Polícia Civil do Rio Grande do Norte: tudo sobre a banca FGV

Vai prestar o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte? Então confira neste artigo tudo o que você precisa sobre a FGV, banca organizadora do certame, e entenda o que esperar das provas.

O edital para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi publicado no dia 25/11/2020, totalizando 301 vagas, com salários de até R$ 16.670,59. A banca organizadora do concurso é a FGV, como já havia sido confirmado, antes mesmo da publicação do edital, pelo Governo e pela Polícia Civil do Estado.

Um dos pontos fundamentais em uma preparação é conhecer a banca organizadora do concurso. Essa análise é de extrema importância para que entendamos seu formato de provas, como as questões são elaboradas, se são bem redigidas e quais os conteúdos mais cobrados (doutrina? Lei seca? Jurisprudência?). Além disso, a familiaridade com banca e com suas provas também contribui para que não sejamos surpreendidos no dia da avaliação. Ir para a prova com esse conhecimento nos prepara e nos tranquiliza para um dos dias mais decisivos da nossa jornada: a realização do exame.

Pensando nisso, fizemos uma análise completa da banca FGV, para te auxiliar nesse processo e para te deixar por dentro de como essa conhecida organizadora estrutura seus concursos e provas. Vamos lá?

Quem é a FGV?

A Fundação Getúlio Vargas, mais conhecida como FGV, é responsável por gerir exames e concursos para o setor público e privado, atuando em âmbito nacional, estadual e municipal.

Está no mercado há cerca de 73 anos, trabalhando, também, nos setores de estudos, pesquisas e publicações – que, conforme descrito no próprio site da Fundação, contribuem para o direcionamento de políticas públicas no Brasil e no mundo.

Quais os exames mais conhecidos já organizados pela FGV?

A FGV é muito conhecida por organizar os Exames da OAB, realizados três vezes ao ano. Desde 2010, ela realiza esse trabalho, totalizando, até o presente momento, 30 Exames Unificados organizados.

De acordo com um levantamento realizado pelo nosso Time e publicado em nosso blog (série Conhecendo as peças de segunda fase da OAB), se somarmos todos os 30 exames, todas as disciplinas e considerarmos todas as peças exigidas em cada um deles (inclusive aquelas provas que precisaram ser reaplicadas e aquelas em que foram aceitas mais de uma peça), até hoje já foram cobradas, ao todo, 235 peças práticas, sendo 34 de Direito Civil, 32 de Direito Penal, 34 de Direito Constitucional, 32 de Direito Administrativo, 37 de Direito Tributário, 33 de Direito do Trabalho e 33 de Direito Empresarial.

Esse expressivo número demonstra a experiência da FGV com a elaboração e correção de provas, especialmente no tocante à área do Direito.

A FGV já realizou concursos para a Polícia Civil?

Sim. A FGV realizou, em 2012, um concurso para a Polícia Civil do Maranhão, com vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador, Auxiliar de Perícia Médica Legal, Farmacêutico Legista, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal.

De todos os cargos ofertados, o único que exigia diploma em Direito era o de Delegado. A escolaridade exigida para os demais foi a seguinte:

  • Escrivão: diploma de Nível Superior em qualquer área;
  • Investigador: diploma de Nível Superior em qualquer área;
  • Auxiliar de Perícia Médica Legal: certificado de nível médio ou curso em Auxiliar de Enfermagem ou Técnico em Enfermagem e respectivo registro profissional;
  • Farmacêutico Legista: diploma de nível superior em Farmácia e Bioquímica e respectivo registro profissional;
  • Médico Legista: diploma de nível superior com respectivo registro profissional em Medicina;
  • Odontolegista: diploma de nível superior em Odontologia e respectivo registro profissional;
  • Perito Criminal: diploma de curso superior em Agronomia, Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Engenharias, Psicologia, Serviço Social, Física, Farmácia e Bioquímica, Geologia, Química e Química Industrial e respectivo registro profissional.

O fato de a FGV ter organizado um concurso de Delegado há apenas oito anos, não tendo gerenciado nenhum outro para a Carreira depois disso, é um importante aspecto a ser considerado quanto às expectativas para a prova do atual certame. Continue a leitura para entender melhor nos tópicos seguintes.

Quais outros concursos a FGV já organizou?

Além dos Exames da OAB e dos concursos para Carreiras Policiais já mencionados, a FGV organizou recentemente os concursos para:

  • Cartório do Estado de Santa Catarina;
  • Prefeitura de Abreu e Lima: vários cargos de nível fundamental, médio e superior, incluindo Procurador e Analista Judiciário de Procuradoria, para os quais era necessário diploma em Direito;
  • Câmara Municipal de Aracaju: vagas para Procurador, além de várias outras para níveis médio, técnico e superior;
  • Prefeitura Municipal de Niterói: vagas para Arquiteto, Fiscal de Obras e Agente Administrativo;
  • Ministério Público do Rio de Janeiro: estágio forense;
  • Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: Oficial de Justiça;
  • Prefeitura Municipal do Salvador: diversos cargos de nível médio, técnico e superior, incluindo, por exemplo, Guarda Civil Municipal;
  • Ministério Público do Rio de Janeiro: Analista, de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Ciências Econômicas, e Técnico e Oficial, de nível médio;
  • Tribunal de Justiça do Ceará: vagas para Técnico Judiciário, de nível médio;
  • Defensoria Pública do Rio de Janeiro: vagas para Técnicos, diversas especialidades, de nível médio e superior;
  • Assembleia Legislativa da Bahia: diversos cargos de nível médio, técnico e superior, incluindo Procurador, para o qual era exigido diploma em Direito.

Esses são apenas alguns dos vários concursos realizados pela FGV. Por eles, é possível notar a variedade de áreas e de escolaridade para as quais ela prepara suas provas. Esse também é outro fator importante no quesito experiência da banca em gerenciamento de concursos e em elaboração e correção de provas.

Qual o estilo de prova da FGV?

O estilo de prova da FGV é bastante peculiar: segue a linha da OAB. Isso significa que suas questões são bem elaboradas, bem redigidas e muito bem pensadas. As perguntas demandam do candidato capacidade de interpretação e de raciocínio.

Diferentemente de outras bancas, a FGV não é adepta à cobrança da letra fria da lei. Ela elabora seus enunciados com casos concretos, exigindo uma interpretação legal e a aplicação da lei àquele caso específico.

Portanto, a FGV é uma banca preocupada efetivamente com a qualidade de suas provas, aspecto muitíssimo positivo no universo dos concursos públicos.

O que esperar da prova da FGV para o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte?

A FGV organizou o concurso para a Polícia Civil do Maranhão há oito anos atrás, conforme já mencionado. Ocorre que, apesar do longo tempo transcorrido de lá pra cá, entendemos que as provas do atual certame seguirão a mesma linha peculiar da referida banca: provas semelhantes às da OAB, o que faz com que as expectativas sejam positivas.

Portanto, diante de toda essa análise, podemos esperar provas bem elaboradas, com perguntas inteligentes, enunciados de médios a longos e muitos casos concretos exigindo raciocínio e interpretação.

Quero me preparar para o concurso! O que devo fazer?

O Supremo vai com você até a aprovação! Somos referência nacional em carreiras policiais e vamos te preparar para este concurso!

Para te auxiliar na preparação, utilizamos toda nossa experiência para ofertar cursos específicos: Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Norte Edital Publicado e Agente e Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte Edital Publicado! Neles, você contará com aulas novas, específicas, com o melhor corpo docente do Brasil e com todos os diferenciais da Casa do Delegado!

Com relação ao cargo de Delegado, pensando a longo prazo e nas tantas oportunidades de editais que ainda estão na iminência de serem publicados, temos uma oportunidade ainda melhor para você: o curso Delegado de Polícia Civil Regular 2021 com Garantia de Edital!

O aluno matriculado nesta turma terá acesso gratuito às turmas de 1ª etapa que ofertarmos no padrão Edital Publicado para os concursos de Delegado de Polícia Civil, cujo edital seja publicado de 13/11/2020 até 31/12/2021! Isso significa que, matriculando-se na turma, você garantirá o curso específico de Delegado Rio Grande do Norte e outros que forem publicados neste período, incluindo a turma de Delegado Pará, cujo edital também já foi publicado!

Esta é uma excelente oportunidade de você garantir a atual turma Edital Publicado e todas as demais que estão por vir!

Para se inscrever na turma com Garantia de Edital é muito simples. Basta clicar neste link: https://www.supremotv.com.br/delegado-de-policia-civil-regular-2021-(garantia-de-edital)

Para conhecer as demais turmas, clique aqui:

Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Norte Edital Publicado:

https://www.supremotv.com.br/delegado-de-policia-civil-do-rio-grande-do-norte-edital-publicado-2020

Agente e Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte:

https://www.supremotv.com.br/agente-e-escrivao-de-policia-civil-do-rio-grande-do-norte-edital-publicado-2020

Aproveite para ler a nossa análise de edital e assistir aos nossos vídeos sobre o concurso:

Análise em artigo: https://blog.supremotv.com.br/analise-de-edital-policia-civil-do-rio-grande-do-norte/

Análises em vídeo:

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv. Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário