Por que o STF é visto como órgão político? Por que não consegue manter coerência em suas decisões? Os ministros devem ouvir a opinião pública ao decidir? Nossos host Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre esse assunto polêmico com Plauto Cardoso, que é escritor, professor, advogado e pesquisador nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Direito e Política.
Durante o bate-papo, o convidado comenta por que o STF é visto como órgão político e explica o significado da expressão “julgar contramajoritariamente”. Também esclarece o que é ativismo judicial e revela os aspectos políticos do constitucionalismo.
Outro tema discutido foi a judicialização da política, momento em que os apresentadores e o convidado teceram comentário sobre casos já discutidos pelo Supremo Tribunal Federal, como o aborto e a reabertura de templos religiosos durante a pandemia.
Dica Suprema:
Francisco Menezes indicou os livros Novos paradigmas da pesquisa sociojurídica e Cartas a Gualeguaychú, ambos de autoria do convidado, Plauto Cardoso.
Carol Carlos indicou o livro Como as democracias morrem, de Steven Levitsky.
Plauto Cardoso indicou os livros:
- Dicionário Analógico da Língua Portuguesa – Francisco Ferreira Azevedo
- La independencia de la Corte Suprema atraves del control de constitucionalidad – Jorge Bercholc
- Rumo à juristocracia: as origens e consequências do novo constitucionalismo – Ran Hirschl
Bruno Zampier indicou o filme O som do silêncio, disponível no Netflix.
Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.
O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!
Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD
Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA
Leave a Reply