SupremoCast – Escolhas trágicas e COVID-19

19/05/20 | Geral | por

No 35º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam sobre escolhas trágicas e Covid-19 com Carla Carvalho, professora de Direito Civil e Bioética da UFMG.

A conversa se iniciou com uma abordagem do tema antes do atual cenário de pandemia. A convidada relatou como eram feitas, no Brasil e no mundo, as escolhas por UTIs e respiradores no contexto de outras doenças e em situações de desastres anteriores Neste ponto, foram discutidos dilemas morais e as decisões tomadas com base no utilitarismo.

Durante o bate-papo, abordou-se também a regulamentação de critérios gerais para admissão em UTIs no Brasil, a possibilidade de se praticar ortotanásia, eutanásia e distanásia durante a pandemia e as diretivas antecipadas de vontade.

Com relação às escolhas trágicas em específico, discutiu-se o que são os comitês criados para escolher quem fará o tratamento específico da doença provocada pelo coronavírus, se eles são obrigatórios ou facultativos e qual seria sua composição ideal. Tratou-se, ainda, sobre os protocolos de escolhas que devem observados, quais os critérios mais usados para definir os pacientes que receberão tratamento, a utilização de instrumentos de inteligência artificial para realizar a triagem e a necessidade de se estabelecer critérios gerais de admissão de pacientes, a serem aplicados, uniformemente, por todos os profissionais que farão as escolhas.

Discutiu-se, ainda, se há diferença moral entre negar e retirar um tratamento de um paciente, se é possível, na triagem, optar por retirar um doente que está utilizando um respirador em favor de outro com melhor prognóstico e o que acontece com aquele que não for escolhido para fazer o tratamento. Neste contexto, também falou-se sobre a importância da comunicação e da transparência entre profissionais da saúde, paciente e familiares e foram discutidas questões importantes de Responsabilidade Civil e de Direito Penal.

Um outro assunto muitíssimo relevante também foi tratado: a unificação dos leitos públicos e privados. A convidada aproveitou para citar o Manifesto Vidas Iguais e Leitos para Todos.

Enfrentamos, atualmente, um momento muito difícil em todo o mundo, em razão da pandemia de Covid-19. Com os avanços da doença, estamos vivendo uma grave crise na saúde, com altos níveis de ocupação dos leitos e ausência de equipamentos e tratamentos para todos. Este é um assunto bastante delicado e complexo. Por isso, o Supremo Cast decidiu falar sobre ele, para esclarecê-lo de forma técnica e levar informação séria aos ouvintes.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou os episódios Humor na Quarentena e Ansiedade, do podcast Mamilos.

Carol Carlos indicou a série 3%, da Netflix.             

Carla Carvalho indicou o livro A Peste,de Albert Camus,e a conferência Brazil Conference, com Michael Sandel, apresentada por Pedro Bial, que você pode acessar através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=gCAMr72N-7s&feature=youtu.be

Bruno Zampier indicou o podcast Segunda Chamada, ressaltando os episódios com o Ministro Luís Roberto Barroso, Ciro Gomes e Marina Silva.

Clique aqui e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário