Informática: que esperar do concurso para Polícia Civil do Distrito Federal?

 

Ser policial é o sonho de muitas pessoas que estudam para concursos públicos. Ao longo de todos esses anos, vi milhares de pessoas realizando esse sonho por meio de muito estudo e disciplina. Um dos concursos mais esperados de 2019/2020 é o da polícia civil do distrito federal. Neste post, quero te dar valiosas dicas que te permitirão obter um ótimo resultado na prova de informática.

O concurso da PCDF ainda não teve seu edital publicado, mas mesmo assim, milhares de estudantes já estão se preparando pois sabem que, fazendo assim, suas chances de aprovação aumentam exponencialmente. O conteúdo programático desse edital será extenso (se formos tirar como base o conteúdo programático dos editais anteriores) e exigirá que você adote uma estratégia infalível para estudar todos os tópicos da maneira correta. Alguns candidatos têm o hábito de estudar apenas quando o edital é publicado, mas isso diminui as chances de aprovação, levando em conta que, além de ter que atingir uma pontuação para ser aprovado, você precisa “derrubar” alguns concorrentes para ser nomeado e muitos desses concorrentes já estão se preparando antecipadamente.

 

Comece sua preparação antes da publicação do edital, entenda o porquê:

Minha dica é: comece já a estudar o quanto antes. Não espere a publicação do edital para começar a pegar firme. Comece pelas disciplinas que temos certeza que estará presente em seu edital, como Informática e Português que, diga-se de passagem, estatisticamente são as que mais “derrubam” na prova. Se você tem o sonho de ser policial, não deixe que essas disciplinas se tornem um pesadelo para você.

Há rumores de que a organizadora do concurso será o CESPE mas, isso é indiferente nesse primeiro momento. O que você deve fazer é construir a sua base teórica sem pensar na banca organizadora. Assim que a sua base teórica estiver pronta, aí sim você pega questões da banca organizadora e começa a entender como ela aborda os conceitos estudados. Essa estratégia é muito boa para ser aplicada enquanto ainda não temos o edital publicado.

Não tente resolver questões antes de ter estudado toda a teoria envolvida naquela questão. Esse, aliás, é um erro que alguns estudantes cometem e que acabam gerando frustração e desespero, afinal de contas, se você ainda não estudou aquele tema, como pode querer obter sucesso em suas questões? Serei ainda mais claro: estude a parte de Internet, do início ao fim. Terminou? Agora faça questões sobre o assunto (Internet). Faça a mesma coisa com Sistema Operacional Windows, Linux, etc.

Nesse momento você pode estar se perguntando como conseguirá saber quais os tópicos serão cobrados em sua prova já que o edital ainda não foi publicado. Sei disso porque essa é uma dúvida de 7 a cada 10 estudantes que optam por iniciar a sua preparação antes de o edital ser publicado. A minha resposta para você é: oriente-se pelo último edital, independente de quando ele foi publicado. Leia esse edital com atenção, principalmente a parte do conteúdo programático.

Os últimos editais da PCDF, para os cargos de agente e escrivão, foram publicados em 2013. O de Escrivão foi publicado em junho e o de Agente, em agosto. O conteúdo programático de INFORMÁTICA, é idêntico nos dois editais, o que muda é apenas o número de questões, sendo que no de agente tivemos 15 questões e no de escrivão, 5 questões.

 

Você prefere que dessa vez o edital tenha 5 ou 15 questões de informática?

Te garanto que, se você estudar como deve, se você fizer o que deve ser feito, a informática vai se tornar a sua aliada e você vai desejar que a sua prova tenha 15, 20, 50 questões de informática. É totalmente possível estudar e aprender a informática que é cobrada nas provas de concursos, basta que você tenha dedicação, planejamento e uma boa fonte de conhecimento, seja ela um curso, uma apostila, um guru, um vidente… aliás, gurus e videntes não fazem bons resultados em provas de concursos públicos, portanto, prenda-se aos cursos e apostilas mesmo.

Nem sempre, ao lermos um edital, somos capazes de identificar o que devemos estudar. Veja esse exemplo:

“Conhecimentos de Internet: Noções básicas; Correio Eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). Noções de rede de computadores: conceitos e serviços relacionados à Internet, tecnologias e protocolos da internet, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. Conceitos de segurança da informação: Noções básicas. Riscos. Golpes. Ataques. Códigos maliciosos. Spam. Mecanismos de segurança. Contas e senhas. Uso seguro da internet. Segurança em computadores, redes e dispositivos móveis”.

 

Sabe o que isso significa?

Internet e Redes de Computadores e segurança da Informação. O parágrafo anterior se refere pura e simplesmente a esses dois temas. Sabendo disso, você precisa procurar um curso ou uma apostila onde o profissional trata esses dois temas com toda a responsabilidade do mundo, pois, dentro desses dois temas, existem mais de 100 definições que você precisa aprender.

 

O que eu devo estudar?

Se você chegou até aqui é porque quer mesmo estudar informática da maneira correta. Sabendo disso, analisei os editais e agora vou te informar os temas que devem ser estudados.

1 – INTERNET E REDES DE COMPUTADORES

2 – MICROSOFT INTERNET EXPLORER

3 – GOOGLE CHROME

4 – MOZILLA FIREFOX

5 – MICROSOFT OUTLOOK 2013

6 – MICROSOFT WINDOWS 7

7 – GNU LINUX

8 – MICROSOFT WORD 2013

9 – LIBREOFFICE WRITER

10 – MICROSOFT EXCEL 2013

11 – LIBREOFFICE CALC

12 – MICROSOFT POWERPOINT

13 – LIBREOFFICE IMPRESS

14 – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

15 – GOOGLE SEARCH

Aconselho que você estude os 15 temas enumerados acima pois eles fizeram parte dos últimos editais da PCDF e possivelmente estarão no próximo edital também.

– Pablo, mas isso é muita coisa. Como eu faço?

Comece já. Faça seu planejamento e estude os temas com calma e atenção. Com o passar dos dias você verá que não é tanta coisa assim e quando o edital for publicado, a parte de informática já estará no papo pois a teoria terá sido totalmente estudada.

Você ganha tempo, conhecimento, tranquilidade e, o que é mais importante, muita vantagem em relação aos seus concorrentes. É ou não é uma ótima ideia?

 

Caso queira fazer parte do meu grupo de estudos no WhatsApp, envie uma mensagem para (31) 98783-1775 com a frase: “vi seu post no Blog do Supremo e quero fazer parte do seu grupo”. Será um prazer tê-lo por aqui.

 

Um grande abraço e até o próximo post.

Professor Pablo Leonardo (@professorpabloleonardo)

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário