SupremoCast – Como conviver em condomínio durante o isolamento social

26/03/21 | Geral | por

No 67º episódio do Supremo Cast, nossos hosts Carol Carlos e Francisco Menezes conversam com o advogado e professor Allan Milagres sobre o desafio de conviver em condomínio durante o isolamento social.

O convidado começa o bate-papo falando dos princípios básicos que devem ser observados e respeitados quando o assunto é viver em harmonia em condomínio. Explica quais são os direitos e deveres de moradores e síndicos e em quais leis específicas estão as regras aplicáveis a essa forma de convivência.

Allan também comenta sobre as dificuldades que permeiam as relações condominiais, sobre tolerância e sobre a provocação da atividade jurisdicional em caso de atrito entre moradores. Nesse ponto, ressalta a necessidade da criação de um processo condominial, com regras específicas, que disciplinem todo o procedimento de discussão judicial de assuntos dessa natureza.

Além disso, a conversa alcança as situações do dia a dia, especialmente durante a pandemia: atividades comerciais podem ser transferidas como home office para condomínios residenciais? Como lidar com o barulho? O que fazer em caso de festas clandestinas e que desrespeitem o isolamento social? O que o síndico fazer caso algum morador infectado pela Covid-19 transite pelas áreas comuns? Ele pode multar moradores que descumpram as regras de prevenção da doença?

Outro assunto tratado foi a polêmica possibilidade de expulsão do morador antissocial. O convidado, após, responde: o que fazer caso o síndico não exerça corretamente suas funções? Ele pode sofrer impeachment?

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou a série The Umbrella Academy, disponível no Netflix.

Carol Carlos indicou o artigo do convidado intitulado O reflexo da alta do IGP-M nos contratos de aluguel em tempos de pandemia.

Allan Milagres indicou o livro O que realmente importa?, de Anderson Cavalcante

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD

Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário