Tudo o que você precisa saber sobre o concurso para Delegado do Rio de Janeiro

*Post atualizado em 06/08/2019

Você está ansioso pela publicação do edital para Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro?

O Time Supremo trará através da atualização constante deste post todas as últimas notícias sobre este concurso, para que você fique por dentro. A ideia é manter seu foco no que é efetivamente real e importante, liberando espaço mental para seus estudos. Portanto, salve este link nos seus favoritos.

Ao que tudo indica, a ACADEPOL da PCERJ está trabalhando intensamente para a publicação deste edital, afinal a carência de novos Delegados é imensa e o novo Governador já disse que tal concurso é uma prioridade em sua gestão. Ou seja: ao que tudo indica, o concurso está bem próximo.

O último concurso ocorreu em 2012, tendo provas objetiva, discursiva e oral das seguintes disciplinas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil e Empresarial, Direito Processual Penal, Direito Penal e Medicina Legal.

Uma dúvida comum dos alunos é: para Delegado Rio de Janeiro é exigida prática jurídica ou policial? Resposta: NÃO! Há um projeto de Lei Orgânica da Polícia Civil tramitando na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no qual se prevê a exigência de 5 (cinco) anos de prática. Contudo, além de não contar com o apoio dos próprios Delegados da ativa, tal disposição poderia padecer de grave inconstitucionalidade, uma vez que este prazo de prática não é exigido em nenhum tipo de concurso de carreiras jurídicas no Brasil. Seria desproporcional, desarrazoado e sem suporte normativo para tanto. E de todo modo, esta polêmica exigência, ainda que aprovada pela ALERJ, teria que entrar em vigor antes da publicação do edital o que, ao que tudo indica, não deverá acontecer.

O vencimento inicial para o cargo de Delegado de Polícia Civil, segundo o portal da transparência, corresponde a aproximadamente R$ 21.000,00, para uma jornada de 40 (quarenta) horas semanais.

banca examinadora está em vias de ser contratada. Boatos circulam indicando que deve ser o INCAB – Instituto Carlos Augusto Bittencourt, substituindo assim a FUNCAB, responsável pelo último processo seletivo. O INCAB é uma banca relativamente nova, tendo sido criada exatamente para substituir a FUNCAB. No momento, realiza apenas o concurso para a Prefeitura Municipal do Município de Valença. Vamos aguardar a confirmação desta contratação.

De todo modo, os professores integrantes da banca examinadora têm sido anunciados de maneira prévia, aos poucos, através de fotos publicadas no próprio perfil da Polícia Civil no Instagram, procedimento inédito no mundo dos concursos.

Até o presente momento foram anunciados: o Desembargador do TJRJ, Paulo Rangel e os Delegados de Polícia Carlos Rangel e Carlos Augusto Nogueira como examinadores de Processo Penal; o juiz Alexandre Abrahão e os delegados Adriana Mendes e Bruno Gilaberte para Direito Penal; o Desembargador Federal do TRF da 2ª Região, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, a delegada Renata do Amaral e o advogado Frederico Price em Direito Civil; os Delegados de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Alessandra da Silva Andrade e Marcos Motta, para Direito Administrativo; o Procurador do Estado José Carlos Vasconcellos dos Reis e os Delegados de Polícia Marcus Neves e Luiz Marcelo, para Direito Constitucional; o delegado Wilson Palermo e os médicos Gabriela Graça e Ricardo Barcellos em Medicina Legal. Já estamos aqui ansiosos esperando quem serão os próximos a serem convidados pela Direção do órgão. Atualizaremos este post assim que houver novidades. Fique ligado!

Obviamente que conhecer o perfil de cada um destes examinadores é importantíssimo. Por isto, nossos professores estão preparando aulas especiais para a turma de Delegado Rio de Janeiro.

Segundo informações, o edital será muito parecido com o do último concurso, que ocorreu em 2012. Confira o edital na íntegra, acessando o link a seguir: http://bit.ly/EditalPCRJ2012

A Casa do Delegado vai junto com você até à Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro! Aprovamos mais de 1.000 novos Delegados nos últimos dez anos! Somos especialistas nesta carreira! Para auxiliar os futuros Delegados nesta preparação, o Time Supremo utilizou toda sua experiência para ofertar uma turma pré-edital, disponível em nosso site.

E então, você está pronto para se inscrever nesta turma específica? Todos aqueles que exercem hoje o cargo de Delegado foram um dia concurseiros. Tiveram a coragem e disposição para se inscrever em turmas, estudar, prestar o concurso e ser aprovado. Este processo também acontecerá contigo. Nós acreditamos em você e no seu potencial.

Aos estudos, à espera do Edital!

Bruno Zampier,

Coordenador do Time Supremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário