Como conciliar estudo e trabalho?

Com problemas para conciliar o trabalho com a rotina de estudos? Neste artigo trouxemos dicas para melhorar seu desempenho sem perder a produtividade no trabalho.

width=

Sabemos que se dedicar unicamente aos estudos é um privilégio de poucos estudantes. Muitos são os que têm que enfrentar o desafio da dupla jornada.

Entre a correria do dia a dia e um extenso cronograma de estudos é preciso muita dedicação e foco para alcançar os resultados almejados.

Acontece que, com o acúmulo de tarefas e matérias, muita gente encontra problemas para, de fato, aproveitar de forma efetiva o tempo destinado aos estudos.

Falta de concentração, dificuldades para absorver a matéria e ausência de foco são as queixas mais comuns entre os estudantes.

Esses fatores diminuem a produtividade e causam uma sensação de bloqueio no aprendizado, podendo gerar, também, um maior nível de ansiedade e de autocobrança. Pensando nisso, nós do  Supremo listamos 5 dicas para te ajudar a organizar sua rotina. Confira:

1. APROVEITE O SEU TEMPO DURANTE OS DESLOCAMENTOS

Atualmente, as pessoas passam muito tempo no deslocamento entre a casa, o trabalho e outros locais. Aproveite durante esses trajetos para reforçar leituras ou colocar a matéria em dia.

Uma opção pode ser ouvir podcasts e vídeo aulas para fixar o conteúdo. Que tal tornar esse tempinho menos maçante e mais produtivo?

2. O MÉTODO POMODORO

O Pomodoro foi desenvolvido pelo italiano Francisco Cirillo, e consiste num método de gestão de tempo que se aplica a várias tarefas, seja nos estudos ou no trabalho.

De acordo com seu livro “The Pomodoro Technique”, a técnica foi criada para utilizar o tempo como um precioso aliado e realizar o que queremos fazer da forma que queremos fazer. Além disso, nos prepara continuamente para melhorar nos processos.

Ao adotar essa técnica, é possível saber não só a quantidade de atividades que são feitas, como também a qualidade. Além disso, pode-se medir o que está atrapalhando a realização das tarefas.

● Como é o método Pomodoro?

Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz referência ao tempo durante o qual você realiza determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, e cada um destes equivale a 30 minutos.

Para usar esse método, utilize um despertador ou timer para cronometrar o tempo de atividade e descanso, e uma agenda/bloco de notas para escrever e planejar as atividades que serão realizadas.

A técnica Pomodoro é bem simples e dura por duas horas. Primeiro, se realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como compensação, você descansa mais 30 minutos. O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos.

3. DEFINA SUAS METAS

Todo sonho começa com metas bem definidas, sejam elas de curto, médio e longo prazo. Por isso, divida as matérias que serão cobradas em áreas de estudo detalhadas. Defina exatamente o que estudar semanalmente, organizando seus horários. É extremamente recomendável que você use um calendário ou uma agenda para te ajudar nesse processo.

4. FAÇA ANOTAÇÕES, RESUMOS E SIMULADOS.

Uma excelente forma de otimizar o tempo ao estudar e, consequentemente, ser mais produtivo, é fazer muitas anotações em tópicos, resumos dos materiais e mapas mentais. Isso permite que você tenha mais facilidade para revisar o conteúdo, além de captar com mais rapidez o que é mais necessário para a prova. Faça também simulados e provas de processos seletivos anteriores, para treinar e conhecer o estilo de cada banca.

5. UTILIZE APLICATIVOS DE PRODUTIVIDADE

Alguns aplicativos disponíveis para download poderão facilitar o gerenciamento das atividades descritas acima. Você deverá alimentar os dados considerando todas as suas tarefas diárias, como o horário para levantar, tomar café e para praticar as demais atividades rotineiras.

Caso não tenha pacote de dados suficiente para executar os aplicativos ou não seja afeto a essas tecnologias, considere elaborar uma planilha grande e colocá-la na parede mais acessível da sua casa.

E aqui vai uma observação: caso opte por utilizar esses aplicativos, tenha bastante cautela. Prefira alimentá-los ao final dos estudos, para que você não se distraia com seu celular. No momento de estudos, as distrações devem ser abandonadas ao máximo, para que você consiga, de fato, estudar com tranquilidade.

Confira aqui algumas opções de aplicativos para auxiliar na sua organização:

  • Trello
  • Google Agenda
  • Calendário
  • Planner Pro

6. NÃO SE ESQUEÇA DO DESCANSO

Ter uma rotina corrida não significa ficar sem momentos de descanso. Ao montar seu cronograma, é extremamente importante que estejam inclusos os períodos de diversão e descanso. Eles são necessários para aliviar o stress e manter sua saúde mental e emocional.

Não se deve valorizar apenas os momentos citados, mas também as necessidades básicas como comer e dormir. Não negligencie seu horário de almoço ou de dormir para ficar mais tempo respondendo aos e-mails do trabalho ou resolvendo exercícios, por exemplo.

Não se esqueça de cuidar da sua saúde mental. Respeite seus limites, tenha uma vida equilibrada e procure um profissional da área sempre que sentir necessidade. Não tenha vergonha ou medo de falar sobre isso, pois é algo extremamente importante para todos nós, principalmente se estivermos submetidos à constante pressão dos estudos.

E então, pronto para colocar todas as dicas em prática?

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! 

Conheça nossos cursos em: supremotv.com.br.

Siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário