Foi publicado, no dia 17/12/2021, o edital do concurso para Escrivão, Perito Criminal e Investigador da Polícia Civil do Amazonas! Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o certame!
Publicação do edital: 17/12/2021
Banca: FGV
Vagas: O Concurso destina-se ao preenchimento de 62 (sessenta e duas) vagas do quadro de ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 4ª CLASSE, de 200 (duzentas) vagas do quadro de INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 4ª CLASSE, de 27 (vinte e sete) vagas do quadro de PERITO CRIMINAL DE 4ª CLASSE, sendo:
Requisitos:
Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre os brasileiros e portuguesas, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados;
c) Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
d) Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
e) Firmar declaração de não estar cumprindo e nem ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de improbidade administrativa, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
f) Apresentar declaração quanto ao exercício de outro(s) cargo(s), emprego(s) ou função(ões) pública(s) e sobre recebimento de proventos decorrentes de aposentadoria e pensão;
g) Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio;
h) Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
i) Firmar termo de compromisso de sigilo e confidencialidade das informações;
j) Ter aptidão para a carreira policial civil, aferida através do exame de aptidão intelectual, avaliação médica e odontológica, exame físico, avaliação psicológica, investigação social conforme este Edital. Não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições do cargo pretendido;
k) ) Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior, conforme Anexo II, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, comprovado por meio de original e cópia do respectivo documento, para o cargo pretendido;
l) Possuir CNH, categoria B, válida;
m) Não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública;
n) Ter conduta civil compatível com o cargo policial civil pretendido, devidamente comprovada em investigação social à cargo da PCAM.
Inscrições: As inscrições para o Concurso Público estarão abertas a partir das 16h do dia 3 de janeiro de 2022 até as 16h do dia 1 de fevereiro de 2022 (HORÁRIO DE MANAUS)
Taxa de inscrição: O valor da taxa de inscrição para os cargos de Investigador e Escrivão será de R$180,00 (cento e oitenta reais) e para ocargo de Perito Criminal, será de R$260,00 (duzentos e sessenta reais).
Isenção da taxa de inscrição:
Somente haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos amparados pela Lei Estadual nº 3.088, de 27 de outubro de 2006, que dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em Concursos Públicos para todos os trabalhadores de qualquer regime legal, que perfaçam renda mensal de até 3 (três) salários mínimos e aqueles trabalhadores que se encontrem desempregados, na hipótese prevista na Lei Estadual nº 4.988, de 1 de novembro de 2019, que trata dos eleitores convocados e nomeados para servirem à Justiça Eleitoral por ocasião dos pleitos eleitorais, e para os candidatos amparados pela Lei Promulgada nº 404, de 12 de julho de 2017, que trata dos doadores de sangue.
A isenção mencionada no subitem 5.1 poderá ser solicitada no período entre 16h do dia 3 de janeiro de 2022 e 16h do dia 5 de janeiro de 2022 (horário de Manaus), no momento da inscrição 7 no endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21 .
Fases:
A seleção dos candidatos para todos os cargos será realizada em 2 (duas) fases, conforme descrito a seguir:
FASE 1:
a) Primeira Etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade da FGV;
b) Segunda Etapa: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade da FGV;
c) Terceira Etapa: Exame Médico, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
d) Quarta Etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
e) Quinta Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
f) Sexta Etapa: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, sob responsabilidade da FGV;
g) Sétima Etapa: Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da PC-AM.
FASE 2:
Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da PC-AM.
Os resultados serão divulgados na Internet, no seguinte endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcam21.
Para todos os cargos, a Prova Objetiva será composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas 1 (uma) resposta correta.
As questões de múltipla escolha valem 1 (um) ponto cada, sendo 80 (oitenta) pontos a pontuação máxima obtida na Prova Objetiva.
As questões da Prova Objetiva serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo I deste Edital.
O quadro a seguir apresenta as disciplinas e o número de questões por disciplina para o cargo de ESCRIVÃO:
O quadro a seguir apresenta as disciplinas e o número de questões por disciplina para o cargo de INVESTIGADOR:
O quadro a seguir apresenta as disciplinas e o número de questões por disciplina para o cargo de PERITO CRIMINAL:
Para todos os cargos, será considerado aprovado o candidato que na Prova Objetiva acertar, no mínimo, 48 (quarenta e oito) questões do total de questões da prova.
Para todos os cargos, os candidatos não eliminados no item 8.20 serão classificados em ordem decrescente de pontos obtidos na Prova Objetiva.
O candidato que não atender aos requisitos dos subitens 8.20 será eliminado do Concurso Público e não obterá classificação alguma no certame em razão de sua eliminação.
DA PROVA DISCURSIVA:
O candidato não poderá manusear e consultar nenhum tipo de material, devendo atentar-se apenas às informações contidas na Prova Discursiva, para sua realização.
Para todos os cargos, a Prova Discursiva, que valerá 10 (dez) pontos, consistirá em exame dissertativo, constituído de uma questão discursiva de até 15 (quinze) linhas, abrangendo qualquer assunto do programa que consta no Anexo I do Edital.
Na avaliação da Prova Discursiva, serão considerados o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.
O candidato que zerar a Prova Discursiva será sumariamente eliminado do certame, não possuindo classificação.
O candidato precisará se atentar ao espaço destinado à resposta da questão dissertativa, que deverá ocupar até 15 (quinze) linhas no máximo. Caso a resposta do candidato ultrapasse essas delimitações, o conteúdo excedente não será considerado para efeitos de correção.
A nota será prejudicada proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou à colagem de textos e/ou de questões apresentadas na prova.
Não haverá arredondamento de nota final e serão desprezadas as frações inferiores ao centésimo.
A Prova Discursiva deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e a resposta definitiva deverá ser, obrigatoriamente, transcrita para a folha de textos definitivos.
DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas, com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, observando o horário oficial em Manaus, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, do documento de identidade original e do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Somente serão aceitos documentos com foto.
- DOS EXAMES MÉDICOS
Somente os candidatos aprovados conforme item 11.2 serão convocados para os Exames Médicos, que serão realizados na cidade de Manaus/AM, em local e data a serem divulgados em Edital próprio, considerados os empatados na última posição.
Os candidatos que não forem convocados para a etapa dos Exames Médicos, na forma do subitem deste Edital, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no Concurso.
Os Exames Médicos terão caráter eliminatório e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.
Os candidatos serão convocados por meio de Edital próprio, que informará o local e o horário, bem como os exames laboratoriais que deverão apresentar no ato.
O Edital de Convocação para entrega dos exames laboratoriais será publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas e divulgado, por meio da Internet, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
O Exame de Saúde, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido para desempenhar as atribuições típicas do cargo.
Os Exames requeridos pela Polícia Civil do Estado do Amazonas são:
a) Hemograma completo com plaquetas;
b) Coagulograma completo com tempo de protombina e tempo parcial de tromboplastina;
c) Dosagens de glicose, uréia, creatinina, ácido úrico, AST e ALT;
d) Sumário de urina;
e) Raio-X de tórax em PA com laudo;
f) Eletrocardiograma com laudo;
g) Eletroencefalograma com laudo;
h) Audiometria;
i) Exame oftalmológico: acuidade visual, tonometria, senso cromático, fundo de olho, biomicroscopia;
j) Exame odontológico: processo infeccioso da cavidade oral (pericoronarite, fistula buco sinusal, osteomielite, abscessos de uma forma geral, periodontite etc.); processos avançados de disfunção da articulação têmporo mandibular; neoplasias da cavidade oral (benignas ou malignas); lesões canalizáveis (leucoplasias, liperqueratose etc.); lesão de cárie detectável tanto clínica quanto radiograficamente, raiz residual; e radiografia panorâmica, com imagens em alta resolução, acompanhada de laudo;
k) Comprovação de realização do Exame Toxicológico, entregue no momento do Exame de Saúde.
- DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Serão convocados para o Teste de Aptidão Física todos os candidatos considerados APTOS na Etapa do Exame Médico.
Os candidatos que não forem convocados para a etapa do Teste de Aptidão Física, na forma do subitem 13.1 deste Edital, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no Concurso.
Os candidatos considerados aptos nos Exames Médicos serão convocados por Edital específico para a prova de capacidade física, prevista na Lei 2.271/94, Art. 13, §2º, inciso IV, que detalhará as informações referentes a essa prova.
Os candidatos serão convocados para o Teste de Aptidão Física, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
O Teste de Aptidão Física, de presença obrigatória, terá caráter eliminatório e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.
Os Testes de Aptidão Física serão constituídos de exercícios variados, tais que permitam avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência física dos candidatos, visando selecionar aqueles que apresentem condições de suportar os rigores da atividade policial civil da carreira a que se destina o Concurso.
O Teste de Aptidão Física seguirá a tabela a seguir:
O candidato, para a realização do Teste de Aptidão Física, deverá estar trajando: calção “short”, tênis, meias e camiseta, sendo facultado o uso de bermuda térmica e, especificamente, para a prova de natação, calção de banho (masculino) e maiô tipo olímpico (feminino e em peça única), sendo facultado o uso de óculos de natação e /ou touca.
- DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Serão convocados para a Avaliação Psicológica todos os candidatos considerados APTOS no Teste de Aptidão Física.
Os candidatos que não forem convocados para a etapa da avaliação psicológica, na forma do subitem 14.1 deste Edital, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no Concurso.
A Avaliação Psicológica, realizada pela Banca Examinadora designada pela FGV, terá todas as suas informações apresentadas em um Edital de convocação, que será divulgado na Internet, no seguinte endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
Trata-se de etapa de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado APTO ou INAPTO. A Avaliação Psicológica ocorrerá dentro dos parâmetros estabelecidos nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 10/2005, nº 02/2016, nº 09/2018 e nº 09/2020.
A avaliação psicológica tem como objetivo aprovar os candidatos que possuam capacidade de raciocínio, habilidades específicas e características de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade das atribuições do cargo previsto neste Edital, e reprovar aqueles que apresentem características psicológicas incompatíveis com tais atribuições, de acordo com os 30 parâmetros estabelecidos para o cargo em vigor na Corporação.
A avaliação psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas validados cientificamente em nível nacional e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que resultem na obtenção de dados objetivos e fidedignos, qualificando numericamente, através de escores, as características avaliadas.
- DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Os títulos deverão ser apresentados digitalmente, por meio da imagem de documentos originais, e através do preenchimento do formulário eletrônico, que será oportunamente disponibilizado no site https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
Serão avaliados os títulos de todos os candidatos APTOS na Avaliação Psicológica. 15.3 Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original em frente e verso) em campo específico no link de inscrição, das 16h do dia 3 de janeiro de 2022 até as 16h do dia 1 de fevereiro de 2022, horário oficial de Manaus/AM, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
Somente serão aceitos os documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, cujo tamanho não exceda 5 (cinco) MB. O candidato deverá observar as demais orientações contidas no link de inscrição para efetuar o envio da documentação (frente e verso).
O não envio dos títulos não elimina o candidato do certame, sendo a este candidato computada pontuação 0 (zero) na Avaliação de Títulos para o cálculo da pontuação final.
Todos os cursos previstos para pontuação na Avaliação de Títulos deverão estar concluídos até a data do envio do Título apresentado. Títulos não concluídos até a data de entrega conforme o item 15.3 não serão considerados como válidos.
Serão considerados os seguintes títulos:
- DA SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Serão convocados para a Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social todos os candidatos 34 considerados APTOS na Avaliação Psicológica.
Todos os candidatos convocados nos termos do subitem 16.1 deste Edital serão submetidos à etapa da Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório, que se estenderá da convocação para a Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social até o dia anterior à homologação do certame, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.
Em obediência ao disposto no Art. 13, §2º, inciso II da Lei Estadual nº 2.271/94, alterada pela Lei nº 3.318/08, o candidato será submetido ainda à Investigação Social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Amazonas, que poderá estender-se até a homologação do Concurso, considerando-se seus antecedentes criminais, sociais e familiares, sua conduta e conceito no Curso de Formação Profissional.
Os candidatos serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/Concursos/pcam21.
Trata-se de etapa de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO.
Somente será divulgado o resultado dos candidatos aptos em todas as etapas anteriores.
A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social compreende o preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC), diligências, entrevistas, pedidos de informação e solicitação de documentos.
A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes ao cargo previstos neste Edital, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.
DA SEGUNDA FASE DO CONCURSO
A segunda fase do Concurso Público para provimento de vagas para o cargo de Delegado consistirá de Curso de Formação Profissional Policial, de caráter eliminatório e classificatório, a ser promovido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública – IESP, nos termos deste Edital.
Serão convocados para a matrícula no Curso de Formação os candidatos aprovados e classificados até a 65ª posição para ampla concorrência e até a 16ª posição para os candidatos PcDs.
Os demais candidatos não eliminados, conforme o item 17.2, comporão cadastro de reserva, podendo ser chamados em novo Curso de Formação Profissional Policial, a critério da Administração, durante o prazo de validade do Concurso
A nota final do Curso de Formação será a média global, de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, de todas as disciplinas, considerando a nota apenas até a segunda casa decimal e desprezando-se a terceira.
O candidato que for matriculado no Curso de Formação Profissional continuará a ser submetido à investigação social, podendo vir a ser desligado do Curso de Formação Profissional e, consequentemente, eliminado do Concurso, se não possuir procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável.
Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.
Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.
Leave a Reply