Você sabe como funciona o cargo de Analista Judiciário? Neste artigo vamos te contar tudo sobre essa importante função. Confira!
Os concursos voltados para os tribunais são tradicionalmente conhecidos pelo grande volume de candidatos e um dos cargos mais desejados é o de Analista Judiciário, que oferece muitas vagas todos os anos.
Pensando na grande procura por esses certames e nas eventuais dúvidas que possam surgir sobre o cargo de Analista, preparamos este artigo para te explicar os detalhes sobre o assunto! Vamos conhecer tudo sobre essa função?
Os Analistas são servidores públicos que desempenham funções de apoio nos tribunais estaduais e federais. O cargo é dividido em diversos campos de atuação, de acordo com diferentes especialidades, e entre as áreas Judiciária e Administrativa
O ingresso na carreira se dá através da aprovação em concurso público e, como requisito, é exigido nível superior. Essa formação dependerá da especialidade para a qual o candidato concorre, podendo ser específica em Direito, em outras áreas, como, por exemplo, Tecnologia e Psicologia, ou até em qualquer curso superior, sem maiores especificidades.
O cargo de Analista Judiciário da área Judiciária é restrito aos bacharéis em Direito. Suas atribuições estão ligadas ao suporte técnico-jurídico de desembargadores e de juízes. Cabe a esses profissionais, dentre outras atribuições, analisar e movimentar processos, verificar provas, elaborar modelos de decisões e cumprir e fazer cumprir determinações judiciais.
Já os Analistas Judiciários da área Administrativa, ou área-meio, são profissionais que desempenham funções ligadas à organização, à saúde, à contabilidade, à engenharia, à psicologia, à tecnologia e a inúmeras outras áreas específicas e essenciais ao funcionamento dos tribunais.
Entre os possíveis órgãos de atuação dos Analistas Judiciários da área Judiciária e da área Administrativa estão os Tribunais de Justiça dos Estados, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e também a Justiça Eleitoral.
Os salários do cargo são bem atraentes. Dependendo do órgão em que atuam, os Analistas podem receber, inicialmente, entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00 reais, com as gratificações, tendo direito, ainda, a plano de saúde. Além disso, as jornadas de trabalho giram em torno de 6 e 8 horas diárias, dependendo do tribunal em que o profissional trabalha.
Foi publicado no dia 24/06/2022 o edital para o concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o provimento de 284 vagas! As provas objetivas estão previstas para o dia 04 de dezembro de 2022. Quando começar a estudar? Agora!
Na turma TJMG Analista Judiciário (Direito) 2022 – Edital Publicado você terá acesso a mais de 160 horas de aulas com um time de professores especialistas em concursos públicos, abordando todo o conteúdo, trazendo atualizações e jurisprudências dos tribunais!
Você ainda contará com mais 19 horas de treinamentos e exercícios e também orientações para a prova discursiva com nossos professores especialistas!
Matricule-se agora e dê a largada rumo a tão sonhada aprovação:
Leave a Reply