Quais são as atribuições de um Delegado da Polícia Civil?

Conheça neste artigo todas as funções de um Delegado da Polícia Civil!

width=

Muito mais do que instaurar inquéritos e investigar crimes, o Delegado de Polícia é um importante cargo com diversas atividades que não aparecem em filmes ou séries. Para entender melhor sobre esse cargo público e suas atribuições, continue a leitura!

A profissão do Delegado é dinâmica. Ele pode trabalhar no gabinete, despachando nos autos de um inquérito policial, como também fazer trabalho de campo, cumprindo mandados, por exemplo.

Além de investigar crimes, administram as delegacias, planejam, controlam e coordenam as atividades policiais. Estão incluídas a investigação de atividade criminosa, as prisões, o cumprimento de ordens expedidas pelos juízes, depoimentos e interrogatórios, instauração de inquéritos; são responsáveis por reunir e verificar a veracidade de provas, controlar as medidas para obter provas criminais. Acompanha ainda, quando necessário, exames de perícia e decide pelo indiciamento de um investigado.

O Delegado de Polícia Civil  também define as diligências que devem ser realizadas e toma decisões relativas a diversos direitos individuais, tais como liberdade, patrimônio e intimidade do cidadão. Logo, o Delegado pode conceder liberdade provisória com fiança, realizar indiciamento, buscas em indivíduos, expedir mandados de intimação e de condução coercitiva, determinar ação controlada, fazer acordo de colaboração premiada, etc.

Além disso, em se tratando de Polícia Civil, os delegados podem ser os responsáveis por administrar Departamentos de Trânsito (Detrans e Ciretrans), Institutos de Identificação – que emitem os documentos de identidade; Corregedorias, Superintendências e uma enormidade de setores administrativos.

Cumpre esclarecer que o Delegado de Polícia Civil é responsável pela apuração de uma gama enorme de infrações, excluindo-se as de competência do Delegado da Polícia Federal (crimes federais, crimes com repercussão interestadual ou internacional, crimes de tráfico de drogas, etc.).

O Delegado atua em uma posição de liderança que demanda um grande senso de justiça, coragem e autocontrole, além de vasta capacidade de análise, criticidade, comunicação e resistência física. As aptidões pessoais não devem deixar de lado um profundo conhecimento técnico da legislação que rege o seu cargo.

  • COMO POSSO ME PREPARAR PARA TODOS OS CONCURSOS DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL?

Nós temos o curso ideal para você: Clube da Casa do Delegado!

Pensando nos desafios que envolvem a jornada de estudos, criamos esta turma especialíssima, que é uma verdadeira solução em preparação para a carreira de Delegado de Polícia Civil.

O Clube conta com diversos diferenciais exclusivos para quem se Associar:

– Acesso às aulas do curso de Delegado Regular Anual 2022

– Trilha de aprendizagem com leitura pré-aula, videoaula e quiz pós-aula

– Planos de estudos estruturados em metas

– Diversos Simulados

– Eventos exclusivos

 – Mentoria para o TAF

– Aula de controle emocional para concursos públicos

– Acesso ao E-book Guia Completo sobre a Carreira de Delegado

Além disso, os Associados terão acesso a todas as turmas no padrão Pré-Edital e Edital Publicado que lançarmos para os concursos de Delegado de Polícia Civil!

Por fim, para tornar sua jornada ainda mais completa e exclusiva, o Clube 2022 contará com dois bônus para acesso:

  •  Delegado Goiás – Edital Publicado
  •  Delegado Roraima – Edital Publicado
  •  Delegado Alagoas – Edital Publicado
  •  Delegado Santa Catarina – Pré-edital
  •  Delegado Distrito Federal – Pré-edital
  •  Delegado de Polícia Civil Anual 2022 – início 19/09/2022

Para fazer sua matrícula no Clube da Casa do Delegado acesse o link a seguir:

https://supremo.lpages.co/lancamento-clube-da-casa-do-delegado-iv-2022/

Compartilhe com seus amigos e familiares! Não fique de fora dessa!

Visite também nosso site para conhecer nossos cursos e saber mais informações: www.supremotv.com.br/

Nos acompanhe também no instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário