Press ESC to close

STJ reconhece direitos de militares transgênero nas Forças Armadas

No REsp nº 2133602/RJ, o STJ estabeleceu que é direito de todo militar transgênero o uso do nome social, bem como a atualização de todos os assentamentos funcionais, comunicações e atos administrativos para refletir sua identidade de gênero auto percebida.

A decisão proíbe expressamente a reforma compulsória ou qualquer forma de desligamento de militares transgênero fundada exclusivamente em sua condição de transgênero. Segundo a decisão, é ilegal e inconvencional a reforma compulsória de militares com fundamento exclusivo em sua condição de transgênero.

O STJ vedou a reforma ou o desligamento baseado no fato de o militar transgênero ter ingressado por vaga originalmente destinada ao sexo/gênero oposto. Todos têm direito à permanência nas Forças Armadas com sua identidade reconhecida.

Por fim, eventuais alterações na situação funcional de militares transgêneros devem observar critérios médico-periciais objetivos e isentos de preconceito, jamais se apoiando em estigmas ou suposições relativas à transexualidade.

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos! 
Acesse nosso site, supremotv.com.br, e siga-nos no Instagram: @supremotv. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *