SupremoCast – Direito à vacinação

23/02/21 | Geral | por

Tomar ou não tomar a vacina: eis a questão! Nossos hosts Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre o assunto com Frederico Ferri, advogado especializado em Direito Médico, Procurador do CRM MG, Mestre em Direito Privado e professor.

O 63º episódio começa com um panorama do direito à vacinação. O convidado explica seu significado, quando e como ocorreu seu advento no Brasil, comenta sobre o direito à saúde nas Constituições, quais foram os ganhos e dificuldades apresentados ao longo dos anos a partir da instituição desse direito e destaca sua aceitação pela população.

Após as considerações históricas iniciais, Frederico Ferri cita as vacinas já aprovadas contra o Covid-19 e fala sobre sua testagem, produção, distribuição e sobre a velocidade de sua aplicação no país. Também destaca a gratuidade da vacina e a possibilidade de cobrança pela imunização.

Durante o bate-papo, ele responde: somos obrigados a nos vacinar? Como essa questão é tratada pela legislação e pelos tribunais? Esse pode ser um requisito obrigatório para participação em concursos públicos?

O convidado comenta a omissão dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina quanto à utilização de medicamentos sem comprovação científica contra o coronavírus e, por fim, esclarece: a vacina é confiável?

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o livro Como vencer um debate sem precisar ter razão, de Arthur Schopenhauer.

Carol Carlos indicou o documentário Sequestrada à luz do dia, disponível na Netflix.    

Bruno Zampier indicou o documentário Os Minimalistas, disponível na Netflix.

Frederico Ferri indicou os livros Bioética e Biodireito, de Maria de Fátima Freire de Sá e Bruno Torquato de Oliveira Naves, e Como chegar ao sim, deRoger Fischer e William L. Ury. Também indicou a série This i sus, disponível no Amazon Prime.

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD

Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário