SupremoCast – Lei Anticrime: alterações na execução penal

17/02/20 | Geral | por

Quais os impactos da Lei Anticrime na Execução Penal? Este é o tema do 23º episódio do SupremoCast!

Nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo) convidam para o bate-papo o Juiz de Direito e professor de Direito Penal do Supremo Thiago Gandra.

Durante a conversa, discute-se sobre a alteração da pena máxima para 40 anos, mudanças no regime disciplinar diferenciado, novas regras para progressão de regime, livramento condicional e saída temporária. Além disso, destaca-se a importância da discussão sobre a execução penal no Brasil e a relevância do tema para concursos públicos.

O convidado, que já foi juiz titular da Vara de Execuções Criminais de Ipatinga, relata sua experiência com a execução penal, dando os panoramas sobre o funcionamento deste sistema. Autor do livro Prisão sem vigilância estatal: evolução da pena de prisão e o método APAC, ele também conta como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados pode ser uma alternativa à execução penal.

Este é o primeiro episódio de uma série dedicada às alterações trazidas pela Lei Anticrime. Diante de seu grande impacto no ordenamento jurídico, o SupremoCast trará diversas discussões sobre ela, no intuito de incutir pensamento crítico e de levar conhecimento a todos os ouvintes.

Dica Suprema:

Na Dica Suprema deste episódio, o professor Francisco Menezes indicou os seguintes livros: Política e Punição na América Latina, de Débora Regina Pastana, Editora Revan; Execução Penal e Resistências, de Klelia Canabrava Aleixo e Flávia Ávila Penido, Editora D’Plácido; e Curso de Penologia e Execução Penal, de Massimo Pavarini e André Giamberardino, Editora Tirant Brasil.

Carol Carlos indicou o livro Pacote Anticrime, de Rogério Sanches Cunha, Editora JusPodivm. Tiago Gandra indicou um quadro comparativo do pacote anticrime disponível no site da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e os documentários Central: o poder das facções no maior presídio do Brasil e Notícias de uma guerra particular.

As dicas de Bruno Zampier foram os livros Prisão sem vigilância estatal: evolução da pena de prisão e o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), Editora Juruá, e Lei das Contravenções Penais, Editora JusPodivm, ambos de autoria do convidado Thiago Gandra.

Clique aqui e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

__________________________________

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/4vssPAZoyFUNVRhdquQEzi

Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/episode/93977722

Ouça no Apple Podcasts:  https://podcasts.apple.com/br/podcast/23-lei-anticrime-altera%C3%A7%C3%B5es-na-execu%C3%A7%C3%A3o-penal/id1456783849?i=1000465867125

Ouça no SoundCloud:  https://soundcloud.com/comunicacao-supremo/23-lei-anticrime-alteracoes-na-execucao-penal

__________________________________

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário