SupremoCast – Autonomia da Polícia Federal

5/05/20 | Geral | por

No 33º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo) conversam sobre autonomia da Polícia Federal com os professores e Delegados Federais Cristiano Campidelli (@professorcampidelli) e Márcio Alberto (@prof_marcioalberto).  

Iniciando o bate-papo, os convidados e o apresentador Bruno Zampier, também Delegado Federal, contaram suas trajetórias e experiências policiais.  

Após, para introduzir o tema, foram abordados os seguintes assuntos: quais as funções da Polícia Federal e onde estão descritas, quais os cargos existentes no órgão, as atribuições de cada um deles e como funciona a ascensão do cargo de Delegado em classes. Além disso, os convidados explicaram quem pode ser Diretor-Geral do órgão e como ele é escolhido. 

A conversa também abordou assuntos como a PEC 412/2009 e a necessidade de se conferir autonomia à Polícia Federal, os impactos dessa autonomia quanto ao seu orçamento, concursos públicos e investigações sem interferência, como funcionará seu controle externo e qual o modelo ideal de escolha do Diretor-Geral se esta possibilidade de autogestão lhe for conferida.  

Por fim, os convidados e apresentadores falaram sobre a polêmica atual: o Presidente da República pode interferir nas investigações da Polícia Federal?  

Entre um tema e outro, também foram debatidas questões como o sucateamento do órgão, ciclo completo de Polícia, a diferença entre as atividades policiais de inteligência e investigação e a configuração de crime de responsabilidade por quebra de sigilo investigativo.  

Autonomia da Polícia Federal é o tema sobre o qual mais se tem falado nos últimos dias, em razão da grande crise política e institucional que o país atravessa. Para entender com clareza toda essa situação envolvendo o órgão e a exoneração e nomeação de Ministro e Diretores-Gerais, é preciso discutir, de forma aprofundada, o tema deste episódio. Somente assim, todos terão fundamentos sólidos para analisar e criticar o atual cenário de crise. 

Dica Suprema: 

Francisco Menezes indicou os vídeos de dicas para o concurso de Delegado de Polícia Civil do Paraná que está produzindo no IGTV de seu Instagram, @proffranciscomenezes. 

Carol Carlos indicou o filme O Poço, da Netflix. 

Cristiano Campidelli indicou o curso Pacote Anticrime, do Supremo, com o Professor Marcos Paulo, e o livro Brumadinho: a engenharia de um crime, de Lucas Ragazzi e Murilo Rocha, baseado na investigação policial da qual fez parte. 

Márcio Alberto indicou o filme O milagre na cela 7, da Netflix; o livro Como as Democracias Morrem; seu Instagram, @prof_marcioalberto; e seu livro Prática Penal para Delegado de Polícia, Editora Juspodivm. 

Bruno Zampier indicou o livro Inquérito Policial, do professor Márcio Alberto, Editora Juspodivm. 

Clique aqui e assista ao vídeo!

 Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto! 

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário