SupremoCast РInqu̩ritos do Fim do Mundo: Como o STF e STJ ignoraram a Constitui̤̣o

8/03/21 | Geral | por

A pergunta que não quer calar: tribunais superiores podem instaurar inquéritos? Neste episódio, nossos hosts Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre o assunto com os professores do Supremo Cristiano Campidelli, Delegado de Polícia Federal, e Marcos Paulo Dutra, Defensor Público no Rio de Janeiro.

Os convidados explicam, num primeiro momento, numa abordagem conceitual do tema, o que é um inquérito policial, quais as formas de abertura desse procedimento e quem pode instaurá-lo.

Após essa introdução necessária, Cristiano Campidelli e Marcos Paulo Dutra comentam os regimentos internos do STF e do STJ que autorizam a abertura desse procedimento por esses tribunais e respondem: essa previsão regimental viola o sistema acusatório, a imparcialidade e a separação dos poderes?

Para ilustrar o bate-papo e demonstrar como o assunto de apresenta na prática, o inquérito das fake news e a prisão do Deputado Daniel Silveira também foram pautas de discussão, tendo a conversa abordado a legalidade do inquérito, a situação de flagrância da prisão e todoas as demais repercussões jurídicas desses casos.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o podcast Sapientia, de Marcelo Galuppo.

Carol Carlos indicou o documentário Gênio Diabólico, disponível na Netflix.     

Bruno Zampier indicou o livro Comentários ao Pacote Anticrime, de autoria do convidado Marcos Paulo Dutra, e a série McMafia, disponível na Amazon. Também indicou o curso isolado de Peças Práticas para Delegado do Supremo, que você pode conhecer clicando aqui: https://www.supremotv.com.br/pecas-praticas-para-delegado-de-policia-teoria-e-espelho-de-correcao

Cristiano Campidelli indicou o filme O Segredo: ouse sonhar, o curso de Investigação Defensiva do Supremo, e uma viagem turística, pós-pandemia e pós-vacinação, ao Morro de São Paulo, na Bahia.

Marcos Paulo Dutra indicou as séries Self Made e Hollywood, ambas disponíveis na Netflix.

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário