PARANÁ: autorizado novo edital para Delegado de Polícia Civil

Pode ser a última oportunidade para acessar os quadros da Instituição sem precisar comprovar três anos de prática jurídica ou atividade policial

A Polícia Civil do Estado do Paraná publicou essa semana a autorização para novo edital a fim de preencher 35 vagas mais cadastro de reserva para a carreira de Delegado. Agora, a Secretaria de Estado de Segurança Pública vai criar a comissão que acompanhará a organização do certame.

O grupo será composto por policiais e demais servidores da própria Polícia Civil e elaborará o projeto básico às bancas para que se habilitem ao processo de licitação. Para a escolha da banca, além do preço, a comissão também avalia a experiência em aplicações de provas dessa natureza.

Após a escolha da banca, ocorre a assinatura do contrato e dias depois a abertura oficial do concurso. Portanto, a expectativa é que as provas aconteçam ainda em 2019.

Segundo o Professor Bruno Zampier*, Coordenador do Supremo, não há como cravar quando será publicado o edital. “É preciso lembrar que os estudos devem começar bem antes deste momento e acreditamos que há grandes chances deste edital vir ainda no primeiro semestre de 2019”, afirmou.

Atualmente, a remuneração inicial de um Delegado da PCPR é de R$ 13.831, podendo chegar a R$ 21.615 no final da carreira. Para concorrer ao cargo é necessário ser bacharel em Direito, maior de 21 anos e ter habilitação para direção de veículos – categoria B.

SEM COMPROVAÇÃO DE PRÁTICA

Importante ressaltar que, por enquanto, o candidato que pretende ingressar na carreira de Delegado da Polícia Civil do Paraná, não precisa comprovar prática policial ou prática jurídica por três anos.

Ainda de acordo com o Coordenador do Supremo, há um novo Estatuto da Polícia Civil tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná. “A regra só mudará se os parlamentares conseguirem aprovar esta alteração no início do ano que vem, o que parece ser pouco provável. Logo, assim como no último, o mais certo é que não haja tal requisito para o cargo de Delegado. Temos que aguardar”, explicou o Professor Zampier.

ESTRUTURA DO CONCURSO

O Estatuto da Polícia Civil do Paraná traz as regras sobre o provimento de suas carreiras no art. 14, estabelecendo que se dará por meio de concurso público com as seguintes fases:

1 – Prova de Conhecimentos Gerais

2 – Prova de Conhecimento Específico

3 – Avaliação de Títulos

4 – Exame de Investigação de Conduta

5 – Exame de Higidez Física (versa sobre a boa saúde do candidato)

6 – Exame de Aptidão Física (versa sobre a resistência física do candidato)

7 – Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório.

VALIDADE DO CONCURSO

Ainda conforme o Estatuto da PCPR, os concursos para acessar qualquer dos cargos da corporação tem validade de 2 anos, sendo prorrogados por mais dois anos, seguindo a própria regra constitucional.

O último concurso foi em 2013, quando foram oferecidas 26 vagas para preenchimento imediato. Ao que parece, segundo o portal da transparência do governo do Paraná, são quase 400 cargos vagos, quando comparados os cargos providos e aqueles previstos na legislação que rege a carreira.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA ESTÁ AQUI

O Supremo estará novamente de mãos dadas com seus alunos neste concurso. Teremos turmas específicas assim que o edital para Polícia Civil do Paraná for publicado e estaremos também presentes com o nosso tradicional evento de revisão de véspera, o HORA H.

Aos estudos!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário