Delegado de Polícia: Você tem perfil para seguir a carreira?

 

Determinação! Mais que a formação em um curso de Direito, somada à aprovação em provas de múltipla escolha, provas orais , testes físicos, dentre as várias etapas a serem vencidas em um concurso público para o cargo de Delegado de Polícia, deve-se ter coragem e determinação!

Muito mais do que instaurar inquéritos e investigar crimes, o Delegado de Polícia é um gestor de crises e de pessoas.

Para entender melhor sobre esse cargo público e saber se o seu perfil se encaixa, continue a leitura!

 

Vocação e perfil para ser Delegado de Polícia

Entre todas as carreiras jurídicas, a de delegado talvez seja a que mais exija um perfil determinado do candidato, já que se trata de um cargo em que impõe ao profissional uma variedade de situações e deveres.

Existe a possibilidade de algumas funções serem desempenhadas por pessoas sem qualquer afinidade, no entanto, na carreira policial, isso pode se tornar uma grande frustração.

Atribuições do Delegado de Polícia

Os delegados das polícias Civil e Federal, além de investigar crimes, administrarem as delegacias, planejam, controlam e coordenam as atividades policiais. Estão incluídas a investigação de atividade criminosa, as prisões, o cumprimento de ordens expedidas pelos juízes, depoimentos e interrogatórios, instauração de inquéritos, dentre outras funções.

A profissão do delegado é dinâmica. Ele pode trabalhar no gabinete, despachando nos autos de um inquérito policial, como também fazer trabalho de campo, cumprindo mandados, por exemplo.

Além disso, em se tratando de Polícia Civil, os delegados podem ser os responsáveis por administrar Departamentos de Trânsito (Detrans e Ciretrans), Institutos de Identificação – que emitem os documentos de identidade; Corregedorias, Superintendências e uma enormidade de setores administrativos.

Quanto à Polícia Federal, além da investigação de crimes que ultrapassam a territorialidade brasileira ou, por exemplo, crimes contra a ordem financeira e tantos outros, o Delegado é o responsável pelo setor que controla a entrada e a saída de passageiros em um aeroporto. Administrativamente, coordena a emissão de passaportes, autorização para o porte e a posse de armas.

Características para ser um delegado

Coragem e idealismo: duas características imprescindíveis para quem deseja ser Delegado de Polícia.

Afinidade com a comunicação, boa escrita, controle emocional ao lidar com adversidades, senso crítico, ética (acima do que se considera normal), raciocínio rápido, espírito investigativo, resistência física e boa argumentação também são fundamentais.

Diferenças entre Delegado de Polícia Civil e Delegado da Polícia Federal

A distinção das funções ocorre de acordo com a instituição em que servem. O Delegado de Polícia Civil ocupa-se das funções restritas ao âmbito estadual, em tese. O Delegado da Polícia Federal responsabiliza-se por crimes contra a União, como lavagem de dinheiro. Também são responsáveis por investigar crimes que começam aqui e ultrapassam as fronteiras ou vice-versa. Investigam fraudes previdenciárias, dentre outras de âmbito federal.

Apesar da diferença de competências, ambas buscam investigar e reprimir a criminalidade. O objetivo é descobrir a autoria do delito e saber onde o fato ocorreu.

Dessa forma, eles presidem o inquérito policial, tomam os devidos depoimentos e, após a conclusão de seus relatórios, envia-os ao juízo competente para as necessárias providências.

Obstáculos para alcançar a aprovação

Determinação é a palavra para o concurseiro. O certame exige muito do candidato. Sólidos conhecimentos, preparação de qualidade, desenvoltura na oralidade e bom condicionamento físico não podem faltar.

Muitas pessoas querem alcançar sua aprovação e têm bons materiais, mas não desenvolvem a disciplina correta. É preciso se esforçar ao máximo para conseguir realizar o seu sonho.

Aqui no Supremo TV, vamos contigo do início até a aprovação, em todas as etapas, porque, há 10 anos, somos a Casa do Delegado!

Confira no link a seguir nossos cursos preparatórios para a carreira de Delegado: https://www.supremotv.com.br/cursos/carreiras-policiais

 

Então, gostou do nosso post sobre perfil para ser Delegado de Polícia? Então é só nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube) e ficar por dentro deste e de outros assuntos!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário