Vale lembrar que cada candidato deve ler as especificações do Edital de abertura do concurso, para que possa interpor seu próprio recurso. O Supremo não tem legitimidade ativa para interpor qualquer recurso em prol dos candidatos.
Por ora, temos impugnações em Informática:
RECURSOS DAS QUESTÕES DA PROVA DA PRF – 2019
30) “Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro
computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores
estejam conectados à Internet.”
O Gabarito Oficial considera essa assertiva como correta. Sabe-se que conexão remota é uma modalidade
de serviço que permite que um dispositivo se conecte a outro, independente da distancia que os separa,
ou seja, os computadores podem estar dentro de uma mesma sala ou podem estar em continentes
diferentes.
Existe um pré-requisito que deve ser obedecido: os computadores precisam estar conectados em rede,
seja ela qual for (LAN, MAN, WAN…).
O erro da assertiva surge ao dizer “independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.”,
sendo que, se os computadores estiverem na mesma rede local (LAN), por exemplo, não será necessário que eles estejam conectados à Internet para que a conexão remota pudesse ser estabelecida. É possível que seja feito através da Internet, mas não é necessário que seja por ela.
A assertiva poderia até mesmo afirmar que em casos de longas distancias, seria necessário a utilização da
Internet, mas não em todos os casos. Pelo motivo exposto acima, solicito que essa questão tenha seu gabarito modificado.
33) “Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise
heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.”
De acordo com a cartilha de segurança elaborada pelo CERT.BR, a definição de malware é:
“Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar
ações danosas e atividades maliciosas em um computador. “
Essa mesma cartilha define o spyware como um tipo de malware.
Agora, vejamos o que essa mesma cartilha fala sobre um AntiSpyware:
“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. Ainda que existam ferramentas específicas para os diferentes tipos de códigos maliciosos, muitas vezes é difícil delimitar a área de atuação de cada uma delas, pois a definição do tipo de código malicioso depende de cada fabricante e muitos códigos mesclam as características dos demais tipos (mais detalhes no Capítulo Códigos Maliciosos (Malware)). Entre as diferentes ferramentas existentes, a que engloba a maior quantidade de funcionalidades é o antivírus. Apesar de inicialmente eles terem sido criados para atuar especificamente sobre vírus, com o passar do tempo, passaram também a englobar as funcionalidades dos demais programas, fazendo com que alguns deles caíssem em desuso. Há diversos tipos de programas antimalware que diferem entre si das seguintes formas:
Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas7 é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns.”
O gabarito dessa questão a considera como Errada, sendo que, pelo exposto acima, a questão está absolutamente CERTA e por isso, solicito que o gabarito seja modificado.
PROFESSOR PABLO LEONARDO
____________________________
Temos muito orgulho em ser um curso que realmente apoia seus alunos em todas as fases e em todos os momentos, até a aprovação. Obrigado pela confiança em nosso trabalho e que tenhamos um julgamento justo dos recursos.
Leave a Reply