Advogado pode ostentar? Quais são os limites da publicidade na advocacia? Esta é polêmica da vez e, para esclarecê-la, nossos hosts Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam com a professora e Conselheira Federal da OAB Marina Gadelha.
Durante o episódio, a convidada explica, de forma leve e descontraída, o que, afinal, é ostentar. Ela cita as condutas permitidas e proibidas pelo Código de Ética e Disciplina e pelo Estatuto da OAB no tocante à publicidade e fala sobre a mercantilização da advocacia.
Marina Gadelha aproveita para abordar a fiscalização e as penalidades para quem descumprir as regras do Provimento 205/2021 e responde: viagens e bens pessoais de advogados podem ser divulgados nas redes sociais? Aperte o play no episódio 87 e descubra!
Dica Suprema:
Francisco Menezes indicou os áudio-livros da Storytel e da Audiobol.
Carol Carlos indicou a série Round 6, disponível na Netflix.
Bruno Zampier indicou o livro A Economia da Atenção.
Marina Gadelha indicou os livros A terra inabitável e Rápido e Devagar e o podcast Praia dos Ossos.
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Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD
Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA
Comments (3)
Bruna Fernandessays:
4 de October de 2021 at 14:30Esses famosos “Arrasta para cima’’ vendem cursos e idéias que prometem fortunas com a
advocacia, expondo e ostentando nos perfis um padrão de vida elevado com intuito de
promover a uma falsa expectativa nos profissionais mais novos. Esses famosinhos
precisam de um freio. É isso que a medida da OAB Nacional determina.
BETINA JUSUSsays:
4 de October de 2021 at 14:38as maiores restrições que podemos perceber, continuam a tratar sobre as
práticas de publicidades tradicionais, como o uso de outdoors, anúncios em rádio e
televisão, mala direta, distribuição de panfletos, entre outros, como anúncios pagos (os
famosos “patrocinados” na internet”), que não possuem tanta relação com o uso das redes
sociais de forma orgânica e espontânea. O fato é que tivemos um número expressivo de
publicações com intuito de vendas e promoção de escritórios e cursos, com colegas
ostentando nas redes. A mensagem que eles passam com isso é: dirijo um Porsche,
portanto sou um bom advogado. Não pode ser essa a linha de uma advocacia ética e séria!
Advogadossays:
5 de October de 2022 at 20:03Muito bom