Análise de Edital – Agente da Polícia Civil do Distrito Federal

Foi publicado no dia 01/07/2020 o edital para o cargo de Agente da Polícia Civil do Distrito Federal. No total, são 1.800 vagas, com salário de R$ 8.698,78. Confira neste artigo tudo sobre o concurso!

  • INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO:

Publicação do edital: 01/07/2020

Banca: CEBRASPE

Vagas: 1.800 totais, sendo divididas em imediatas e em cadastro de reserva:

– IMEDIATAS:

Ampla concorrência: 450

Pessoas com deficiência: 30

Negros: 120

– CADASTRO DE RESERVA:

Ampla concorrência: 900

Pessoas com deficiência: 60

Negros: 240


Cargo:
Agente de Polícia Civil

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, também é exigida Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior em plena validade.

Jornada: 40 horas semanais.

Regime de trabalho: o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada, nos termos da Lei nº 4.878/1965, regulamentada pelo Decreto nº 59.310/1966 e, subsidiariamente, pela Lei nº 8.112/1990.

Inscrições: das 10h00 do dia 18/08/2020 até as 18h00min do dia 08/09/2020.

Taxa de inscrição: R$ 196,00. O pagamento deverá ser feito até o dia 11/09/2020 impreterivelmente.

Isenção da taxa de inscrição:  

Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição somente para os candidatos amparados pelas seguintes normas:

I – Decreto Federal nº 6.593, de 2 de outubro de 2008 (CadÚnico);

II – Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007 (CadÚnico);

III – Lei Federal nº 13.656, de 30 de abril de 2018 (doador de medula óssea);

IV – Lei Distrital nº 4.949/2012 (doador de sangue e recebimento de benefício de programa social);

V – Lei Distrital nº 5.818, de 6 de abril de 2017 (prestação de serviço à Justiça Eleitoral);

VI – Lei Distrital nº 5.968, de 16 de agosto de 2017 (isenção parcial para doadores de medula);

VII – Lei Distrital nº 6.314, de 27 de junho de 2019 (Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude).

As solicitações de isenção deverão ser realizadas das 10h00 do dia 20/07/2020 às 18h00 do dia 27/07/2020. As demais instruções constam do item 7 do edital.

Divulgação do local e do horário das provas:

De acordo com o calendário, o edital específico de divulgação da consulta aos locais e ao horário das provas objetivas e da prova discursiva será publicado na data provável de 09/10/2020.

  • INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DO CONCURSO:

Fases:

I – Prova objetiva, classificatória e eliminatória;

II – Prova discursiva, classificatória e eliminatória;

III – Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;

IV – Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;

V – Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

VI – Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;

VII – Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

>> Prova Objetiva

A prova objetiva, a ser aplicada juntamente com a discursiva, ocorrerá na data provável de 18/10/2020, no turno da tarde, e terá duração de 4 horas e 30 minutos.

Serão 120 itens para julgamento de Certo ou Errado, sendo 50 de conhecimentos básicos (P1) e 70 de conhecimentos específicos (P2).

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

I – Obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;

II – Obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;

III – Obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Os candidatos não eliminados serão listados de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas nas provas P1 e P2.

As disciplinas serão as seguintes:

Conhecimentos básicos:

            – Língua Portuguesa

            – Língua Inglesa

            – Conhecimentos sobre o Distrito Federal

            – Legislação

            – Matemática e Raciocínio Lógico

Conhecimentos específicos:

            – Noções de Direito Administrativo

            – Noções de Direito Constitucional

            – Noções de Direito Penal

            – Noções de Direito Processual Penal

            – Noções de Direitos Humanos

            – Informática

            – Estatística

            – Contabilidade

Respeitados os empates da última posição, serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados da seguinte forma:

I – Ampla concorrência: 2.700

II – Pessoas com deficiência: 180

II – Negros: 720

>> Prova Discursiva

A prova discursiva será realizada, conforme já mencionado, juntamente com a prova objetiva. Valerá 30 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas de atualidades.

Será aprovado o candidato que obtiver nota ≥ 18 pontos, de acordo com as regras e fórmulas de cálculo constantes do item 11.7 do edital.

>> Exames Biométricos e Avaliação Médica

Serão convocados para os exames biométricos e avaliação médica os candidatos aprovados na prova discursiva.

Os exames biométricos e a avaliação médica serão realizados mediante exame físico, análise de testes, de laudos e dos exames laboratoriais solicitados por uma junta médica, constituída por profissionais médicos do Cebraspe, juntamente com servidores da PCDF, e se destinam à verificação das condições de saúde do candidato para o desempenho do cargo e dos requisitos legais para a matrícula no curso de formação profissional.

O candidato deverá providenciar, às suas expensas, todos os exames e laudos solicitados, inclusive complementares, para ser submetido ao exame biométrico e à avaliação médica.

Esta fase está prevista para acontecer nos dias 10 e 11/04/2021, é de caráter eliminatório e, ao final, o candidato será considerado apto ou inapto.

>> Prova de Capacidade Física

Serão convocados para a prova de capacidade física os candidatos aprovados nos exames biométricos e na avaliação médica. De acordo com o edital, a prova será realizada nos dias 05 e 06/06/2021.

As atividades serão as seguintes:

I – Teste dinâmico de barra fixa, para candidatos do sexo masculino, e teste estático, para candidatas do sexo feminino;

II – Flexão abdominal;

III – Teste de meio-sugado;

IV – Teste de shuttle run (ir e vir);

V – Teste de corrida de 12 minutos.

Cada teste físico valerá de zero a 100 pontos, devendo o candidato atingir um aproveitamento mínimo de 50% da pontuação para ser aprovado em cada teste específico.

O candidato que não obtiver no somatório total das notas de todos os testes da prova de capacidade física 60% de aproveitamento, será considerado inapto e, consequentemente, eliminado do concurso.

Esta fase é eliminatória e, ao final, o candidato será considerado apto ou inapto.

>> Avaliação psicológica

Serão convocados para a avaliação psicológica todos os candidatos considerados aptos na prova de capacidade física.

Considera-se avaliação psicológica o processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos validados cientificamente, que permitem identificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato, com base nas características resultantes do Estudo Científico das atribuições e responsabilidades do cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

A avaliação psicológica visa verificar, entre outros, habilidades específicas, tipos de raciocínio e características de personalidade, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, tais como: controle emocional, disciplina, autoconfiança, relacionamento interpessoal. Esta fase avaliará também as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo como, por exemplo, agressividade inadequada.

A avaliação está prevista para ocorrer em 01/08/2021 e, ao final, o candidato será considerado apto ou inapto.

>> Sindicância de vida pregressa e investigação social

Serão convocados para a sindicância de vida pregressa e investigação social todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica.

O candidato preencherá, para fins da investigação, a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), a ser disponibilizada oportunamente. Ela deverá ser entregue, juntamente com os documentos especificados no item 15 do edital, na data de 27/09 a 01/10/2021.

Todos os candidatos serão submetidos à sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, que se estenderá da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

>> Curso de Formação Profissional

Esta fase é eliminatória e classificatória e serão convocados os candidatos aprovados na primeira etapa e classificados da seguinte forma:

I – Ampla concorrência: 1.350

II – Pessoas com deficiência: 90

II – Negros: 360

Vale lembrar que a nota final na primeira etapa do concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas e da nota final na prova discursiva.

O CFP terá a carga horária de 368 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, podendo se estender, inclusive, aos sábados, domingos e feriados. O curso será realizado na cidade de Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.

Durante o CFP, o candidato fará jus ao auxílio financeiro de 50% da remuneração da classe inicial do cargo, na forma da legislação vigente, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal ou Distrital.

>> Resultado final do concurso

A nota final no concurso será o somatório da nota final na primeira etapa e da nota final no curso de formação profissional. Após o cálculo da nota final e aplicados os critérios de desempate constantes do item 20 do edital, os candidatos serão listados em ordem de classificação, de acordo com o grupo do CFP e os valores decrescentes das notas finais no concurso. As nomeações se darão de acordo com o Anexo V do edital.

  • PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO

O Supremo vai com você até a aprovação! Somos referência nacional em carreiras policiais e vamos te preparar para este concurso!

Para te auxiliar, utilizamos toda nossa experiência para ofertar um curso específico: Agente da Polícia Civil do Distrito Federal Edital Publicado!

Curso totalmente novo, específico e com aulas atualizadas. Isso significa que você terá uma preparação de altíssima qualidade e direcionada ao edital! Vale frisar: não trabalhamos com aulas reaproveitadas! Por isso, as aulas serão gravadas especialmente para este curso!

Com ele, você terá aulas de todas as disciplinas do concurso, técnicas de redação para te auxiliar no estudo da prova discursiva, edital esquematizado, sugestão de plano de estudos para te ajudar a organizar sua rotina, resumos em PDF, aulas legendadas, o melhor corpo docente do Brasil, além de todos os diferenciais de nossa moderna e interativa plataforma!

O curso começará no dia 08/07/2020, totalmente online e contará com carga horária de 160 horas.

A coordenação ficará a cargo do maior especialista em concursos de carreiras policiais do país, professor Bruno Zampier, Delegado de Polícia Federal!

Para se inscrever na turma é simples. Basta clicar no link abaixo e aproveitar o desconto promocional de lançamento:

https://www.supremotv.com.br/curso-para-agente-de-policia-civil-do-distrito-federal-edital-publicado-2020

Os 100 primeiros inscritos ganharão o Livro COMO PASSAR EM CONCURSOS POLICIAIS, da Editora Foco, com 2000 questões comentadas!

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o edital, confira a análise feita pelo professor Bruno Zampier, disponível em nosso canal no YouTube:

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário