Aprovação em um concurso público versus o pouco tempo para estudar

 

Estabilidade. Este tem sido o principal atrativo para quem procura ingressar no serviço público. O detalhe é que a maioria das pessoas não tem muito tempo para estudar. Caso você se encaixe neste perfil, deve redobrar a atenção na hora de fazer o planejamento de estudos.

O Supremo preparou algumas dicas para você sobre como aumentar a produtividade.

O planejamento

O primeiro passo, para quem tem um conteúdo extenso para estudar, deve ser montar um planejamento. O objetivo é criar o cronograma para que você não deixe de estudar nenhum assunto.

Pense nos seus compromissos e organize-se de modo a estabelecer um tempo disponível para estudar, que pode ser de um turno inteiro ou apenas 2 horas diárias, por exemplo.

O primeiro passo é estudar o edital. Isso mesmo! Analisar ponto a ponto, principalmente o que for relacionado aos conteúdos estudados. Geralmente, o candidato lê somente sobre valor de inscrição, datas – de inscrição e provas – e locais das avaliações. Este é o primeiro erro.

Após ler TODO O EDITAL e ter o conhecimento do CONTEÚDO, divida-o pelo tempo que possui e inclua a véspera da prova.

Nesse momento, uma boa dica é tentar identificar em qual parte do dia você se sente mais disposto para estudar, ler, fazer exercícios, etc. Isso é muito relevante pois, algumas pessoas não rendem muito pela manhã preferindo estudar durante a madrugada, enquanto outras preferem levantar bem cedo para estudar. Por exemplo, para quem trabalha o dia todo, é mais produtivo descansar o corpo e a cabeça antes de iniciar os estudos.

O ambiente propício

Encontre um local silencioso, limpo e bem iluminado pois, o ambiente também é algo que influencia bastante na absorção do conteúdo. Pode ser a sua casa, biblioteca, escritório, enfim; o mais importante é você sentir-se confortável para concentrar-se verdadeiramente.

Organize o material. Isso é essencial para que você não tenha sempre que ficar procurando folhas perdidas ou se perca entre o que já foi estudado e o que ainda precisa ser visto.

As distrações

Você estuda com o celular próximo? Se a sua resposta é “sim”, você está fadado ao fracasso. Desligue o celular, coloque em modo avião, afaste qualquer distração. Começamos pelo celular porque sabemos que, atualmente, quando estão estudando, a maioria das pessoas pega o aparelho para mexer em aplicativos ao primeiro sinal de cansaço. A consequência é a conversa se estender além do necessário e você perder o preciso tempo que possui. Tempo que deveria estar usando para fazer uma leitura, assistir uma aula ou fazer exercícios, por exemplo.

Pode até ser que você participe de fóruns e grupos de discussão ou queira permanecer ligado nas principais notícias. Mas procure ter a tecnologia como uma aliada dos estudos, sem deixar que a televisão, o computador ou o celular sejam motivo para lhe desviar do seu roteiro de estudo.

Então, estabeleça algumas pausas na sua rotina para que você possa olhar as mensagens, tomar um café ou mesmo navegar, um pouco, na internet. Os pequenos intervalos são importantes para evitar o desgaste excessivo, a falta de concentração e o desinteresse pelos assuntos.

As diferentes técnicas de estudos

Conheça e analise as várias técnicas de estudo até encontrar aquela (ou aquelas) que funcione melhor no momento de absorver o conteúdo.

Resumos, anotações, desenhos, mapas mentais, leitura em voz alta, esquemas e infográficos são algumas metodologias aplicadas. Refazer provas antigas e simulados também pode ser um caminho. O material produzido por você pode ser utilizado naquele momento inevitável: a revisão.

Após identificar a melhor forma para absorver o conteúdo, explore tal habilidade e aproveite para otimizar o seu tempo. A atitude vale muito mais do que passar dias inteiros estudando sem foco e planejamento.

Outra dica é perceber, durante esse período de estudos, quais são as matérias que você mais domina. Isso pode ser crucial para o seu rendimento na hora de fazer as provas, já que muitas vezes o tempo não parece suficiente para resolver tantas questões.

Escolha se você prefere começar pelas mais fáceis e então passar para as mais difíceis, ou vice-versa. Você identificará a sua característica facilmente ao refazer as provas de concursos anteriores.

A disciplina

Insta ressaltar que não adianta nada você se organizar e elaborar todo um cronograma de estudo se você não estiver disposto a cumpri-lo. A disciplina é o mais importante.

Imprevistos acontecem, mas a persistência é fundamental para não perder o foco.

Nesse caso, a alternativa é optar por um curso preparatório.

 

O Supremo TV

É redundante falar sobre a seriedade e compromisso que o Supremo tem com o aluno em todas as etapas, até a aprovação. Sem falar da experiência e competência do seu corpo docente.

O Supremo estuda o edital e possui uma estrutura pedagógica que auxilia na criação de um cronograma funcional de estudos (tempo X linha de aprendizagem), selecionando materiais úteis e atualizados. Aqui no Supremo, você conta com o apoio de um time de orientação pedagógica e tutoria para que possa aproveitar, ao máximo, sua jornada durante todo o processo de preparação, até chegar a tão sonhada aprovação.

Professores experientes:

O corpo docente tem vasta experiência na preparação para carreiras públicas: ajudam no direcionamento do aluno quanto aos conteúdos mais tendenciosos de questão de prova, orientando e auxiliando na interpretação correta de questões. O aluno tem todo o suporte para se organizar a fim de aproveitar melhor seu tempo de prova e gerar melhores resultados.

Recursos adicionais:

O Supremo oferece materiais complementares, vídeos, podcasts, pílulas de conteúdo, resumos, exercícios, planilha de planejamento, dentre outros.

Tudo isso, cuidadosamente elaborado para te ajudar a manter a disciplina.

Cuidando do bem-estar

Para não comprometer todo o seu esforço, cuide da sua saúde e bem-estar. Tenha boas noites de sono, faça uma alimentação nutritiva, pratique exercícios físicos regularmente e divirta-se.

Outro erro bastante comum de muitos candidatos é estudar de forma desgastante e ininterrupta, sem folgas nem distrações.

E aí, gostou das nossas dicas para quem tem pouco tempo para estudar para concursos? Então, não deixe de ler também nosso post sobre como escolher um curso preparatório para concursos públicos!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário