Como se preparar para a Segunda Fase da OAB?

22/08/22 | Exame da OAB | por

Veja neste artigo os elementos chave para uma preparação perfeita para a segunda fase do Exame da OAB!

width=

A segunda fase OAB é um momento decisivo para muitos estudantes do curso de Direito. Todos os anos, milhares de bacharéis em Direito têm seus conhecimentos Para conseguir a aprovação e a tão almejada carteira da OAB, o candidato precisa avaliados para exercerem a advocacia. 

se dedicar ao máximo aos estudos, ter disciplina e métodos práticos de execução da prova.

Os futuros advogados ao fazer a inscrição, devem ter muita sabedoria e atenção para escolher a disciplina que será apresentada na peça. 

As disciplinas são: 

  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito Empresarial
  • Direito Penal
  • Direito do Trabalho
  • Direito Tributário

Depois de enfrentar uma primeira fase desafiadora com questões de múltiplas escolhas, na segunda etapa do exame da Ordem dos Advogados, os examinandos se deparam com um novo formato de prova.

Primeiramente, é importante entender como funciona a 2º fase do Exame da Ordem. A prova é composta por uma peça profissional e quatro questões discursivas, a saber:

  • 1 peça processual, que vale 5 pontos: nessa parte, o aluno deve redigir uma peça de cunho profissional, que demonstre sua capacidade de realizar a tarefa de um advogado. Aqui, o aluno deverá dominar tanto a compreensão do direito material, que irá embasar sua resposta, quanto o lado processual, que são os técnicos-formais, como por exemplo, o rito, endereçamento, estrutura, etc.
  • 4 questões discursivas, com cada uma valendo 1,25 pontos, ou seja, 5 pontos no total: são perguntas argumentativas, que checam se o estudante consegue fazer uma interpretação correta do Direito, sendo aplicada, aqui, em um caso concreto.

Assim como a peça profissional, o tema das questões estará de acordo com a área de opção do examinado. 

Em ambos os casos, são definidos os padrões do tamanho das respostas, regra que os participantes devem seguir para não sofrer penalizações. Também não são permitidas rasuras e/ou adulterações nas páginas de prova, sob o risco de eliminação.

O tamanho máximo para a peça profissional é especificado na capa do caderno de textos definitivos. Já as quatro questões discursivas devem ser respondidas em até 30 linhas.

No dia do Exame, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de uma hora e meia do horário fixado para o fechamento dos portões, considerando a necessidade de vistoria do material de consulta, conforme o edital.

Ele deve estar munido de documento original com foto, caneta esferográfica preta e fabricada com material transparente.

Somente serão permitidos recipientes de armazenamento de comidas e bebidas também fabricados com material transparente e sem rótulos que impeçam a visualização de seu conteúdo.

Durante a realização da prova prático-profissional, será permitida, exclusivamente, a consulta de: legislação; súmulas; enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem qualquer anotação ou comentário.

Lembrando que não poderão haver comentários, anotações, ou comparações.

Quanto às proibições, não será permitido: jurisprudências; anotações pessoais (sejam manuscritas ou impressas); transcrições; cópias reprográficas (xerox); impressos da internet; informativos de tribunais; livros de doutrina; revistas; apostilas; calendários; e até mesmo dicionários.

Ainda são proibidos o  uso  de  lápis,  lapiseira,  borracha,  lápis  borracha  ou  corretivo,  o  uso  de  óculos  escuros,  boné,  chapéu, gorro,  lenço,  abafadores  auriculares,  tampões  e/ou  similares.  E,  ainda,  fazer  uso  ou  portar, mesmo  que  desligados,  telefone  celular,  relógios  de  qualquer  tipo,  calculadora,  notebook, tablet,  gravador,  transmissor/receptor  de  mensagens  de  qualquer  tipo  ou  qualquer  outro equipamento  eletrônico.

Uma prova discursiva é uma avaliação em que o candidato deve redigir uma resposta para uma questão. Nesse sentido, a cobrança é mais ampla do que em uma prova de múltipla escolha, uma vez que são analisadas certas proficiências como conhecimento sobre o tema, a capacidade do candidato de construir uma linha de raciocínio, coerência e coesão.

Pensando nisso, nós do Supremo formulamos X dicas para te ajudar a realizar uma prova discursiva impecável! Confira!

  1. Fique atento aos enunciados

A primeira dica é muito mais complicada do que parece ser, pois, prestar atenção ao enunciado é essencial para entender quais informações você precisa apresentar na sua resposta.

Na maioria das vezes, as bancas examinadoras colocam enunciados gigantescos somente para desviar o foco do ponto chave que ela quer abordar.

Grifar as palavras-chave das questões é um meio de não se perder nesses enunciados gigantescos, entenda que a maioria das informações que a banca coloca é para complicar sua cabeça na hora da resposta

  1. Seja objetivo e claro na sua resposta

Manter a objetividade e assertividade na sua resposta é fundamental. É recomendável que você produza uma pequena introdução à questão, antes de ir direto para a resposta, mas tente ser o mais breve possível e ir direto ao ponto.

Uma prova discursiva não foi feita para você divagar suas ideias. É necessário ter precisão na resposta. Nunca se esqueça que uma prova discursiva analisa mais do que seu conhecimento sobre o tema.

  • Planeje sua resposta.

Mais do que apenas estruturar, é preciso que cada parte da sua resposta faça sentido, a fim de construir um argumento completo. Elas precisam ter um começo que faça a introdução do assunto analisado na questão, um meio onde a pergunta do enunciado é respondida e um fim, que fecha seu argumento e finaliza a resposta.

É necessário que os parágrafos do seu texto estejam conectados um ao outro para fazer sentido e mostrar que um complementa o outro. Use termos como “assim”, “portanto”, “em seguida”, “no entanto”, de acordo com o que é pretendido no enunciado.

  1. Conheça o seu material de consulta!

Conheça bem o Vade Mecum que levará para prova, de maneira que seja fácil a identificação dos códigos e legislações para a realização da avaliação. O ideal é marcar à medida que vai estudando para criar uma lógica e ajudar na identificação.

  1.  Fundamente sua resposta

Os examinadores esperam que o candidato (apesar da limitação de linhas) fundamente sua resposta, apresentando dados e informações que reforcem seu argumento, sejam leis, doutrinas, jurisprudências, etc.

Busque sempre que possível relacionar um artigo da lei ou súmula ao tema exigido na prova discursiva.

  1. Fique atento à gramática e à caligrafia!

As provas discursivas analisam também seu conhecimento da língua, isso significa que a medida que erros de gramática forem cometidos, pontos serão descontados.

Além dos elementos gramaticais, uma prova precisa ser feita com letra legível, caso contrário, o candidato também corre risco de perder pontos.

Leia! A leitura é fundamental para que você possa absorver novos conhecimentos e treinar suas habilidades de escrita. Ela auxilia na identificação da grafia correta das palavras e treina seu cérebro para elaborar frases que possuam sentido, ajudando a ganhar vocabulário e conhecer novas maneiras de se expressar.

Não basta apenas ler! Escrever é fundamental para desenvolver sua caligrafia, além de ser uma ótima maneira de fixar conteúdo e organizar ideias.

  1. Revise sua resposta antes de passá-la a limpo

Recomendamos que você escreva suas respostas em um rascunho antes de escrevê-las na área de respostas. Esse exercício pode ser um pouco demorado, entretanto, é providencial na avaliação prévia da sua resposta.

É aconselhado que você não responda de primeira, ou seja, inserindo a resposta usando caneta na área designada.

  • CHEGOU A HORA DE REALIZAR O SEU SONHO!

Nós do Supremo vamos de mãos dadas com você durante toda a sua jornada de estudos rumo à tão sonhada aprovação! Confira em nosso site as turmas edital Publicado!

Nestas turmas você terá acesso a aulas especialmente direcionadas para o conteúdo presente em cada edital, ministradas por um corpo docente especialista em concursos públicos!

Você ainda terá acesso à PDF’s exclusivos com resumos do conteúdos lecionados e quizzes para verificar seus conhecimentos!

Matricule-se já: https://www.supremotv.com.br/cursos

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário