Press ESC to close

Carnaval: Qual a diferença entre assédio e importunação sexual?

Vai pular Carnaval? Entenda neste artigo como agir de maneira respeitosa e dentro da lei!

Segundo dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante o Carnaval brasileiro, casos de violência sexual contra mulheres costumam aumentar aproximadamente 20% (MDH, 2019).

Desde o início da campanha intitulada Não é Não e várias entidades e até empresas criaram campanhas que reforçam a mensagem: assédio é crime não importa o local, a roupa e a ocasião. Por isso vamos te explicar a diferença entre assédio sexual e importunação sexual. Continue a leitura e entenda:

Art. 216-A do Código Penal define como assédio sexual o ato de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.

Para o conceito de assédio sexual é determinante o comportamento subsequente à não aceitação da proposta de índole sexual. Assim, se a outra parte não se mostra inclinada a aceitar essa proposta e mesmo assim continua sendo abordada na mesma direção, nesse momento surge a figura do assédio sexual. 

Presente no Art. 216-A do Código Penal A importunação sexual é quando alguém pratica contra outra pessoa ato libidinoso sem a permissão da vítima.

A importunação sexual consiste em praticar um ato, como uma passada de mão, um toque contra a vontade de alguém, com a finalidade de satisfazer o desejo sexual, mas não necessariamente com penetração. O que a diferencia do estupro é que não há violência física ou ameaça e, comparada ao assédio, não há uma relação hierárquica ou de subordinação.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *