SupremoCast – Educação: ferramenta contra o racismo

9/06/20 | Direito | por

No 38º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam, de forma educativa, sobre uma questão muito sensível: o racismo.

Para explicar o tema, eles receberam duas convidadas com vasto conhecimento sobre o assunto e com fortes experiências pessoais: Lilian Souza e Núbia de Paula. Lilian é ex-funcionária pública do Estado de Minas Gerais, Membro do Comitê de Diversidade do Instituto de Juristas Brasileiras, advogada, professora de Direito Financeiro e professora de Direito Tributário do Supremo. Núbia é advogada, Doutora em Direito e também professora do Supremo, lecionando as disciplinas de Direito Civil e Administrativo.

O bate-papo se iniciou com a história do racismo a partir de uma análise da escravidão. Nesse contexto, as convidadas abordaram as leis Eusébio de Queiroz, do Ventre Livre e dos Sexagenários, falaram do abandono e da marginalização da população negra, além de tratarem de algumas personalidades do movimento negro.

A conversa perpassou, ainda, por assuntos como o processo de embranquecimento, a perda de identidade advinda do período escravocrata, as falas preconceituosas e os eufemismos utilizados constantemente pela sociedade.

Outros temas igualmente importantes foram discutidos: racismo institucional, racismo estrutural, racismo classista, a importância da representatividade, políticas públicas, sistema de cotas, a ideia de meritocracia e o racismo contra a mulher negra, atrelado à questão de gênero.

As convidadas também falaram dos movimentos contra o extermínio da população negra, como o Black Lives Matter, e contaram relatos pessoais lamentáveis de situações racistas que já sofreram.

Presenciamos, a todo momento, atitudes de segregação, ataques verbais racistas, violência física e morte de uma população que sofreu e ainda sofre muito com estas condutas desumanas. E mesmo diante de toda essa situação desprezível, ainda existem aqueles que não acreditam na existência do racismo, que o tratam como vitimização e que fecham os olhos para essa crueldade. Portanto, o intuito deste episódio é levar informação aos nossos ouvintes de forma pedagógica e construtiva. A educação continua sendo a melhor ferramenta contra o racismo e precisamos dela para a construção dias melhores.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o filme Infiltrado na Clã e o episódio Antifa do canal PhilosophyTube, do YouTube.

Carol Carlos indicou o artigo Vidas negras importam ou a comoção é seletiva?, de Djamila Ribeiro, publicado no site da Carta Capital.

Lilian Souza indicou os filmes Luta por Justiça, Histórias Cruzadas e Amistad; o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus; indicou também Mauricio Tizumba como músico e expoente do movimento negro; a história de Elza Soares e sua música A Carne.

Núbia de Paula indicou os livros Racismo Recreativo, de Adilson Moreira, 130 anos de (des)ilusão, organizado por Luciano Góes, e o filme 12 anos de escravidão.

Bruno Zampier indicou TEDs sobre racismo. Basta digitar “TED RACISMO” no YouTube que você terá acesso a diversas palestras interessantíssimas sobre o tema.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário