No 49º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam sobre a Lei Anticrime com o professor do Supremo e Promotor de Justiça Alexandre Salim.
O convidado iniciou o bate-papo com um panorama geral da Lei 13.964/2019 e falou dos aspectos ligados à sua retroatividade. Após essa necessária introdução, ele tratou da legítima defesa do agente de segurança pública, da legitimidade para promover e julgar a pena de multa não paga pelo condenado e das alterações nas causas suspensivas e impeditivas da prescrição.
Outro tema abordado foi o livramento condicional. O convidado apontou os requisitos para sua concessão, esclareceu a condição de não cometimento de falta grave nos últimos 12 meses e teceu comentários sobre a possível infração ao princípio da individualização da pena nos casos em que o benefício não puder ser aplicado.
Além disso, também foi discutida a hediondez do furto do roubo. Neste ponto, Alexandre Salim aproveitou para analisar o emprego de arma branca e de fogo no crime do artigo 157 do Código Penal.
Por fim, o professor explicou a polêmica da representação no crime de estelionato, destacando a retroatividade da lei penal benéfica e os posicionamentos divergentes da 5ª e 6ª turmas do Superior Tribunal de Justiça.
Este é o terceiro programa do Supremo Cast sobre a Lei Anticrime, juntamente com os episódios 23 e 25, dos quais participaram o Juiz de Direito Thiago Gandra e o Defensor Público Marcos Paulo Dutra, também professores do Supremo.
Dica Suprema:
Francisco Menezes indicou o livro Direito Penal, da coleção Sinopses para Concursos, de autoria do convidado, Alexandre Salim, e Marcelo André de Azevedo, da editora Jus Podivm. Outro livro indicado foi Pacote Anticrime, de autoria de Gabriel Habib.
Carol Carlos indicou a série Impuros, disponível no Globo Play.
Alexandre Salim indicou a série Mindhunter e o documentário Making a Murderer, ambos disponíveis na Netflix.
Bruno Zampier indicou o livro A vítima tem sempre razão?, de Francisco Bosco.
Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!
Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.
O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!
Leave a Reply