Foi publicado, no dia 31/08/2021, o edital para o concurso da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul! Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o certame!
- INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO:
Publicação do edital: 31/08/2021
Banca: CEBRASPE
Vagas:
Requisitos: título de bacharel em Direito devidamente registrado e prova do exercício de atividade jurídica pelo período mínimo de 3 (três) anos, contados até a data da posse.
Remuneração: R$ 22.213,43
Inscrições: das 10h00 do dia 08/09 às 18h00 do dia 07/10
Taxa de inscrição: R$ 300,00
Isenção da taxa de inscrição:
Haverá isenção total do valor da taxa de inscrição preliminar somente para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593/2008, pelo Decreto nº 6.135/2007 (CadÚnico), ou pela Lei Estadual nº 13.320/2009 (pessoa com deficiência e com renda mensal de até um salário mínimo e meio per capita familiar). Todas as disposições constam do item 6.4.8 do edital.
- INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
Fases:
a) primeira fase, constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da DPE/RS e do Cebraspe, com apoio logístico do Cebraspe;
b) segunda fase, constituída de provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da DPE/RS, com apoio logístico do Cebraspe;
c) terceira fase, constituída de:
c.1) sindicância sobre a vida pregressa do candidato, de caráter eliminatório, de responsabilidade da DPE/RS;
c.2) exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica para o exercício do cargo de Defensor Público, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
c.3) entrevista, de caráter eliminatório exclusivamente na hipótese de não comparecimento, conforme artigo 34 da Resolução CSDPE nº 04/2020, de responsabilidade da DPE/RS, com apoio logístico do Cebraspe;
c.4) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da DPE/RS, com apoio logístico do Cebraspe;
d) quarta fase, constituída de prova de tribuna, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da DPE/RS, com apoio logístico do Cebraspe;
e) quinta fase, constituída de avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade da DPE/RS, com apoio logístico do Cebraspe
Prova objetiva:
A prova objetiva, prevista para 09/01/2022, abrangerá as seguintes disciplinas, com 40 questões em cada bloco:
A prova, no formato Certo ou Errado, valerá 100 pontos e o candidato precisa alcançar, no mínimo, 6 pontos em cada bloco.
Prova discursiva:
A prova discursiva, marcada para os dias 12 e 13/02/2022, será dividida da seguinte forma:
Durante a prova, os candidatos poderão utilizar:
a) legislação não comentada, não anotada e não comparada;
b) códigos;
c) decretos;
d) resoluções;
e) instruções normativas;
f) portarias;
g) índice remissivo, exceto índices remissivos que contenham trechos de súmulas;
h) regimento interno dos tribunais e dos conselhos;
i) leis de introdução dos códigos;
j) exposições de motivos dos códigos.
Prova oral:
A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 10 pontos e versará sobre tema relacionado às seguintes áreas de conhecimento:
Cada examinador ou Banca Examinadora disporá de até 15 minutos para a arguição do candidato e atribuirá notas de zero a 10 pontos na correção e julgamento da prova oral, considerando o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, o enfrentamento da questão, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
A nota final será calculada pela média aritmética simples das provas orais e será considerado aprovado o candidato que, concomitantemente, obtiver média aritmética simples final igual ou superior a 6 pontos e nenhuma pontuação inferior a 5 pontos na nota atribuída por examinador ou Banca Examinadora.
Prova de Tribuna:
Respeitados os empates da última posição, serão convocados para a prova de tribuna os candidatos habilitados nas fases anteriores e classificados até a 15ª posição.
A prova de tribuna, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 10 pontos e objetiva aferir a capacidade de exposição oral do candidato a respeito de tema sorteado dentre as disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito das Execuções Penais.
A banca examinadora atribuirá pontuação de 0 a 10 e será considerado aprovado o candidato que obtiver nota maior ou igual a 6 pontos.
Avaliação de títulos:
A avaliação de títulos valerá 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data do envio, observados os limites de pontos do quadro a seguir:
- PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO
O Supremo vai com você até a aprovação! Utilizamos toda nossa experiência para ofertar um curso específico: Defensoria Pública Rio Grande do Sul – Edital Publicado!
Neste curso, coordenado pelo professor e Defensor Público Marcos Paulo Dutra, você terá acesso a 80 horas de aulas novas, resumos em PDF, canal de dúvidas, aulas com legendas, acelerador de vídeos, aplicativo para assistir às aulas offline e ainda plano de estudos organizado por metas semanais!
Clique aqui e conheça nosso curso: https://www.supremotv.com.br/defensoria-publica-do-rio-grande-do-sul-2021-edital-publicado
Para acessar o edital, clique aqui:
https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/DPE_RS_21_DEFENSOR/arquivos/ED_2_DPRS_2021_ABERTURA.PDF
Clique aqui e assista a nossa análise de edital e da banca examinadora em vídeo:
Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.
Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.
Leave a Reply