidato que:

I – estiver inscrita(o) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto no 11.016, de 29 de março de 2022; e

II – for membra(o) de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 11.016, de 29 de março de 2022; ou

III – for doadora ou doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei 13.656, de 30 de abril de 2018.

Parágrafo único – No caso dos doadores de medula óssea, o comprovante de doação de medula óssea ou o cartão de doador(a) deverá ser anexado no local indicado no formulário de Requerimento de Inscrição Preliminar no prazo fixado para solicitação da isenção da taxa de inscrição.

A isenção deverá ser solicitada no ato do preenchimento do formulário de Requerimento de Inscrição Preliminar, quando deverá ser selecionada a declaração pertinente ao caso, disponível no período de 20 de maio de 2022 a 27 de maio de 2022, no endereço eletrônico www.trf4.jus.br/concursojfs, contendo:

I – indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

II – declaração de que atende à condição estabelecida no inciso II do subitem 2.4.2 do Edital;

III – comprovante digital de doação de medula óssea ou cartão de doador(a) no formato pdf.

As candidatas(os) que não dispuserem de acesso à Internet poderão utilizar- se dos locais divulgados na forma do subitem 2.3.1 do Edital para solicitar inscrição com isenção de taxa.

A Comissão de Concurso consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pela candidata ou pelo candidato.

As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade da candidata(o), que poderá responder a qualquer tempo por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto no 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

Os pedidos de isenção serão analisados e julgados pela Comissão de Concurso.

O Edital contendo a relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgado até o dia 31 de maio de 2022, no endereço eletrônico www.trf4.jus.br/concursojfs, e publicado no Diário Oficial da União.

Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

As(os) candidatas(os) cujos pedidos de isenção forem indeferidos deverão acessar o endereço eletrônico www.trf4.jus.br/concursojfs, imprimir a GRU COBRANÇA, por meio da página de acompanhamento e pagar até o dia 20 de junho de 2022 para efetivar a sua inscrição no concurso, conforme procedimentos descritos neste Edital.

A(o) interessada(o) que tiver seu pedido de isenção indeferido e não efetuar o pagamento da taxa de inscrição, na forma e no prazo estabelecidos neste Edital, estará automaticamente excluída(o) do concurso público.

DOS REQUISITOS À INVESTIDURA NO CARGO

São requisitos para o provimento do cargo:

6.1. Ser aprovada(o) no concurso público.

6.2. Estar no exercício dos direitos civis e políticos.

6.3. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparada(o) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses (Decreto no 70.436/72), com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, § 1o, da Constituição Federal.

6.4. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.

6.5. Ser bacharel em Direito há no mínimo 3 (três) anos, com diploma conferido por instituição de ensino superior, oficial ou reconhecida, com diploma registrado na forma da lei.

6.6. Ter, na ocasião da inscrição definitiva, 3 (três) anos de exercício de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel em Direito, nos termos do art. 93, inc. I, da Constituição Federal e da Resolução no 75, de 12 de maio de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, comprovados por documentos e certidões.

6.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

6.8. Ter conduta social compatível com o exercício da magistratura, conforme investigação a ser procedida pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região, assim como boa saúde física e mental, e características psicológicas compatíveis ao exercício do cargo, de acordo com laudo emitido por órgão oficial.

6.9. Apresentar declaração pública de bens e prestar compromisso de desempenhar, com retidão, as funções do cargo, cumprindo a Constituição e as leis.

A previsão de datas para a realização das provas é a seguinte:

I – prova objetiva seletiva: dia 7 de agosto de 2022, às 8 horas, vedada a consulta de qualquer natureza (textos legais e jurisprudenciais, doutrina, etc);

II – provas escritas:

a) prova discursiva: dia 7 de outubro de 2022, às 8 horas;

b) prova de prática de Sentença Civil: dia 8 de outubro de 2022, às 8 horas;

c) prova de prática de Sentença Penal: dia 9 de outubro de 2022, às 8 horas; III – provas orais: serão divulgadas por edital, oportunamente.

Nas provas escritas da 2a etapa do certame, fica vedada a consulta a obras doutrinárias, sendo permitida a consulta a diplomas normativos desacompanhados de anotações, comentários, exposição de motivos, transcrições jurisprudenciais ou súmulas.

DOS LOCAIS DAS PROVAS

A prova objetiva seletiva será realizada nas capitais dos Estados do Sul, nos seguintes endereços:

a) Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS – Prédio 11 – Avenida Ipiranga, 6681 – bairro Partenon;

b) Curitiba (PR): Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, Bloco 5 – Escola de Direito e Escola de Comunicação e Artes – Rua Imaculada Conceição, 1155 – bairro Prado Velho; e

c) Florianópolis (SC): Instituto Estadual de Educação – IEE – Avenida Mauro Ramos, 275 – Centro.

As provas escritas serão realizadas em locais a serem divulgados por ocasião da publicação de edital com a relação das candidatas e dos candidatos aprovadas(os) e classificadas(os) na prova objetiva seletiva.

DA INSCRIÇÃO DEFINITIVA E DOS EXAMES DE SANIDADE FÍSICA E MENTAL E PSICOTÉCNICO

As(os) candidatas(os) aprovadas(os) nas provas escritas deverão requerer a sua inscrição definitiva ao Presidente do Conselho de Administração, encaminhando documentação complementar, e submeter-se aos exames de saúde física e mental e psicotécnico, nos moldes previstos no Regulamento do Concurso.

DA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS

Após a publicação do resultado da prova oral, a Comissão de Concurso avaliará os títulos das candidatas e dos candidatos aprovadas(os) (art. 65 do Regulamento do Concurso).

A comprovação dos títulos far-se-á no momento da inscrição definitiva, considerados, para efeito de pontuação, os obtidos até então.

É ônus da candidata e do candidato produzir prova documental idônea de cada título, não se admitindo a concessão de dilação de prazo para esse fim.

Constituem títulos  os constantes no art. 66 do Regulamento do Concurso

  • SAIA NA FRENTE E PREPARE-SE COM O SUPREMO

Carreiras Jurídicas 2022

O SUPREMO oferece um curso completo e aprofundado, ministrado por professores referências no Brasil, com conhecimentos sobre lei seca, doutrina e jurisprudência das disciplinas cobradas nos principais concursos de carreiras jurídicas do país, tais como Magistratura, Promotoria e Procuradorias.

  1. Total de 583 horas de aulas teóricas.
  2. Resumos em PDF (baixáveis) elaborados pelo time de monitores do Supremo.
  3. Canal de dúvidas para esclarecimentos dos temas lecionados.
  4. Aulas legendadas e com acelerador de vídeo.

Bônus: O aluno terá acesso ao curso Fundamentos Jurídicos 2022. O objetivo do curso Fundamentos Jurídicos, é fortalecer a base do conhecimento jurídico dos alunos através de aulas profundas de temas estruturantes do Direito.

DIFERENCIAIS – (Plataforma Superus): Os inscritos no curso Carreiras Jurídicas 2022 – Turma II, poderão embarcar na jornada de estudos no SUPERUS! Com a nova plataforma do Supremo seu aprendizado será mais prático e intuitivo, auxiliando o seu desenvolvimento com novas ferramentas como:

– Jornada Guiada por Metas: o Supremo, sempre buscando a excelência no processo de aprendizagem, traz em seu novo sistema o estudo estruturado por metas. Assim, com facilidade e organização, o aluno trilhará a formação de sua aprendizagem, concluindo a sua meta de estudos.

– Caderno Inteligente: nele, o aluno poderá efetuar suas anotações das aulas, de forma organizada, contribuindo para um estudo eficaz e sistematizado. Dessa forma, você terá um caderno estruturado e anotações sincronizadas com o tempo da aula em que elas foram criadas.

Inscreva-se: https://www.supremotv.com.br/produtos/625839e9732fd30013781321

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário