Construa hoje o seu caminho até a aprovação

Entenda neste artigo como você pode construir uma jornada de estudos sólida até a aprovação!

width=

10,1 milhões de pessoas: este é o número de pessoas desempregadas em 2022. O dado foi divulgado pelo Governo Federal. Tudo isso é retrato de um mercado de trabalho bastante deteriorado após dois anos de pandemia. 

A consequência é a busca por outros caminhos profissionais, mais notadamente, os concursos públicos. A preparação é diária e o caminho mais seguro é a construção. O maior aliado de quem quer a aprovação é o compromisso. Abaixo, elencamos alguns fatores preponderantes para a conquista de resultado positivo. Confira:

  • Organização

Cada vez mais, as bancas examinadoras vêm cobrando um número maior de matérias e assuntos e esse é um dos motivos que justificam a necessidade de se ter um planejamento.

É importante destacar que cada pessoa tem sua maneira de se organizar, mas existem algumas dicas que, de modo geral, são utilizadas pela maioria dos concurseiros mais experientes.

Use planilhas para planejar sua rotina diária. Você pode fazer uma planilha com os dias da semana e horários. Para alguns, talvez seja interessante dividir em curtos períodos, de 30 em 30 minutos, por exemplo, fornecendo ainda mais controle de tempo.

Se organize para estudar todas as disciplinas de segunda a sexta-feira, de modo que haja possibilidade de usar os fins de semana para revisões.

  • Abandone as distrações

Atualmente, a internet é grande parceira do concurseiro. Na rede mundial de computadores, você encontra vasto material, cursos online, videoaulas, apostilas, livros etc., que são bem acessíveis e direcionados a cada tipo de concurso. O detalhe é que a web traz armadilhas: redes sociais, aplicativos de mensagens, músicas, vídeos, seriados, dentre outros.

Reveja seus hábitos e se policie para não perder o foco. Há pessoas que colocam o aparelho celular no modo avião, outras preferem deletar as redes sociais ou definir horários para assistir às séries. O importante é escolher seu método e, mais do que isso, colocar em prática.

  • A importância do descanso 

Estudar é uma atividade que gasta muita energia cerebral. Por isso, as pausas são importantíssimas para retomar a concentração posteriormente. 

Por isso, programe pausas de, pelo menos, 15 minutos entre as disciplinas estudadas ou quando perceber que sua mente está ficando dispersa. Durante esse tempo, respire fundo e faça atividades de relaxamento. Após o intervalo, você terá recarregado suas energias e estará pronto para reiniciar os estudos. 

Mas cuidado para não estender demais o intervalo e desistir de estudar! Assistir a seriados ou filmes não é o recomendado.  

  • Cuide de sua saúde 

Quando precisamos fazer uma maratona de estudos, podemos ficar horas sentados, mergulhados em livros, textos, questões e em tantos outros conteúdos. E, apesar de esse não ser um exercício físico, períodos extensos de estudo podem nos deixar exaustos e provocar dores musculares.  

Por isso, para evitar esse tipo de desconforto, é essencial cuidar muito bem da saúde, se alimentando de forma correta e praticando ao menos uma atividade física leve, como a caminhada. Acredite: uma boa alimentação aliada à prática de exercícios vão te deixar muito mais disposto na hora de estudar.  

Além disso, não se esqueça de também cuidar da sua saúde mental. Respeite seus limites, tenha uma vida equilibrada e procure um profissional da área sempre que sentir necessidade. Não tenha vergonha ou medo de falar sobre isso, pois é algo extremamente importante para todos nós, principalmente se estivermos submetidos à constante pressão dos estudos.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Continue nos acompanhando para mais notícias e informações!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário