Oficial Judiciário TJM MG: recursos contra a prova objetiva

Fez a prova de Oficial Judiciário do TJM MG, conferiu o gabarito preliminar e deseja recorrer? Nosso time de professores preparou fundamentos de recursos para te ajudar. Continue a leitura e confira!

Como sempre reforçando seu   compromisso   com   os   alunos,   o   Supremo   disponibiliza os fundamentos para impugnação de questões e gabaritos da prova objetiva para Oficial Judiciário do TJM MG, conforme entendimento de seus professores.

Vale lembrar que cada candidato deve ler as especificações do Edital, para que possa interpor seu próprio recurso. O Supremo não tem legitimidade ativa para interpor qualquer recurso em prol dos candidatos.

De acordo com o site da banca, o prazo para a interposição de recursos será do dia 10 de dezembro até o dia 14 de dezembro de 2021.

Temos muito orgulho de ser um curso que realmente apoia seus alunos em todas as fases e em todos os momentos, até a aprovação. Obrigado pela confiança em nosso trabalho.

Os professores de Informática e Língua Portuguesa verificaram a possibilidade de recurso, conforme abaixo.

RECURSO DA PROVA DE INFORMÁTICA – PROFESSOR PABLO LEONARDO

A alça de preenchimento inteligente do Microsoft Office Excel, uma das ferramentas mais versáteis do aplicativo, permite copiar conteúdos, continuar sequências alfabéticas e  numéricas, reutilizar  fórmulas  e  funções.  Considere  uma  pasta  de trabalho do Excel com duas planilhas – Plan1 e Plan2. A fim de multiplicar o valor da célula B2 de Plan1 aos valores das células presentes no intervalo C2:C7 de Plan2, sabe-se que  os resultados  serão  listados nas células  paralelas  ao  intervalo citado, que corresponde às células D2 até D7 em Plan2. Para criar uma expressão na célula C2 de Plan2 e posterior uso da alça de preenchimento, a fim de reutilizá-la nas células abaixo da primeira, a ação que irá efetuar o cálculo corretamente é:

A) =Plan1!B2 * C2

B) =Plan1!B2 * $C$2

C) =Plan1!$B$2 * C2

D) =Plan1!B2 * Plan2!C2

Gabarito Preliminar: letra C

MOTIVO DO RECURSO: NÃO EXISTE RESPOSTA CORRETA

JUSTIFICATIVA

O enunciado é muito claro quando diz:

“A fim de multiplicar o valor da célula B2 de Plan1 aos valores das células presentes no intervalo C2:C7 de Plan2, sabe-se que os resultados serão listados nas células paralelas ao intervalo citado, que corresponde às células D2 até D7 em Plan2”.

Entendo que as células c2 até c7 de Plan2 estão preenchidas com números e que deve haver uma fórmula que multiplique cada uma dessas células pela célula B2 de Plan1.

O enunciado também diz que os resultados devem ser colocados nas células de D2 até D7 de Plan2.

Para fazer o que é solicitado, basta ir na célula D2 de Plan2 e digitar =Plan1!$B$2*C2 e pressionar enter.

Feito isso, basta usar a alça de preenchimento e arrastar essa fórmula até a célula D7

Acontece que o enunciado diz:

“Para criar uma expressão na célula C2 de Plan2 e posterior uso da alça de preenchimento,…”

O enunciado peca ao falar célula C2, ao invés de D2. A fórmula deve ser digitado em D2 e não em C2.

Se a fórmula em questão fosse digitada na célula C2, o Excel acusaria um erro de referência circular uma vez que, essa mesma célula, C2, é referenciada na fórmula.

Por esse motivo, solicito a anulação da questão.

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA CRISTIANE ORZIL COSTA

Cumprimentando-os, venho, respeitosamente, requerer a reavaliação da questão 03, da Prova tipo branca, relativa à matéria de Língua Portuguesa, do concurso para Oficial Judiciário do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

width=

 Vejamos o texto-base “As camadas”, de Leandro Karnal, com grifos e anotações relativos aos conteúdos expressos nas alternativas da questão 03.

As camadas

As camadas Quando você nasceu, havia um nome e um sobrenome esperando-o. O que eram? Uma decisão aleatória que fala muito dos desejos e projeções dos pais sobre cada um de nós. Nosso nome nos antecede e não aguardou nenhum traço de personalidade para ser colocado. Por mais fraco que seja, o menino Gabriel recebe o indicativo de que é “o homem forte de Deus” pela raiz hebraica. (B) Por mais limitada que seja no futuro, a menina assinará Sofia, o nome que aponta sua densa sabedoria. Nem toda Letícia é feliz. (C) Conheci um Adamastor que pouca similitude guardava com o gigante de Camões. Eu sou Leandro, homem-leão, como se nota pela juba vistosa. O nome é, como todo signo, arbitrário. Primeira camada sobre nós.

A segunda camada constará nos documentos: brasileiro nato. O que é ser brasileiro? Fronteiras traçadas ao longo da história com linhas imaginárias, respeitando ou não o terreno que as recebe. (A) Uma entidade nacional que, supostamente, será sua pátria, sua identidade, sua marca quase sempre permanente. “Meu coração é brasileiro” eu já o declarei; todavia, um exame do meu cadáver pouco revelará ao anatomista quaisquer distinções dos meus ventrículos em relação a um vizinho argentino ou a um longínquo japonês. As metáforas são bonitas, poéticas até: meu coração é apátrida, biologicamente. Pátria é uma convenção celebrada diariamente, já foi dito.(D) Sem dúvida, é a segunda camada que nos foi dada, quase sempre, ao ver a luz do mundo.

(Leandro Karnal. O Estado de São Paulo. Acesso em: 01/09/2021. Fragmento.)

Vejamos, agora, o questionamento para cada alternativa.

A) “Uma entidade nacional que, supostamente, será sua pátria, […].” = Por suposição, uma extensão territorial que será seu país.

É possível perceber que o advérbio “supostamente” modifica a oração “será sua pátria”. Já na reescrita proposta, “Por suposição” modifica o trecho por inteiro “uma extensão territorial que será seu país”.

Sendo assim, deve-se considerar que o sentido do trecho original não foi mantido com a reescritura.

B) “Por mais limitada que seja no futuro, a menina assinará Sofia, […].” = Ao receber o nome de Sofia, uma criança é predestinada a ser inteligente.

O trecho original afirma com uma construção de valor semântico concessivo que “Por mais limitada que seja no futuro, a menina assinará Sofia”. Já a reescrita proposta omite o trecho de tal valor semântico, afirmando de forma taxativa que “Ao receber o nome de Sofia, uma criança é predestinada a ser inteligente”.

Assim, deixa-se de levar em consideração o trecho em que se afirma que é possível que uma criança assine o nome Sofia, ainda que ela seja limitada.

Sendo assim, deve-se considerar que o sentido do trecho original não foi mantido com a reescritura.

C) “Conheci um Adamastor que pouca similitude guardava com o gigante de Camões.” = O Adamastor que conheci era um pouco dissímil ao gigante de Camões.

O trecho original faz uso do artigo indefinido um “Conheci um Adamastor (…)” . Já a reescrita substituiu-o pelo artigo definido o: “O Adamastor que conheci”.

Sendo assim, deve-se considerar que o sentido do trecho original não foi mantido com a reescritura, tendo em vista as regras de uso dos artigos definidos e indefinidos, conforme preceitua a norma culta da Língua Portuguesa.

D) “Sem dúvida, é a segunda camada que nos foi dada, […] ao ver a luz do mundo.” = Ao nascer, a pátria é, com certeza, a segunda camada que nos é atribuída.

De acordo com o dicionário Caldas Aulete, “dar” pode ser usado no sentido de “Atribuir (valor, importância); dedicar (tempo, atenção)”.

“Sem dúvida” é passível de ser substituído pela locução adverbial de afirmação “com certeza”, sem que haja alteração de sentido.

Já o sintagma  “ao ver a luz do mundo” apresenta mesmo valor semântico contextual da oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo “ Ao nascer”.

Tais trechos, os quais foram reorganizados na reescrita proposta, conseguiram preservar o sentido bem próximo àquele apresentado pelo trecho original.

Assim, a alternativa D seria considerada correta, caso a banca solicitasse a marcação da alternativa que preservasse o sentido original. No entanto, a banca sugeriu o contrário, isto é, que, levando em consideração o contexto, o candidato marcasse a alternativa cujo sentido do trecho do texto NÃO fosse adequadamente mantido, o que ocorre nas alternativas A, B e C.

Diante disso, o que se percebe é que não há resposta para o que se pede ao candidato no enunciado.

Assim, requeiro que seja ANULADA a referida questão.


Este artigo será atualizado à medida que novos recursos forem interpostos.

Confira o gabarito da prova objetiva no link:

institutoconsulplan.org.br/getConc.aspx?key=gCXJQAMAISkxJ4=

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário