Como escolher o curso preparatório para concursos públicos?

30/03/17 | Estudos | por

Quando você toma a decisão de se tornar um servidor, deve ter em mente que estudar é apenas um dos requisitos para passar. Há outros fatores que devem ser levados em consideração, como a escolha do curso preparatório para concurso público.

E hoje vamos falar sobre como encontrar a escola que satisfaça seus desejos e ofereça todo o suporte necessário para sua preparação. Sabemos que existem muitos cursinhos online e presenciais, mas nem todos são bons. Por isso, continue lendo este post para descobrir o que é importante observar na hora de decidir onde estudar.

Como escolher o curso preparatório para concursos públicos?

Reputação da instituição

A reputação da instituição que está oferecendo o curso deve ser pesquisada. Saber quanto tempo de experiência ela possui, o que alunos e ex-alunos falam dela e que tipo de estrutura oferece são apenas algumas das informações que você pode buscar.

No caso dos cursinhos presenciais, que tal fazer uma visita às instalações? Conheça as salas de aula, bibliotecas e demais setores. Verifique se a iluminação é adequada, se há salas disponíveis para estudo dos que não estão em aula, se as carteiras são confortáveis e, claro, a limpeza dos ambientes.

Quando se tratar dos cursos online, a investigação deve ser feita na internet mesmo. Visite o site do curso, veja a grade curricular, equipe de professores e não se esqueça de verificar junto ao site do PROCON se a instituição tem reclamações contra ela.

Você também pode consultar a seriedade e a regularidade da empresa. Ela emite Nota Fiscal? Tem endereço fixo? Infelizmente, apenas o CNPJ não é atestado de honestidade, por isso, quanto mais referências e informações sobre a atuação dela, melhor.

Tudo isso pode parecer trabalhoso e desnecessário, mas você está se resguardando do risco de investir seu dinheiro em algo que pode não atender às suas expectativas. Além disso, você está empregando tempo e energia na realização de um objetivo.

Metodologia de ensino

Independentemente do concurso que você prestará, saiba que a metodologia de ensino é fundamental para obter bons resultados. Cada curso tem a sua e você deve optar por aquela oferece aulas de acordo com sua linha de aprendizado.

E por que é tão importante conhecer a metodologia de ensino da instituição? Porque é por meio dela que você vai orientar e organizar os seus estudos. Você deve observar que tipo de aprendizado funciona melhor para você.

A maioria das pessoas tem facilidade de absorver conteúdo em aulas mais dinâmicas, criativas e inovadoras. Para estas, videoaulas, conteúdo interativo e professores mais dinâmicos favorecem o aprendizado — e ainda evita aquele famoso sono na hora de estudar. Já para os mais tradicionais, que preferem um método convencional, não há problema. O ideal é saber exatamente como a escola trabalha antes de fazer a matrícula.

E por falar em metodologia, confira se as disciplinas ofertadas pelo curso estão todas de acordo com as cobradas no edital, seja o atual ou o do último certame. Não dá para correr o risco de deixar algum assunto de fora, não é mesmo?

Equipe de professores

Muitas vezes a equipe docente de um curso preparatório é um dos pontos que mais atrai os alunos. Por exemplo, se um professor é muito bom e tem uma boa didática, já é um ótimo começo. Mas você deve analisar toda a equipe, afinal, precisa se sair bem em todas as disciplinas.

Então, veja se os professores atuam na área em que ensinam. Por exemplo, ajuda se os docentes da área de Direito tenham uma carreira jurídica. Se você está se preparando para a OAB, descubra se eles têm experiência em orientação para a Ordem.

Você pode também pesquisar a experiência profissional deles no LinkedIn e seu currículo na Plataforma Lattes. Além disso, veja o que outros alunos estão falando deles nas redes sociais e demais sites de concursos.

Claro que um professor pode ser muito bom e não ter um grande currículo. Por isso, que tal pedir uma aula demonstrativa? A maioria das grandes escolas e cursinhos oferecem essa aula. Caso ainda não tenham, não hesite em pedir.

Material de apoio

O material de apoio é muito importante na preparação dos alunos. Eles complementam o aprendizado, principalmente os simulados, cadernos de exercícios, plantão de dúvidas e outras metodologias.

Eles são mais uma ferramenta para acrescentar conhecimento e aumentar suas chances de aprovação, assim, não podem faltar nos melhores cursos preparatórios. Mas atenção: verifique se eles são atualizados!

Plataforma moderna de ensino

Se você pretende estudar online, a plataforma de ensino é um diferencial que pode impactar seus estudos positivamente ou não. Verifique a qualidade dos vídeos, o sistema de atendimento ao cliente e a facilidade de acesso.

Dê preferência às escolas que utilizam sistemas modernos e funcionais. Por meio deles é possível otimizar o tempo, gerenciando melhor os horários disponíveis, principalmente para os alunos que trabalham e estudam ou que estão se preparando para vários concursos.

Carga horária

Cheque o conteúdo programático do curso que deseja e veja se a carga-horária é suficiente e bem distribuída entre as disciplinas oferecidas. Alguns certames exigem maior tempo de estudo, como a Ordem, os concursos para tribunais e carreiras jurídicas.

Então, é importante que a carga-horária dos cursos seja adequadas às respectivas carreiras e ao seu ritmo de estudo.

Ter disciplina também é importante

Agora que você já sabe como escolher o melhor curso preparatório para concurso público, saiba que de nada adianta estudar em uma escola de qualidade se você não tiver disciplina. Ela não é importante apenas para quem resolve estudar sozinho. Todo mundo precisa dela para obter bons resultados, seja nos estudos ou em qualquer área da vida.

É com isso que você vai se organizar e ir além do que o cursinho vai te oferecer. Com disciplina, você bate suas metas e aumentas as chances de ser aprovado. Por esse motivo, faça seu plano de estudos individual, encha-se de determinação e bom trabalho!

E então, gostou das nossas dicas para escolher o melhor curso preparatório? Se você achar que faltou alguma, conte para a gente nos comentários!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário