SupremoCast – Universitário concurseiro

12/05/20 | Geral | por

Está na graduação e já pensa em fazer concursos públicos, mas não sabe por onde começar a se preparar? Este é o tema do 34º episódio do Supremo Cast!

Nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo) conversam sobre a vida do universitário concurseiro com Flávia Campos (@professoraflaviacampos), professora de Direito Administrativo do Supremo e Consultora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os apresentadores e a convidada iniciaram a conversa falando sobre suas experiências como universitários concurseiros. Eles revelaram seu perfil de estudantes, contaram como estudavam durante a graduação e como viam o mundo dos concursos à época.

Durante o bate-papo, Flávia e Francisco, professores universitários, aproveitaram para contar suas vivências com as salas de aula e com tantos alunos diferentes, cada qual com seu perfil e objetivo. Além disso, foi dada a dica de ouro para quem está na graduação e quer prestar concursos públicos. Neste contexto, foram abordados os seguintes assuntos: a importância de se dedicar ao máximo durante a faculdade, de fazer estágios, conhecer as carreiras públicas, de ser um aluno aplicado e dedicado, de ter colegas com quem se possa compartilhar os mesmos objetivos e a relevância de conhecer e desfrutar de bibliotecas, saber pesquisar os livros e escolher, como disse a convidada, uma doutrina para chamar de sua.

Outro ponto delicado também foi abordado: transferência de responsabilidades, chamada pelo Francisco de “pacto da mediocridade”. Neste ponto, eles falaram sobre estudos rasos, sem qualquer dedicação, cujas frustrações causadas no aluno são transferidas dele para o professor e até mesmo para a própria universidade.

Ao final do episódio, foi apresentada uma visão geral sobre as mais variadas carreiras públicas, para que os ouvintes entendam como funciona o mundo dos concursos e para que consigam visualizar as tantas oportunidades existentes atualmente.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o livro Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman.

Carol Carlos indicou a série Irmandade, da Netflix. 

Flávia Campos indicou o livro Os Onze: o STF, seus bastidores e suas crises, de Felipe Recondo e Luiz Weber, e o estudo por informativos de jurisprudência, que podem ser recebidos por e-mail através de cadastro gratuito feito pelos sites do STF e do STJ.

Bruno Zampier indicou a série The Last Dance, da Netflix.

Clique aqui e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário