O melhor momento para começar a estudar: AGORA

 

Sabe quanto tempo um candidato tem para se preparar caso comece a estudar somente após a publicação do edital? Em média 3 meses. Trata-se de um erro comum da maioria dos candidatos: começar a se preparar somente após a publicação do edital.

É praticamente impossível se classificar dentro do número de vagas sem uma preparação anterior. Concurso público é construção diária e ser aprovado é um processo de longo prazo.

O número de matérias que o candidato precisa dominar é enorme e não podemos ignorar a concorrência, que tem sido cada vez mais acirrada. E, como você só precisa de uma vaga, é fundamental começar a preparação o quanto antes!

É importante saber que não basta dominar o conteúdo. Antes de mais nada, o candidato precisa definir e se questionar: “o que eu espero para a minha vida profissional? Simplesmente a aprovação em qualquer carreira? Ou para me realizar profissionalmente, eu preciso buscar algo que me realize primeiro como pessoa”? A escolha vai refletir diretamente em várias questões, inclusive, profissionais.

É imprescindível que você já tenha o cargo como foco. Porque estudar para vários concursos de diferentes carreiras ao mesmo tempo é estudar para nenhum.

Mas, o que estudar antes da publicação do Edital? Vamos começar pelo planejamento

Como devo me organizar? 

Cada vez mais, as bancas examinadoras vêm cobrando um número maior de matérias e assuntos e esse é um dos motivos que justificam a necessidade de se ter um planejamento.

E importante destacar que cada pessoa tem sua maneira de se organizar, mas existem algumas dicas que, de modo geral, são utilizadas pela maioria dos concurseiros mais experientes.

Use planilhas para planejar sua rotina diária. Você pode fazer uma planilha com os dias da semana e horários. Para alguns, talvez seja interessante dividir em curtos períodos, de 30 em 30 minutos, por exemplo, fornecendo ainda mais controle de tempo.

Se organize para estudar todas as disciplinas de segunda a sexta-feira, de modo que haja possibilidade de usar os fins de semana para revisões.

Quais matérias estudar?

Conforme explicamos no início, é imprescindível que você tenha um cargo específico em seu foco. Isso porque há várias carreiras disponíveis para seguir, como a área jurídica, fiscal, segurança pública, tribunais, entre outras. Cada uma delas requer um tipo de preparação.

Após definir, analise quais as disciplinas compõe a exigência de cada cargo. Geralmente, matérias como Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional compõe os editais da maioria dos concursos, mas isso não é regra.

Uma boa dica é verificar os editais anteriores do concurso que você deseja, examinar quais disciplinas constantemente são cobradas e estudar a partir dessas informações.

Qual é o melhor método de estudo?

Assim como a organização dos seus estudos, o método a ser utilizado também é muito individual. O ideal é analisar as técnicas que mais se adequam à sua rotina.

Nesse momento, vale testar e fazer as adaptações necessárias para adequar o melhor método à sua realidade. O estudo por ciclos é um dos mais conhecidos. Ele consiste, basicamente, em reunir todas as disciplinas que devem ser estudadas.

Assim, você determina o tempo que vai estudar cada matéria (o ideal é entre 30 minutos e uma hora) e define um período mais longo para as disciplinas de peso maior. Depois de passar por todas elas, o ciclo deve ser recomeçado.

Esse método te “obriga” a dar espaço para todas as matérias, pois um problema muito recorrente é quando o concurseiro define dias na semana para estudar tal matéria e, se acontecer algum imprevisto, ele fica sem estudá-la. Com o ciclo de estudos, não importa o dia, e sim a matéria que deve ser estudada.

Como devo estudar após a publicação do edital?

A maioria dos candidatos sequer abre o edital. Aliás, abre e procura direto as informações referentes às datas, horários e locais de realização de provas, bem como valor e pagamento da inscrição. Desconhecem que não basta ler o edital. É preciso estuda-lo, de ponta a ponta para que nenhuma regra passe despercebida.

A importância de se estudar antes do edital está relacionada ao fato de que você se antecipa estudando as matérias que são sempre cobradas e dispõe de tempo hábil para aprofundar em matérias que sejam inéditas, conhecidas somente após a publicação do edital.

O Supremo TV ?

O Supremo TV está contigo em todas as etapas! Até a aprovação! Para cada curso, disponibilizamos um cronograma de estudos, planejamento, enfim, tudo que você precisa e muito mais. Acesse o site e conheça os cursos.

Quer integrar o Poder Judiciário? Prefere o Ministério Público? Defensoria? Procuradoria? Carreira Policial? Então você está no lugar certo. Acesse o site https://www.supremotv.com.br/

 

Aos estudos!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário