Produtividade: veja como você pode aprender mais em menos tempo

15/03/17 | Estudos | por

Na hora de sentar para estudar, muita gente encontra problemas para realmente render e absorver o conteúdo. O ritual do estudo deve ser visto com seriedade para que as horas gastas não sejam desperdiçadas sem o aprendizado.

Existem várias dicas que podem te ensinar como aprender mais e melhor, sendo produtivo e sem perder tempo. No post de hoje, vamos listar 4 delas. Confira!

Produtividade: veja como você pode aprender mais em menos tempo

1. Cuide da sua saúde

Quando precisamos fazer uma maratona de estudos, podemos ficar horas sentados, mergulhados em livros, textos, questões… E, apesar de não ser um exercício físico, períodos extensos de estudo podem te deixar exausto e dolorido.

Para evitar esse tipo de desconforto, é essencial cuidar muito bem da sua saúde, se alimentando de forma correta e praticando ao menos uma atividade física leve, como a caminhada. Acredite: uma boa alimentação aliada à prática de exercícios vão te deixar muito mais disposto na hora de estudar.

Lembre-se também de fazer pequenas pausas para esticar as pernas. Intercalar períodos de estudo com intervalos de descanso é a chave para evitar um cansaço muito grande.

2. Elimine distrações

Parece óbvio dizer que para uma sessão de estudos ter sucesso, é preciso um ambiente calmo. Mas muitas pessoas ignoram esse ponto, estudando com a televisão ligada ou em algum lugar muito movimentado.

Para conseguir aprender mais em menos tempo é preciso criar um ambiente tranquilo e sem distrações. Deixe seu celular longe, a televisão desligada e se assegure de que não será incomodado enquanto estiver estudando.

3. Faça um mapa mental

Uma boa dica para fixar conteúdos é, sempre que necessário, criar um mapa mental. Esse tipo de recurso ajuda na visualização de uma ideia ou assunto a partir da criação de listas, diagramas e tudo que puder ajudar.

Destrinche o assunto que você está estudando na criação do seu mapa mental. Uma boa maneira de fazer isso é responder a uma série de perguntas, como “quem?”, “onde?”, “por quê?”, “como?”. As respostas dadas a esses questionamentos te ajudarão a organizar seu pensamento, fazendo com que a fixação do assunto estudado seja bem mais fácil.

4. Faça pequenas anotações

Uma boa maneira de fixar o conteúdo de uma matéria é destacar os pontos principais e anotá-los em pequenos cartões. Muitas pessoas usam post-its, que podem ser fixados nos livros e apostilas ou mesmo no ambiente de estudo.

Espalhar esses lembretes com informações importantes pode auxiliar na hora de lembrar fatos, datas ou leis e artigos difíceis de decorar. Mas lembre-se de que as anotações precisam ser as mais sucintas possível.

Seguindo algumas dicas, é possível estudar melhor e em menos tempo. Descubra o que funciona melhor para você e encontre sua tática de como aprender mais. O Supremo Concursos também pode te ajudar, disponibilizando os melhores cursos e conteúdos pra você! Que tal entrar em contato conosco para saber mais?

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário