O que faz um Analista Judiciário?

22/03/21 | Carreira | por

Já ouviu falar no cargo de Analista Judiciário e tem interesse em saber mais sobre ele? Continue a leitura e confira os detalhes dessa tão desejada função!

Os concursos voltados para os tribunais são tradicionalmente conhecidos pelo grande número de candidatos interessados, e um dos cargos mais desejados é o de Analista Judiciário, que oferece muitas vagas todos os anos.

Pensando na grande procura por esses certames e nas eventuais dúvidas que podem surgir sobre o cargo de Analista, preparamos este artigo para te explicar os detalhes sobre assunto! Vamos entender?

O que faz um Analista Judiciário?

Os Analistas são servidores públicos que desempenham funções de apoio nos tribunais estaduais e federais. O cargo é dividido em diversos campos de atuação, de acordo com diferentes especialidades, e entre as áreas Judiciária e Administrativa, sendo esta última conhecida também como área-meio.

O ingresso na carreira se dá através da aprovação em concurso público e, como requisito, é exigido nível superior. Essa formação dependerá da especialidade para a qual o candidato concorre, podendo ser específica em Direito, em outras áreas, como, por exemplo, Tecnologia e Psicologia, ou até em qualquer curso superior, sem maiores especificidades.

O cargo de Analista Judiciário da área Judiciária é restrito aos bacharéis em Direito. Suas atribuições estão ligadas ao suporte técnico-jurídico de desembargadores e de juízes. Cabe a esses profissionais, dentre outras atribuições, analisar e movimentar processos, verificar provas, elaborar modelos de decisões e cumprir e fazer cumprir determinações judiciais.

Já os Analistas Judiciários da área Administrativa, ou área-meio, são profissionais que desempenham funções ligadas à organização, à saúde, à contabilidade, à engenharia, à psicologia, à tecnologia e a inúmeras outras áreas específicas e essenciais ao funcionamento dos tribunais.

Entre os possíveis órgãos de atuação dos Analistas Judiciários da área Judiciária e da área Administrativa estão os Tribunais de Justiça dos Estados, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e também a Justiça Eleitoral.

Os salários do cargo são bem atraentes. Dependendo do órgão em que atuam, os Analistas podem receber, inicialmente, entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00 reais, com as gratificações, tendo direito, ainda, a plano de saúde. Além disso, as jornadas de trabalho giram em torno de 6 e 8 horas diárias, dependendo do tribunal em que o profissional trabalha.

Quero me preparar para concursos de Analista Judiciário! O que devo fazer?

O Supremo vai com você até a aprovação! Lançamos um curso específico para o cargo de Analista Judiciário da área Judiciária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais!

Visando uma preparação cada vez mais completa,  você terá 124 horas de aulas inéditas e específicas, resumos em PDF, plano de estudos, canal de dúvidas para te deixar ainda mais próximo do professor, aulas com legendas, acelerador de vídeos e aplicativo para assistir às aulas inclusive offline pelo celular ou tablet. Tudo isso você aproveita com 60% de DESCONTO em nossa Black Week!

Pensando ainda na melhor preparação para os concursos para Analista de Tribunais em todo o País, nós do Supremo criamos o curso Analista de Tribunais 2022! Através de aulas teóricas completas, ministradas por grandes professores especialistas neste tipo de prova, das principais disciplinas cobradas em concursos para Tribunais, você terá uma preparação completa para os mais diversos concursos para Analista de Tribunais em todo o País (também denominado Analista Jurídico, Judiciário, Processual, Execução de Mandados – cargo bacharel em Direito).Clique aqui e aproveite:

Analista Judiciário MG: www.supremotv.com.br/tjmg-analista-judiciario-(direito)-2021-pre-edital-junho

Analista de Tribunais 2022: www.supremotv.com.br/analista-de-tribunais-2022

Aproveite também as diversas ofertas da Black Week do Supremo! São vários cursos com até 70% de DESCONTO!
Aproveite: https://www.supremotv.com.br/cursos/black-week

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @equipesupremomotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário