A importância do networking para advogados: como fazer contatos e construir relacionamentos profissionais

15/03/23 | Carreira | por

Entenda neste artigo como um bom networking pode fazer sua carreira decolar!

width=

O networking é fundamental para o sucesso de qualquer profissional, e com os advogados não é diferente. Além de ser uma forma de fazer contatos e construir relacionamentos profissionais, o networking é uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade do seu trabalho e desenvolver uma reputação forte e confiável no mercado.

Mas afinal, o que é networking? 

Basicamente, networking é o processo de construir e manter uma rede de contatos profissionais que possam ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira. Isso pode incluir colegas de trabalho, clientes, fornecedores, mentores e outros profissionais do setor.

Para os advogados, a construção de uma rede sólida de contatos pode ser particularmente importante, já que a profissão é altamente dependente de relacionamentos e networking pode ajudar a garantir novos clientes, oportunidades de emprego, indicações e parcerias de negócios.

Aqui estão algumas dicas para advogados que desejam construir uma rede de contatos forte e eficaz:

  1. Participe de eventos de networking

Procure eventos relacionados à sua área de atuação, como congressos, palestras, fóruns de discussão e grupos de estudo, que possam ajudá-lo a conhecer outras pessoas do setor. Além disso, tente se envolver em organizações profissionais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que podem ajudá-lo a se conectar com outros profissionais.

  1. Utilize as mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima maneira de manter contato com outras pessoas do setor e de compartilhar suas ideias e opiniões sobre questões jurídicas.

Nesse sentido, o profissional deve ter uma visão sistêmica, ou seja, toda e qualquer presença online deve ser cuidadosamente pensada. O LinkedIn deixou de ser a única rede social profissional. Hoje os clientes analisam a presença e o posicionamento do profissional em todas as redes. Desta forma, evite postar posições extremistas sobre qualquer assunto e tente sempre mostrar o lado profissional em todas as redes.

  1. Mantenha contato com seus contatos

Depois de conhecer novas pessoas, é importante manter contato com elas para que seu relacionamento possa continuar a se desenvolver. Tente enviar um e-mail ou uma mensagem de vez em quando, compartilhando suas realizações profissionais ou perguntando como eles estão.

  1. Seja útil 

Se você puder ajudar seus contatos de alguma forma, faça isso. Isso pode incluir indicar um cliente, fornecer uma referência profissional ou compartilhar informações úteis. Ao ajudar os outros, você cria uma rede mais forte e confiável de contatos profissionais.

Em resumo, a construção de uma rede de contatos forte e eficaz é essencial para advogados que desejam crescer em suas carreiras e alcançar o sucesso. Ao participar de eventos de networking, usar as mídias sociais, participar de comunidades online, manter contato com seus contatos e ser útil, você pode construir uma rede valiosa de contatos profissionais que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.

  1. Seja referência num determinado assunto

Está cada vez mais comum que o cliente busque especialistas. Desta forma, busque demonstrar que você é referência e domina determinado assunto, sem tentar abranger todas as áreas, uma vez que as pesquisas online direcionam às páginas que mais abordam sobre o assunto pesquisado.

  1. Esta é a sua chance de fazer conexões enquanto aprende com os maiores nomes do mercado!

Sejam bem-vindos ao Curso de Pós-Graduação em Advocacia e Processo nos Tribunais! A pós-graduação para quem tem vontade de alcançar posições de respeito no mercado de trabalho!

Nós temos como objetivo disponibilizar todas as ferramentas para que você possa desenvolver estratégias eficazes de atuação no mercado jurídico, onde a concorrência é cada vez maior. 

Coordenado pelo renomado prof. Alexandre Flexa, que possui mais de 25 anos de experiência como advogado,  o curso reuniu um corpo docente formado por advogados renomados e experientes magistrados, que possibilitarão aos alunos conhecer de perto todas as tendências e desafios da atuação judicial, bem como os caminhos mais efetivos para a solução de conflitos.

Você ainda tem a oportunidade de assistir às aulas presencialmente em nosso auditório, assim conhecendo outros profissionais e construindo conexões que poderão gerar frutos no futuro!

Não perca a chance de fazer parte desse grupo de profissionais altamente capacitados e preparados para atuar com sucesso no mercado! Cadastre-se hoje e comece a se especializar 

Embarque hoje nessa jornada de aprendizado e crescimento profissional!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário