Exame de Ordem: Como otimizar o tempo de estudos

Quando iniciar a preparação para a o Exame da Ordem?

Muitos alunos se questionam sobre o planejamento e execução dos estudos para uma performance de sucesso no exame da Ordem, afinal o objetivo da estratégia de organização da rotina de estudos é a aprovação, mas como utilizar o tempo a favor seu favor neste processo?

A prova do exame da Ordem exige um nível significativo de conhecimento de Direito e seu objetivo é certificar que o candidato possui o domínio necessário para exercício de sua profissão. É conhecido que a reprovação no Exame é alta, por isso pensar sobre o momento certo de iniciar a preparação torna-se um questionamento fundamental.

Os perfis de candidatos para o exame (como em qualquer processo avaliativo) é muito diverso. Há examinandos que iniciam com muitos meses de antecedência a preparação, e outros que arriscam a sorte faltando apenas poucas semanas. Em ambos os casos um planejamento inteligente de estudos é o que fará a diferença no alcance do objetivo do candidato.

Mas qual é o tempo ideal para começar a preparação para a OAB?

A resposta é hoje, basta saber onde você quer chegar para iniciar a caminhada e começando com muito ou pouco tempo para se preparar ambas as situações geram rotinas, métodos e ferramentas de estudos que irão fazer de seu desempenho na prova o seu fator de sucesso.

Há um tempo exato para se preparar?

Cada candidato é unico e sua bagagem acadêmica sem dúvida é o que indica como deve ser sua estratégia de estudos. Porque estudar não é só ler ou só acompanhar aulas. A preparação é um processo dinâmico que envolve algumas etapas:

  1. Analisar, Separar e Manter contato com a fonte de estudo (livro ou aula);
  2. Refletir sobre o que viu / leu;
  3. Fazer um resumo da aula / material;
  4. Praticar e Resolver exercícios;
  5. realizar a revisão do conteúdo estudado, ao menos em duas ocasiões distintas.

Todas essas etapas contribuem para a memória profunda, ou seja, gerar a consolidação do conteúdo na memória de forma efetiva. E todas essas etapas juntas consomem tempo e organizar um cronograma que sustente este processo é fundamental para usar o tempo a seu favor.

A consistência do método de estudos, preferencialmente já testada pelo tempo e por muitos examinandos bem-sucedidos, se dá pelo tempo disponível para executar todas as etapas do processo, comparando com a mera leitura, por exemplo.

Logo, se você separou meses ou semanas para seu processo de preparação pense sempre em atender a cada etapa diante da divisão do seu conteúdo.

Com menos tempo preserva-se a metodologia ou o conteúdo?

Pense que a metodologia deve ser preservada. O método é importante na preparação para a OAB. Em casos de menor tempo disponível o candidato deve priorizar qualidade do estudo e objetividade visando vencer a prova.

E é aqui que entra a necessidade de se preservar o domínio do conteúdo estudado do que estudar muito mais e não lembrar direito das informações na hora da prova. O exercício da escolha estratégica é um aliado importante neste contexto.

Como desenhar minha estratégia de estudos?

Escolher meios que te ajudem no método a ser utilizado para estudar, cursos com conteúdos em formato de vídeo estimulam e melhoram muito o uso do tempo, ouvir, ler e revisar contribuem e muito com o modelo de memória a ser construído.

Um cronograma já pronto de estudos retira do processo de desenho da estratégia um tempo significativo e já coloca o candidato diante do cronograma, neste sentido a disciplina deve ser uma grande aliada para aprovação.

Eventos de revisão, fóruns de discussão entre professores e alunos, resumos bem orientados, conteúdos em recursos audiovisuais para serem vistos mais de uma vez e um calendário claro do que estudar em cada dia e por quanto tempo são a chave para um planejamento e uso do tempo bem sucedidos.

Qual a melhor solução?

O Supremo pensa em soluções de preparação completas e que atendam aos mais diversos perfis de candidatos, em relação a preparação para o exame da Ordem a mesma seriedade aplicada no método de preparação para concursos públicos é utilizada. Todo cronograma é pensado em aproveitar o tempo de estudos e fortalecer a memória do aluno para uma performance de sucesso. Dois modelos foram criados para atender as necessidades de cada candidato e otimizar seu investimento. O OAB Total é para aqueles que buscam garantir a matrícula na segunda etapa do exame em caso de aprovação e caso contrário já ter sua matrícula em uma nova preparação de primeira fase garantida. Já o OAB primeira fase cobre a preparação de fase única e em ambos os formatos o aluno tem direito a simulados, livro Vade Doutrina OAB, eventos de revisão de prova, tira-dúvidas via plataforma e um app que permite assistir as aulas inclusive no modo offline.

CLIQUE AQUI e conheça as soluções de preparação para OAB e use o tempo a seu favor.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário