Polícia Civil do Pará: Concurso suspenso

O concurso da Polícia Civil do Pará foi suspenso judicialmente. Um recurso foi interposto, mas a decisão, neste ponto, foi mantida. Continue a leitura e saiba mais.

[POST ATUALIZADO DIA 16/03/2021]

Foi suspenso liminarmente, no dia 12/03/2021, o concurso da Polícia Civil do Pará. A decisão foi proferida pela 5º Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas do Tribunal de Justiça do Estado em uma Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública.

O juiz a quem a ação foi distribuída mencionou na decisão que: “Compulsando os autos observo que a demanda necessita de uma intervenção urgente por parte do Poder Judiciário. A própria situação relatada nos autos, das provas de concurso público a ser realizado no próximo fim de semana e no restante do mês de março com a participação de cerca de mais de 60.000 candidatos inscritos e a situação de COVID -19 presente no país e, em especial no Estado do Pará, fazem com que o decurso do tempo possa desconstituir o próprio exercício tempestivo do alegado direito, acaso reconhecido apenas tardiamente.

Além disso, o magistrado ressaltou que há incompatibilidade entre a realização do concurso e as medidas adotadas no Pará, visto que o próprio Estado editou Decreto, de número 800/2020, com atualização publicada em 10/03/2021, enquadrando-se como “Bandeira Vermelha – Zona de Alerta Máximo”, proibindo, dentre outras condutas, a aglomeração de mais de 10 pessoas. Sendo assim, nessa oportunidade, além do concurso da Polícia Civil, todas as fases e etapas dos demais concursos públicos e processos seletivos foram liminarmente suspensas. Veja a decisão:

Todavia, horas depois, foi interposto recurso pela Procuradoria-Geral do Estado contra a referida decisão. O Tribunal, por sua vez, deferiu parcialmente o pedido, entendendo que o concurso da Polícia Civil deve permanecer suspenso, enquanto que o da Polícia Militar, também atingido pela decisão de 1ª instância, deve prosseguir normalmente, haja vista a proximidade das provas. Veja a decisão:

A discussão foi levada ao Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela proibição de realização de todas as fases e etapas de concursos e seleções em andamento em que se faça necessária a presença física de candidatos. Confira:

Portanto, o concurso da Polícia Civil do Estado está suspenso.

Continue nos acompanhando para saber de todas as informações.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário