Como me preparar para uma prova discursiva?

Realizar uma prova discursiva pode ser um desafio para muitas pessoas. Neste artigo listamos 6 dicas para te ajudar a ter sucesso nesses exames. Continue a leitura e entenda!

width=

Sabemos que passar por todas as fases de um concurso não é uma tarefa fácil. Cada etapa tem suas características e desafios próprios, testando as capacidades exigindo as mais diversas habilidades do candidato.

Pensando nisso, nós do Supremo formulamos 6 dicas para te ajudar a realizar uma prova discursiva impecável! Confira.

Uma prova discursiva é uma avaliação em que o candidato deve redigir uma resposta para uma questão. Nesse sentido, a cobrança é mais ampla do que em uma prova de múltipla escolha, uma vez que são analisadas certas proficiências como conhecimento sobre o tema, a capacidade do candidato de construir uma linha de raciocínio, coerência e coesão.

E não podemos nos esquecer de um outro ponto fundamental da prova discursiva: ela analisa o nível de domínio da língua portuguesa.

1.     Fique atento aos enunciados

A primeira dica é muito mais complicada do que parece ser, pois, prestar atenção ao enunciado é essencial para entender quais informações você precisa apresentar na sua resposta.

Na maioria das vezes, as bancas examinadoras colocam enunciados gigantescos somente para desviar o foco do ponto chave que ela quer abordar.

Grifar as palavras-chave das questões é um meio de não se perder nesses enunciados gigantescos, entenda que a maioria das informações que a banca coloca é para complicar sua cabeça na hora da resposta

2.    Seja objetivo e claro na sua resposta

Manter a objetividade e assertividade na sua resposta é fundamental. É recomendável que você produza uma pequena introdução à questão, antes de ir direto para a resposta, mas tente ser o mais breve possível e ir direto ao ponto.

Uma prova discursiva não foi feita para você divagar suas ideias. É necessário ter precisão na resposta. Nunca se esqueça que uma prova discursiva analisa mais do que seu conhecimento sobre o tema.

  • Planeje sua resposta.

Mais do que apenas estruturar, é preciso que cada parte da sua resposta faça sentido, a fim de construir um argumento completo. Elas precisam ter um começo que faça a introdução do assunto analisado na questão, um meio onde a pergunta do enunciado é respondida e um fim, que fecha seu argumento e finaliza a resposta.

É necessário que os parágrafos do seu texto estejam conectados um ao outro para fazer sentido e mostrar que um complementa o outro. Use termos como “assim”, “portanto”, “em seguida”, “no entanto”, de acordo com o que é pretendido no enunciado..

4.    Fundamente sua resposta

Os examinadores esperam que o candidato (apesar da limitação de linhas) fundamente sua resposta, apresentando dados e informações que reforcem seu argumento, sejam leis, doutrinas, jurisprudências, etc.

Busque sempre que possível relacionar um artigo da lei ou súmula ao tema exigido na prova discursiva.

5.    Fique atento à gramática e à caligrafia!

As provas discursivas analisam também seu conhecimento da língua, isso significa que a medida que erros de gramática forem cometidos, pontos serão descontados.

Além dos elementos gramaticais, uma prova precisa ser feita com letra legível, caso contrário, o candidato também corre risco de perder pontos.

Leia! A leitura é fundamental para que você possa absorver novos conhecimentos e treinar suas habilidades de escrita. Ela auxilia na identificação da grafia correta das palavras e treina seu cérebro para elaborar frases que possuam sentido, ajudando a ganhar vocabulário e conhecer novas maneiras de se expressar.

Não basta apenas ler! Escrever é fundamental para desenvolver sua caligrafia, além de ser uma ótima maneira de fixar conteúdo e organizar ideias.

6.     Revise sua resposta antes de passá-la a limpo

Recomendamos que você escreva suas respostas em um rascunho antes de escrevê-las na área de respostas. Esse exercício pode ser um pouco demorado, entretanto, é providencial na avaliação prévia da sua resposta.

É aconselhado que você não responda de primeira, ou seja, inserindo a resposta usando caneta na área designada.

  • A prova discursiva para Delegado RJ vem aí! Como me preparar?

Seguindo a jornada rumo ao cargo de Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, continuaremos a preparação da prova discursiva.

O SUPREMO, cumprindo com o seu compromisso apresenta um curso completo voltado especificamente para esta etapa, com análise de pontos estratégicos do conteúdo através de resolução de questões discursivas, aulas teóricas e um simulado inédito com correção individualizada feita pelo corpo docente da turma (4 questões por disciplina).

Você ainda contará com:

  • 62 horas de aulas de teoria aplicada com o melhor corpo docente.
  • Resumo das aulas em PDF.
  • Aulas com legendas.
  • Acelerador de vídeos.

Aproveite o último dia de desconto e inscreva-se pela metade do preço: https://www.supremotv.com.br/delegado-de-policia-civil-rio-de-janeiro-2022-prova-discursiva

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Acompanhe o nosso canal do Telegram e garanta acesso antecipado a conteúdos exclusivos e notícias em primeira mão: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário