SupremoCast – Lei Anticrime: Inconstitucionalidades e incongruências

Quais as inconstitucionalidades e incongruências da Lei Anticrime? Este é o tema do 25° episódio do SupremoCast e o segundo da série dedicada ao debate sobre a Lei 13.964/2019.

Nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo), seguindo a promessa de debater em vários episódios a Lei Anticrime, conversam sobre essa temática tão instigante e polêmica com o professor e Defensor Público Marcos Paulo Dutra (@professormarcospaulo), grande referência em Processo Penal.

Durante a aprofundada conversa, discute-se sobre os objetivos da nova lei, o pano de fundo de sua elaboração, legitimidade da identificação de perfil genético e recusa do condenado a se submeter ao procedimento, alteração no rol dos crimes hediondos, acordo de não persecução penal, agente disfarçado e infiltração policial. Toda a discussão perpassa por um panorama geral de como eram os institutos e de como ficaram após as alterações.

Discutir democraticamente as inconstitucionalidades e incongruências da Lei Anticrime é uma excelente forma de incutir juízo crítico nos ouvintes e de lhes fornecer argumentos jurídicos fundamentados para que construam suas teses e respostas para eventuais questões de concursos públicos.

Vale ressaltar que essa temática é de extrema importância, por se tratar de lei nova, que entrou em vigor recentemente, alterando substancialmente o Ordenamento Jurídico. Estar atualizado é essencial para que se consiga trabalhar com o Direito de forma qualitativa.

Dica Suprema

Na dica Suprema deste episódio, Francisco Menezes indicou o curso Pacote Anticrime, do Supremo, com o professor Marcos Paulo, e o livro Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han, Editora Vozes.

Marcos Paulo indicou o livro Fundamentos de Teoria do Delito, de Juarez Tavares, Editora Tirant Brasil, os filmes O Poderoso Chefão 1 e 2, a série Messias, da Netflix, e contou, ainda, sobre suas viagens contemplativas, que lhe trouxeram experiências engrandecedoras: Índia, Uganda, Tanzânia, Parque do Serengeti e Mianmar.

Carol Carlos indicou o filme 1917, que concorreu ao Oscar de melhor filme.

E a indicação de Bruno Zampier foi o livro Da Liberdade Individual e Econômica: Princípios e Aplicações do Pensamento Liberal, de John Stuart Mill, Faro Editorial.

Clique aqui e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

__________________________________

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/5wTA6nJzwv6ADYmqAmq3xd

Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/episode/101603162

Ouça no Apple Podcasts: https://podcasts.apple.com/br/podcast/25-lei-anticrime-insconstitucionalidades-e-incongru%C3%AAncias/id1456783849?i=1000467913787

Ouça no SoundCloud: https://soundcloud.com/comunicacao-supremo/25-lei-anticrime-inscontitucionalidades-incongruencias

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário