Recursos. Polícia Rodoviária Federal

6/02/19 | Carreira | por

Cumprindo mais uma vez seu compromisso com os alunos, o Supremo disponibiliza os fundamentos para impugnação de questões e gabaritos da prova objetiva do concurso da Polícia Rodoviária Federal, realizada no domingo, 03 de fevereiro de 2019, conforme entendimento de seus professores.

Vale lembrar que cada candidato deve ler as especificações do Edital de abertura do concurso, para que possa interpor seu próprio recurso. O Supremo não tem legitimidade ativa para interpor qualquer recurso em prol dos candidatos.

Por ora, temos impugnações em Informática:

RECURSOS DAS QUESTÕES DA PROVA DA PRF – 2019

30) “Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro
computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores
estejam conectados à Internet.”

O Gabarito Oficial considera essa assertiva como correta. Sabe-se que conexão remota é uma modalidade
de serviço que permite que um dispositivo se conecte a outro, independente da distancia que os separa,
ou seja, os computadores podem estar dentro de uma mesma sala ou podem estar em continentes
diferentes.

Existe um pré-requisito que deve ser obedecido: os computadores precisam estar conectados em rede,
seja ela qual for (LAN, MAN, WAN…).

O erro da assertiva surge ao dizer “independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.”,

sendo que, se os computadores estiverem na mesma rede local (LAN), por exemplo, não será necessário que eles estejam conectados à Internet para que a conexão remota pudesse ser estabelecida. É possível que seja feito através da Internet, mas não é necessário que seja por ela.
A assertiva poderia até mesmo afirmar que em casos de longas distancias, seria necessário a utilização da
Internet, mas não em todos os casos. Pelo motivo exposto acima, solicito que essa questão tenha seu gabarito modificado.

33) “Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise
heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.”

De acordo com a cartilha de segurança elaborada pelo CERT.BR, a definição de malware é:
“Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar
ações danosas e atividades maliciosas em um computador. “

Essa mesma cartilha define o spyware como um tipo de malware.

Agora, vejamos o que essa mesma cartilha fala sobre um AntiSpyware:

“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os  códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. Ainda que existam ferramentas específicas para os diferentes tipos de códigos maliciosos, muitas vezes é difícil delimitar a área de atuação de cada uma delas, pois a definição do tipo de código malicioso depende de cada fabricante e muitos códigos mesclam as características dos demais tipos (mais detalhes no Capítulo Códigos Maliciosos (Malware)). Entre as diferentes ferramentas existentes, a que engloba a maior quantidade de funcionalidades é o antivírus. Apesar de inicialmente eles terem sido criados para atuar especificamente sobre vírus, com o passar do tempo, passaram também a englobar as funcionalidades dos demais programas, fazendo com que alguns deles caíssem em desuso. Há diversos tipos de programas antimalware que diferem entre si das seguintes formas:

Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas7 é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns.”

O gabarito dessa questão a considera como Errada, sendo que, pelo exposto acima, a questão está absolutamente CERTA e por isso, solicito que o gabarito seja modificado.

PROFESSOR PABLO LEONARDO

____________________________

Temos muito orgulho em ser um curso que realmente apoia seus alunos em todas as fases e em todos os momentos, até a aprovação. Obrigado pela confiança em nosso trabalho e que tenhamos um julgamento justo dos recursos.

 

 

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário