Está se preparando para um novo concurso da DPE/RJ em 2023? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o último certame!
O novo concurso para a DPE/RJ foi confirmado pelo Defensor Público geral do estado, Rodrigo Pacheco
Pensando nesta nova oportunidade que está por vir e nas dúvidas dos concurseiros sobre como funciona o concurso para a carreira no Estado, preparamos este artigo com a análise do último edital. Assim, conhecendo o certame, você terá elementos para organizar seus estudos e iniciar sua preparação. Vamos entender?
- Informações gerais:
Publicação do edital: 10/02/2021
Banca: Fundação Getúlio Vargas – FGV
Vagas: 32, com as seguintes reservas:
- 30% para candidatos negros ou indígenas;
- 10% para candidatos com hipossuficiência econômica;
- 5% para pessoas com deficiência.
- Quais matérias foram cobradas nas provas?
As matérias do concurso foram divididas da seguinte forma:
BANCA I
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Empresarial
- Tutela Coletiva
- Princípios Institucionais da Defensoria Pública.
BANCA II
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito de Execução Penal
- Criminologia.
BANCA III
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade
- Direito da Criança e do Adolescente.
- Etapas:
- Prova Preliminar objetiva, de caráter eliminatório;
A Prova Preliminar, de caráter eliminatório e classificatório, será objetiva e constituída de 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada banca, que poderão abranger algumas ou todas as matérias das disciplinas de que tratam o art. 3º do Regulamento.
- Provas Escritas Específicas, de caráter eliminatório;
Os candidatos habilitados na primeira etapa foram submetidos a três Provas Escritas Específicas, de caráter eliminatório e classificatório, pertinentes a cada uma das três bancas examinadoras a seguir:
- Primeira Prova Escrita Específica, correspondente à Banca I
(Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial, Tutela Coletiva e Princípios Institucionais da Defensoria Pública);
- Segunda Prova Escrita Específica correspondente à Banca II
(Direito Penal; Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal e Criminologia);
- Terceira Prova Escrita Específica correspondente à Banca III
(Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito da Criança e do Adolescente).
- Provas de Sustentação Oral, de caráter classificatório.
As Provas de Sustentação Oral consistirm em arguições orais dos candidatos pelas Bancas I, II e III, versando sobre questão prática elaborada à luz do ponto sorteado pelo candidato.
Cada uma delas teve duração máxima de 25 minutos, não computado o tempo reservado à leitura da questão pelo candidato.
O candidato teve o prazo de 10 minutos para ler a questão elaborada pela Banca Examinadora, permitida a consulta a textos legislativos, fornecidos pela Comissão do Concurso, vedados aqueles comentados ou anotados, bem como a consulta a quaisquer outros textos e a dicionários comuns ou jurídicos.
Após a leitura, o candidato sustentou oralmente a manifestação ou a peça processual pertinente à questão prática, os fundamentos jurídicos da sua resposta e os pedidos e requerimentos cabíveis, proibida a consulta a qualquer texto no curso da sustentação.
- avaliação de títulos
A prova de títulos teve por finalidade verificar e avaliar a experiência e formação acadêmica e profissional do candidato, bem como sua cultura geral.
Foram considerados os seguintes títulos:
- 1,5 ponto para o efetivo exercício dos cargos de Defensoria Pública, Ministério Público, Magistratura, Advocacia Geral da União e Procuradoria Geral do Estado;
- 1,3 ponto para Doutorado na área jurídica, reconhecido oficialmente pelo órgão nacional brasileiro competente;
- 1,0 ponto para o exercício de magistério superior de direito; autoria de livros jurídicos; Mestrado na área jurídica, reconhecido oficialmente pelo órgão nacional brasileiro competente, e aprovação em concurso público de provas e títulos para o Magistério Superior de Direito;
- 1,0 ponto para a nomeação e efetivo exercício no cargo de Técnico Superior Jurídico da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por pelo menos um ano;
- 0,6 ponto para aprovação em concurso público para cargo que exija o requisito de ser bacharel em direito; VI. 0,6 pontos para a aprovação em concurso público de provas e títulos, para as carreiras da Defensoria Pública, Ministério Público, Magistratura, Advocacia Geral da União e Procuradoria Geral do Estado;
- 0,6 ponto para Pós-Graduação na área jurídica, reconhecida oficialmente pelo órgão nacional brasileiro competente;
- 0,5 ponto para cada publicação em autoria individual ou coautoria, por meio de editora com conselho editorial estabelecido, de livro jurídico devidamente registrado no ISBN/ISSN;
- 0,3 ponto para a conclusão de cursos regulares ministrados pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública;
- 0,3 ponto para cada publicação, em autoria individual, e que obrigatoriamente envolva uma das matérias abrangidas pelo Concurso, em periódicos com avaliação Qualis/CAPES nos estratos A e B;
- 0,2 ponto para o efetivo exercício de função, cargo, ou emprego público, na forma da Lei 2.646 de 22 de novembro de 1996;
- 0,2 ponto para estagiário oficial da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a cada 6 meses de estágio, comprovado por certidão do Estágio Forense;
- 0,2 ponto para a participação no programa de residência jurídica da Defensoria Pública a cada 6 meses de exercício, comprovado por certidão da Coordenação da Residência Jurídica da Defensoria Pública.
No julgamento dos títulos foi atribuído ao conjunto daqueles apresentados, grau que variou de 0 a 10 pontos, segundo sua natureza e espécie.
- É hora de tomar a decisão que pode mudar a sua vida.
Com a publicação do regulamento, o edital para o concurso da DPE/RJ está mais próximo do que nunca!
Assim, é chegado o momento de tomar uma decisão: Começar a se preparar primeiro ou contar com a sorte?
Se seu sonho é se tornar um Defensor público, a verdade é que só existe uma maneira de conseguir: Ter uma preparação sólida, focada em métodos que, comprovadamente, te levarão à aprovação.
A turma Defensoria Pública RJ 2023 – Pré-edital foi elaborada pensando na exigência de um alto nível técnico principalmente para este concurso, por se tratar de uma das carreiras mais disputadas do país!
Essa é a oportunidade de sair na frente de seus concorrentes, iniciando sua jornada de estudos com um curso dinâmico que une métodos teóricos e práticos em um só lugar!
E como funciona a turma Defensoria Pública RJ 2023 – Pré-edital?
Com a turma DPE RJ 2023 você poderá estudar os conteúdos mais relevantes para a prova objetiva, conforme as disciplinas e etapas constantes no regulamento publicado!
– Com mais de 190 horas de aula ministradas por professores especialistas e atuantes no mercado, você terá uma preparação completa!
– 02 simulados inéditos seguindo o descrito no regulamento, com gabarito comentado para que você possa conhecer o seu nível de preparação.
– Em um curso organizado em 18 semanas de aula, na Jornada Guiada de Estudos você contará com uma interface que estabelece um guia para a sua rotina de estudos, podendo escolher entre dois modos: por metas ou por disciplinas, organizando os conteúdos de uma forma orgânica e progressiva, auxiliando no seu desenvolvimento.
Queremos caminhar com você durante toda a sua jornada de estudos, de mãos dadas até a aprovação!
Esse é o nosso propósito: facilitar sua jornada, através de um ensino humano, direcionado e exclusivo para concursos para a DPE/RJ!
Dê hoje o primeiro passo rumo à carreira dos seus sonhos! Matricule-se já!
Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!
Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.
Leave a Reply