SupremoCast – Bioética e Biodireito: aprendizados importantes

Bioética e Biodireito: você sabe o que significam essas expressões, para que servem e como atuam? No 24º episódio do SupremoCast você vai aprender!

Nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo) conversam sobre este tema interdisciplinar com os professores Maria de Fátima Freire de Sá (@mariadefatimafreiredesa) e Bruno Torquato Oliveira Naves (@btonaves), grandes autoridades nacionais no assunto.

Durante o bate-papo aprofundado e descontraído, discute-se sobre autonomia para morrer, liberdade do paciente, testamento vital, diretivas antecipadas, reprodução humana assistida, gestação de substituição gratuita e onerosa, transgêneros e moradias assistidas.

Além disso, os convidados e os apresentadores contam casos reais e dão exemplos do cotidiano, abordando as controvérsias que os cercam, deixando a conversa ainda mais rica e interessante.

Este é um tema de extrema importância para o aplicador do Direito, pois conversa com diversos ramos, tais como Direito Civil, Penal, Constitucional, Ambiental, e tem sido objeto de cobrança em concursos públicos, principalmente em provas discursivas. Por isso, a ideia deste episódio é incutir juízo crítico no ouvinte, proporcionando-lhe o conhecimento interdisciplinar necessário à lida com o Direito.

Dica Suprema:

Na Dica Suprema deste episódio, o professor Francisco Menezes indicou o livro O que o dinheiro não compra, de Michael Sandel, Editora Civilização Brasileira, e o canal Contrapoints, do YouTube Americano.

Carol Carlos indicou o livro Reprodução assistida post mortem: aspectos jurídicos de filiação e sucessório, de Juliane Fernandes Queiroz, Editora UFPR.

Bruno Torquato indicou o filme Mar Adentro, o livro Autonomia para morrer, de Maria de Fátima Freire de Sá e Diogo Luna, e o autor Carlos Maria Romeo Casabona.

Maria de Fátima Freire de Sá indicou os livros Patrimônio, de Philip Roth, Editora Companhia das Letras, Acabadora, de Michela Murgia, e os filmes E se vivêssemos todos juntos e A partida.

As dicas de Bruno Zampier foram o filme One Child Nation, do Amazon Prime, e o livro de autoria dos convidados Bioética e Biodireito, Editora Del Rey.

Clique aqui e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

__________________________________

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/5NkFkYD2HSo8DtRG1bUexn

Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/episode/99272552

Ouça no Apple Podcasts:   https://podcasts.apple.com/br/podcast/24-aprendendo-sobre-bio%C3%A9tica-e-biodireito/id1456783849?i=1000467256272

Ouça no SoundCloud:   https://soundcloud.com/comunicacao-supremo/24-aprendendo-sobre-bioetica-e-biodireito

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário