Tudo sobre a carreira de Perito Criminal da Polícia Civil de Minas Gerais

Tem o sonho de ser Perito Criminal, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona a carreira? Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, no dia 07/07/2021, a autorização de novo concurso para a Polícia Civil do Estado. Segundo ele, “Teremos, depois de 8 anos, um novo concurso com 688 vagas para todas as carreiras, visando fortalecer a segurança do povo mineiro”.

A Polícia Civil de Minas também divulgou, em uma rede social, a expectativa de vagas por cargo. A previsão é de que sejam até 21 para Perito Criminal.

Pensando nesta nova oportunidade que está por vir e nas dúvidas dos concurseiros sobre como funciona o concurso para Perito Criminal no Estado, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o cargo! Vamos entender?

O que faz um perito?

De acordo com o site da Polícia Civil de Minas Gerais, “O Perito Criminal é o policial civil responsável por realizar os laudos periciais em locais de crime, desastres e em objetos a eles relacionados, quando requisitados pelo Delegado de Polícia.”.

No curso da investigação, o perito colhe elementos relacionados à materialidade, emite laudos para apreciação no Inquérito Policial, podendo exercer, ainda, outras atribuições.

Quais são suas atribuições na Polícia Civil?

De acordo com a Lei Complementar 129 de 2013 (Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais), no item II.5 de seu Anexo II, cabe ao Perito Criminal:

  • Realizar exames e análises, no âmbito da criminalística, relacionados à física, química, biologia, odontologia legal, papiloscopia e demais áreas do conhecimento científico e tecnológico, observada a formação acadêmica específica para o exercício da função, nos termos da Lei federal nº 12.030, de 17 de setembro de 2009;
  • Analisar documentos, objetos e locais de crime de qualquer natureza para colher vestígios, ou em laboratórios, para subsidiar a instrução de inquérito policial, procedimento administrativo ou processo judicial criminal;
  • Emitir laudos periciais para determinação da identificação criminal por meio da datiloscopia, quiroscopia, podoscopia ou outras técnicas, aplicadas em objetos com marcas encontrados em local de crime, com a finalidade de instruir procedimentos e formar elementos indicativos de autoria de infrações penais;
  • Cumprir requisições periciais, expedidas pelo Delegado de Polícia, pertinentes às investigações criminais e ao exercício da polícia judiciária, no que se refere à aplicação de conhecimentos oriundos da criminalística, com a elaboração e a sistematização dos correspondentes laudos periciais para a viabilização de provas periciais que subsidiem a apuração de infrações penais e administrativas;
  • Examinar elementos materiais existentes em locais de crime, com prioridade de análise, orientar a abordagem física correspondente e a interação com os demais integrantes da equipe investigativa;
  • Constatar a idoneidade de local, bens e objetos submetidos a exame pericial, sob a garantia da autonomia funcional, técnica e científica a ser assegurada pelo Delegado de Polícia;
  • Proceder à coleta de padrões caligráficos;
  • Gerir, planejar, organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar unidades periciais sob sob sua responsabilidade.

Quanto ganha um Perito Criminal?

De acordo com o último edital, de 2013,o vencimento básico inicial para o cargo da carreira correspondia a R$5.446,78.

Qual formação um Perito precisa ter?

Para o cargo de Perito Criminal é necessário possuir nível superior (formação em educação superior que compreende curso ou programa de graduação, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Este requisito deve ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada de diploma ou de Certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

O que preciso fazer para me tornar Perito Criminal?

Para ocupar o cargo de Perito Criminal é necessário possuir ensino superior completo e ser aprovado em concurso público.

Qual é a jornada de trabalho?

De acordo com a Lei Complementar 129/2013, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Quando foi o último concurso para a carreira em Minas Gerais?

O último concurso para a carreira em Minas Gerais aconteceu em 2013 e foi organizado pela banca Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC.

Quais são as fases do concurso?

Para se tornar Perito, o candidato precisa se submeter às seguintes fases:

  • Prova de Conhecimentos Objetiva;
  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Biomédicos e Biofísicos;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação Policial.

Quais disciplinas preciso estudar? Quantas questões são cobradas em cada matéria?

De acordo com o último concurso, é preciso estudar as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10 questões)
  • Matemática (10 questões)
  • Noções de Criminalística (10 questões)
  • Noções de Medicina Legal (10 questões)
  • Noções de Contabilidade (08 questões)
  • Noções de Informática (07 questões)
  • Direitos Humanos (05 questões)

Quais são os exercícios exigidos no teste físico?

No teste físico dos dois últimos concursos, realizados em 2008 e 2013, foram exigidos os seguintes exercícios:

  • Flexão de Braço
  • Agilidade e coordenação motora
  • Corrida de 50 metros rasos
  • Teste de Cooper

Como funciona o Curso de Formação Policial?

O Curso de Formação Policial é etapa eliminatória do Concurso Público e visa à preparação profissional dos aspirantes à carreira.

No último concurso,os candidatos matriculados no Curso de Formação Policial foram designados Aspirantes e fizeram jus à bolsa de estudos, equivalente a 50% do valor correspondente ao vencimento atribuído à inicial da série de níveis da carreira.

O Curso foi estruturado em duas fases:

I – Fase de Formação, estruturada em três eixos:

a) Eixo I: Formação Humana, Histórica e Social

b) Eixo II: Formação Técnico-Procedimental (profissionalizante)

c) Eixo III: Formação Integrada (Teoria e Prática)

II – Fase de Treinamento, consistente em estágio com a prestação de serviços em Unidades Policiais, sem prejuízo da frequência às aulas do Curso.

Os Aspirantes foram submetidos a avaliação por frequência e a uma prova final.

A Avaliação de Frequência é a apuração individual, por disciplina ou atividade curricular, da assiduidade e pontualidade durante o curso, sendo considerado infrequente o Aspirante que deixar de comparecer a mais de 25% das aulas ministradas por área temática ou atividade curricular.

Já a Prova Final versa sobre o conteúdo programático das disciplinas ministradas na Malha Curricular do Curso de Formação Policial e teve, em 2008 e em 2013, o valor de 100 pontos, tendo sido aplicada em duas etapas, cada uma com duração de 04 horas:

  • Genérica: 60 questões de múltipla escolha, com valor de 1 ponto cada uma delas, abordando conteúdos diversificados;
  • Específica: questões téorico-práticas discursivas e pertinentes ao desempenho próprio da carreira, com valor de 40 pontos.

Por fim, foram considerados aprovados no Concurso os Aspirantes que obtiveram, no mínimo, 60% do total de pontos distribuídos na Prova Final (somando as duas etapas: Genérica e Específica) do Curso de Formação, e que não foram considerados infrequentes.

Quero ser Perito(a)! O que devo fazer?

O Supremo muito se orgulha de ser o curso que mais aprova policiais no Brasil! Por isso, para te ajudar, preparamos um curso específico: Perito Criminal PCMG – Pré-Edital!

Neste curso, você terá aulas novas e específicas, apostilas de conteúdo, resumos em PDF, corpo docente experiente e qualificado e todos os diferenciais da nossa plataforma. Além disso, também terá acesso à garantia de edital: se o edital para Perito da PCMG for publicado até o dia 31/12/2021, você ganhará, gratuita e automaticamente, acesso ao nosso curso de 1ª etapa Edital Publicado!

Clique aqui e conheça a turma: https://www.supremotv.com.br/policia-civil-minas-gerais-2021-perito-criminal-pre-edital

Clique aqui para acessar o último edital de Perito da PCMG:

http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/edital_perito_criminal-20130117-143923.pdf

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Clique aqui e acesse o último edital de Escrivão:

http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/Edital%20Escrivao%20em%2028.06.2018-20180705-114227.pdf

Clique aqui e acesse o último edital de Investigador:

http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/edital_01_14_investigador_policia-20140403-121541.pdf

Acesse nosso site, supremotv.com.br, e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário